Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

Falando a verdade sobre as férias

"Férias é tudo de bom". Quer frase mais clichê que esta e que todo mundo concorda?
Bem. É sobre isso que quero falar.

Começo de férias é aquela empolgação. A primeira segunda-feira sem obrigações é sempre a melhor segunda -feira do ano todo. A gente acorda animada até pra fazer a faxina da casa. Faz planos para o mês inteiro, que inclui cinema, parques, bicicleta, casa da vó, shopping, uma viagenzinha, amigas em casa, TV, piscina, etc... quase que não cabe no tempo. Driblamos os horários, comemos além da conta, e fazemos coisas que nunca seriam possíveis em épocas de labuta. Primeira semana, segunda...e aí chega a terceira semana, e é quando as coisas começam a mudar um pouquinho. A preguiça toma conta do nosso corpo. A paciência já não é mais a mesma. Brincar de Barbies e Pollys passa a ser um saco e pensar em entrar no carro e dirigir-se a um parque, nem morta: só se for depois das 7 da noite, quando o sol e o calor já diminuíram. E aí você começa a pedir que seu filho te chame de tia, porque não aguenta mais ouvir a palavra mããããããeeeeen e começa também a rezar para que a quarta semana passe voando.

Sou professora e minhas férias coincidem com as da Luísa. Isso é muito legal visto de um lado, mas por outro, sabe o que significa? Que eu não descanso nadinha. Atualmente, não me parece estranho dizer que uma mãe se cansa de um filho. Aliás, isso é a mais pura e possível verdade. Me dê uma rasteira quem achar que isso é absurdo e que nunca se sentiu assim.
Quando ficamos longe por um período, podemos descansar, mudar o foco, o assunto, mas se estamos juntos o tempo todo, tendemos a nos cansar, a nos estressar, a enjoar. Confere? Vamos lá: acordamos juntas, tomamos café da manhã juntas. Enquanto cozinho, ela brinca ou vê TV, mas sempre nos comunicando; uma parada com o arroz para ver o filme que vai passar,uma brincadeira nova que ela inventou ou até mesmo a roupa que ela escolheu pra colocar. *"Mããããããeeeen, me checa?!". Almoçamos juntas, planejamos nosso dia juntas, vamos à padaria, ao mercado, ao banco   **(oi? em que mundo você vive, Fernanda?). Saímos e voltamos juntas. E quando papai chega em casa, que eu penso que vou ter cinco minutos de tempo livre para tomar um banho em silêncio, ela grita: "Manhêêê, vem aqui!! Quer brincar comigo?"
Alguém se identifica?
E então eu grito, faço cara de má vontade, brinco sem querer brincar, brigo, brigo com o marido ... fico querendo sumir! Até minha filha fazer cara de coitada. Aí eu me arrependo. Coloco a cabeça pra pensar e lembro de tudo aquilo que li em blogs, na internet, nas revistas, sobre não gritar, não estressar.. e começo tudