Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo economia

Ontem o Mamatraca publicou uma entrevista com a jornalista de economia, editora da revista ValorInveste, Catherine Vieira. Ela dá dicas de como controlar os gastos e se programar financeiramente para uma viagem em família , um assunto muito presente atualmente aqui em casa.

A primeira dica que ela dá é de suma importância: anotar todos os gastos diários, inclusive aqueles pequenininhos, como padaria, papelaria, farmácia e sorvete.
Começamos no mês passado a fazer essas anotações, e vimos que realmente tem muita coisa que pode ser cortada.

Outra dica muito legal é tentar envolver os filhos neste processo de anotações. Ela sugere pedir a ajuda dos pequenos na hora de lembrar o que foi gasto.  Não havia pensado nisso, mas já estou apostando que Luísa vai adorar participar. Em prol de nossa viagem de fim de ano à Bahia e em prol, principalmente, de poder ensiná-la a não ser tão consumista-descontrolada-louca-por-uma-comprinha, como eu era.
Obs.: detalhe e aplausos para o final da frase: eu era!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A difícil decisão de uma nova escola

Pois bem.
Depois de tanto reclamar da escola atual da Luísa, resolvemos procurar uma outra escola para o próximo ano.
Mudanças drásticas ou nem tanto, me convenceram de que o melhor que tenho a fazer agora - ainda na Educação Infantil -  é colocá-la na rede municipal (CEI). Professores mais preparados, com reciclágens periódicas, alimentação saudável, atividades assistidas, enfim....só pontos positivos. Conversei também com algumas mães que tem seus filhos pequenos em escolas municipais, e não ouvi qualquer reclamação. Só elogios.

Confesso que sempre tive um certo preconceito quanto às CEIs. Fui a vida toda à escola particular, e nunca pensei em colocar minha filha numa escolinha municipal. Mas as boas indicações me convenceram.
Das recomendações que me deram, a que mais me apeguei  foi quanto a escolha da localização da escola. Esta deve estar em um bairro bom, com vizinhança tranquila e de preferência longe do centro da cidade (entenda-se poluição).
Na esquina do meu condomínio tem uma CEI recém inaugurada, linda, novinha, mas......fica na curva da malóca. Um lugar horrível, que definitivamente não tenho coragem de mandar Luísa pra lá. Minha tia até me disse que isso não faz diferença, pois as crianças terão a mesma educação, as mesmas atividades, brincadeiras, etc...mas mesmo assim, quem é que gostaria de ter sua filha em uma escola que fica em frente à uma favela?
E agora em outubro abrem as inscrições.
Vou começar minha peregrinação. E vou contando aqui.
Se alguém tiver algo positivo ou negativo pra contar sobre as escolas municipais, por favor, comentem aqui, pois estarão me ajudando muito.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Postagens rápidas

Terceiro dia de férias, e como disse no face, "delícia poder levar a filha pra escola, parar no caminho pra ver aquele móvel que você tanto queria saber o preço (melhor ainda seria poder levá-lo!)...". Sendo assim, ando escrevendo posts muito rápidos, por conta do tanto de coisas de planejei fazer nas férias.
E uma delas, e muito importante, é um curso de culinária que começa hoje. Estou empolgadíssima, e depois conto com mais detalhes.

*

No mais, Luísa tem andado agitadíssima, teimosíssima, comiloníssima, e empolgadíssima com a certeza de irmos pra Bahia no final do ano.
Fiquei sabendo que domingo passado, ela contou na igreja que iria "pá Bahia di avião", e o pai dela de "trem" (oi?). Em resposta, a amiguinha, uns 2 ou 3 anos mais velha que ela, disse:
-"Você sabia que eu já fui pra Disney?" E ela toda linda, maravilhosa e poderosa, responde:
-"Eu nem quero ir pá Disney. Eu quero ir pá  Bahia". É isso aí, Lulú!

*

E domingo passado fomos ao shopping. No meio de um dos corredores havia um Honda City prata, com um lação de fita vermelho. Luísa olha e diz:
-"Mãããããe, olha lá o carro da Minnie!!!!"

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Socorro!!

Gente, uma prima minha disse que não está conseguindo acessar meu blog, pois aparece uma mensagem de que ele é uma ameaça ao computador dela. O que eu faço ? Alguém me ajuda!?

Férias

Ai!!
Porque eu mereço ficar em casa sozinha!
Porque eu mereço arrumar os guarda-roupas!
Porque eu mereço ter tempo pra ver o que eu quiser na internet!
Não, não! Não é que me contento com pouco não!
É que essas férias eu vou me realizar colocando minha casa e minha vida em ordem. Nada de viagens, nada de muito bate perna. Tô amando é ficar aqui!
Bom, agora deixa eu ir, porque meu guarda-roupas tá meio cheio, meio vazio já, me esperando.

E por falar em férias, lá no Mamatraca, esta semana as meninas estão falando sobre férias, viagens.....Tá uma delícia! Vão lá ver!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

E agora? Joguei a Nota fora!

Uma dica para quem faz uma compra de sapatos, e antes mesmo de experimentá-los novamente em casa, já tira as etiquetas, joga a notinha fora e só depois percebe que um deles está um pouco apertado e não tem como trocá-lo mais.
No site da Nota Fiscal Paulista tem todos os cupons fiscais das compras que você faz, desde que informe seu CPF na hora da compra. Uma ótima ferramenta para pessoas descuidadas como eu. Aposto que tem muita gente que não sabia disso.

*

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O vídeo do momento e o mais lindo

Faço questão de postar aqui um "teaser" do casamento maravilhoso de uma querida amiga. É um vídeo lindo, emocionante, e o preferido da Luísa.
Tudo bem que casamento é sempre emocionante e eu choro mesmo, mas este foi especial.
Música maravilhosa, noivos lindos e um trabalho incrível da Ouro Filmes.
Ka e Adeilson, que vocês sejam muito felizes sempre!
Graças à este vídeo, vocês têm estado presentes diariamente aqui em casa. Pelo menos umas 3 x por dia. Um grande beijo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Indicação

Já tinha lido a entrevista hoje pela manhã no trabalho, mas mesmo chegando tarde pra postar e recomendar, sei que muitas ainda não leram o texto da Ana Clara do blog A Monga e a Executiva no Mamatraca. Então vão lá ler. Maravilhoso.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tempo de Brincar em São Paulo Capitár

Para quem não conhece, e quer assistir a um espetáculo fofo, o cartaz já diz tudo: Tempo de Brincar em SP, dia 02/10 no Sesc Pompéia.

E para quem é de outra cidade, entra no site que lá tem a agenda deles.

De prima para prima

Ontem, numa troca de e-mails com minha prima, que tem um bebê de 3 meses, viajamos no assunto "sabedoria dos pequenos". A gente sabe que as crianças estão cada dia mais espertas, e que logicamente depende dos pais incentivá-las a desenvolverem esta sabedoria mais, ou menos.
O papo foi este, e vou postá-lo aqui porque achei simples e honesto, e também porque fecho o assunto "Tchau Barbie".

"Vi o texto que vc postou no face sobre maternidade..é tão real aquilo, né, prima ?
Hoje, já estando com Mateus há mais tempo, é ou não é um amor diferente de quando ele nasceu, ou de quando ele estava na sua barriga? É ou não é um sentimento crescente ????
Fico muito feliz por você amar ser mãe, como eu, sabia? Afinal, vemos e ouvimos cada coisa por aí, né?

Então....a história da Luísa é assim: ela não me contou porque bateu na tia, e eu tirei as Barbies dela, né?
Mas sabe o que tava pensando? Não sei se estou certa mas, do mesmo jeito que, se Luísa briga com um amigo, e a tia só me conta 1 semana depois, eu não vou dar bronca nela porque já passou e talvez porque ela nem se lembre mais o motivo de ter batido na tia (e Mari que me lembrou disso).....então acho que vou devolver as Barbies pra ela, sob a condição dela não brigar mais com as tias nem com os amigos.....o que acha?
Prima, é dfícil viu? Difícil ensinar valores.....sério.....por mais que a gente faça certo, na hora do "vâmo vê" é difícil.....você vai sentir isso. Acho importante o seguinte: sempre, prima, explicar o motivo de tudo. Tenho uma amiga que acha que o filho de 1 ano ainda não entende nada....e por isso ela não conta histórias para ele ainda...tem noção disso?
Tenha certeza  que o Mateus já pesca tudo o que acontece na sua casa......certeza!
Leia muito para ele prima...converse muito com ele desde já....você vai ver que reflexo bom tem isso para ele....
Só pra você ter uma idéia, ontem eu estava deitada com a Lú na cama dela e ela pediu para que eu coçasse o "SUVACO" dela...aí ela começou a rir e disse: "que palavra feia essa né, mãe??".
Tem noção? O que ela entende de palavras, prima?
Aí eu rindo, falei: "filha, então fala "coça minhas axilas..""e ela falou, e eu ri mais ainda.....
É muito conhecimento, prima. Muito mesmo.....Não dá pra menosprezar ou ignorar."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Pérolas x Porrada x Cara de Paisagem x Tchau Barbie

Pérolas lindas, mãe e pai babando, criança comendo bem, dormindo bem, mas não é só disso que vivemos, né? Vivemos de fases. Lindas, chatas, difíceis, tensas...mas fases! E todas elas passam sim, mas tem algumas que dão um trabalhããããoooo! Uma preguiiiiiiça!!!

Falei aqui há pouco tempo atrás - muito pouco tempo atrás - que Luísa era só beijos e abraços e carinhos aqui em casa o tempo todo. Qual não foi minha surpresa quando a tia da escola veio me dizer que Luísa está super agressiva lá, e que bateu (?!hein?) na professora de ballet.

"Como assim, tia? O que você tá me dizendo? Luísa tá um anjo em casa!"


E diante disso, conversando com Luísa mais tarde, perguntei à ela o que havia acontecido para ela ter batido na "tia do ballet". E ela simplesmente me disse assim:
- "Não quero falar sobre isso, mamãe".

Prestaram atenção na exatidão da frase?
Onde foi que ela prendeu a falar assim? Mãe, será que é culpa sua e da novela? haha..
E quem foi que disse que ela pode bater na tia?

Bem, a fase é de testes. Testar limites, tentar descobrir o que ela pode fazer e até onde pode ir e até onde ela manda. Mas não vou começar um papo para explicar tecnicamente sobre este comportamento, mesmo porque acredito que esta passe tão rápido como passaram-se todas as outras.

Vamos às providências:
Depois de um papinho para tentar descobrir o motivo que a fez bater na tia (e que ela irredutivelmente não contou), e depois de um sermãozinho básico (mais um, ok? O aprendizado é feito de repetições, certo?), dizendo que não se bate em ninguém, não se grita com amigos, não se desobedece os mais velhos, e que papai e mamãe ficamos muito tristes com a atitude dela (e ela fazendo cara de paisagem, tá?) o combinado foi: não se brinca com Barbies aqui em casa até que ela nos conte o motivo.

Não sei se estou certa.

Antes de dizer isso à ela, fiquei imaginando o que me assustaria se estivesse em seu lugar? Que tipo de castigo ou privação? E pensei: acho que um grito do meu pai. Odeio gritos, e acho que para evitá-los, nunca mais faria a tal coisa errada.
Mas por odiar gritos, não grito com Luísa e nem pretendo gritar.
E então, né, vamos seguindo com repetições, exemplos de boas maneiras, e No Barbies at all!

E ela continua óbvia...que delícia

Com um risco de caneta no joelho, Luísa diz:
-"Olha mãe! Eu tô passando o dedo e tá saindo!"
E eu:
-"Nossa, filha.. será que seu dedo é mágico?"
E o fora:
-"Não, né, mãe. Tô passando a água da boca e esfregando."
(o mais difícil disso tudo é ouvir o “não, né, mãe!”)

*

Luísa lembra da vespa que encontramos na sala da minha mãe e diz:
-"Eu tenho medo de vespa."
E eu:
-"Ah eu também. Quando ela morde, dói pra caramba."
E ela:
-"Vespa não morde, mãe. Ela pica."
(Mas será o Benedito?)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Relação livro x cocô e o MAMATRACA

Aqui em casa temos livros em todos os lugares, pois aprendi, ainda na minha gestação, que não devemos colocar os livros separados dos outros brinquedos ou objetos, para não transformá-los em "troféus" ou coisas chatas e difíceis de alcançar.
Além de tê-los por todos os cômodos da casa, costumo misturá-los, sendo os do meu interesse, os do da Lulú e os do meu marido, misturados, para que todos nós tenhamos acesso fácil à leitura sempre. Sejam de assuntos específicos, técnicos, histórias ou simples revistas, eles estão por toda parte, inclusive nos banheiros.

Talvez pela minha dificuldade de sentar e ficar olhando para as paredes, sempre levei comigo qualquer coisa que, senão um livro, tivesse um rótulo. Tubos de pasta de dente, desodorantes, shampoos, enfim, qualquer coisa que tivesse letrinhas.
De acordo com uma amiga, ler no banheiro pode dar hemorróidas, mas é legal.

E Luísa, claro, "espelho espelho meu", adora uma leitura sanitária, e já tem sua cestinha cheia de livros ao lado do vaso. Uma belezura de se ver.
E no box, para a hora do banho, passada a fase do guache (graças!!) temos letrinhas espalhadas por toda parte. Letrinhas de plástico, que comprei numa livraria simplezinha, mas que atualmente é sucesso lá em casa. Porque Luísa tá na fase das letrinhas. E acho isso um incentivo interessante para ela gostar de letrinhas, além de leitura, é claro.
*
*
A-do-rei o MAMATRACA!
Lindo!
Meninas, vocês estão lindas e de parabéns!!!

sábado, 10 de setembro de 2011

Cabelo Cacheado x Cabelo Liso

Lulú tem 3 anos e quase 9 meses. E tem cabelo escuro e cacheado. Lindo, quando está arrumado. Difícil para pentear. Mas eu quero muito que ela goste do cabelo que tem. Por isso cuido dele, arrumo, e sempre digo que o cabelo cacheado dela é lindo.

Domingo vi uma menina que devia ter um pouco mais de idade que a Lulú. Pouquinho só mesmo. E ela também tinha o cabelo escuro e cacheado. Só que estava loira e de progressiva.
:O

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Mundo da Xuxa

Então que domingo passado fomos ao parque O Mundo da Xuxa.
Para quem não sabe, nem nunca ouviu falar, o parque fica no Shopping SP Market, em São Paulo. "Facinho" de chegar.
Uma amiga minha já havia comentado comigo que não tinha gostado de lá, pois era pequeno demais e os brinquedos sem graça, mas acho que temos que experimentar de tudo, né? E o que eu achei (aliás, nós achamos) foi que O Mundo da Xuxa é bem mais legal para crianças com a idade da Luísa do que o (extinto?) Parque da Mônica, no Shopping Eldorado. Tudo bem que quando estivemos lá, Luísa era bem menor e não aproveitou quase nada, mas podendo agora comparar os dois, O Mundo da Xuxa é bem mais divertido.
Dos brinquedos: tem a casinha da Xuxinha, tem montanha-russa, tem elevador, tem montanha-russa que cai na àgua, tem trepa-trepa (nossa, essa foi demais!), aviõezinhos, carrossel, carrinho de bate-bate, trenzinho, e só (?).
Dos shows: fraco fraco. No primeiro, uma pista de patinação no gelo ecológica, uma bruxa e um bando de ratos jogando lixos por toda parte e depois uma fadinha, ensinando que é importante jogar o lixo na lixeira e reciclar. No segundo showzinho, aí aparecem Bila Bilú, os 3 ratinhos dos dvds, a Xuxinha, o Guto, o Ted, e as Paquitas.
"Mamãe, cadê a Xuxa gande?" "Pois é, filha. Ela não vem hoje!". Nem nunca.
Da alimentação: péssima. Em tempos de comida saudável, o parque dispõem de uma lanchonete do McDonald´s, e só. Não que eu não goste, nem que eu não coma, e nem que não deixe minha filha comer lá de vez em quando, mas....vamo combiná que não é legal.
Da grana que se gasta: gasta! Gasta bem.
Mas como sempre digo, é lá de vez em quando, então não mata ninguém.

Mas ainda assim, o parque é bem legal. Divertem-se filhos e nós,pais.

No aviãozinho.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A causa do sumiço

Mãe gripada é cruel, né?
Porque a gente tem dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, tosse a noite toda, e mesmo assim, tem coisas que só nós mesmas podemos fazer. Mesmo que o marido se esforce para ajudar, tem coisas que é só nós. Exemplo? Colocar a filha pra dormir, fazer inalação (também) nela, dar remédio e pedir milhões de vezes para ela escovar os dentes. Sem contar que você fica com a sensação de estar deixando a criança fazer o que quer da vida, por não ter pique de sair correndo atrás dela quando ela te desobedece.

sábado, 3 de setembro de 2011

Sábado que prometia nas programações com Luísa, que no fim acabou assim:

Eu dormindo à tarde, Luísa acordada e usando todas as minhas maquiagens de uma só vez. Resultado? Devia ter tirado uma foto!
Foi dali direto para o chuveiro.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mamãe só quer cama e...milhões de beijos.

Pois é. Só quero cama.
Meus dias estão tão corridos, e mesmo tendo aderido à terapia da bagunça, quando chego em casa faço o extremamente necessário só, brinco com Luísa e..."filha, nove e meia! hora de ir pra cama!". E vai lá Luísa e eu, pra cama. Quem continua dormindo primeiro? Eu, claro. Luísa me pede pra contar história e quando percebo, misturei Rapunzel com Lobo Mau e Patati Patatá. Ontem cheguei ao cúmulo de pedir "por favor, filha, todo dia mamãe te conta uma história. Hoje é seu dia de me contar uma ok?".
*********
E essa fase de beijos é tudo, hein?
Pa-pai! Nunca ganhei tanto beijo na minha vida como tenho ganhado ultimamente. Luísa me beija o tempo todo. Que delícia. Quanto carinho.
*********
E que o final de semana de todo mundo que me lê seja assim, cheeeeeeeeeio de carinho, ok?
Fui.
Bejumiliga.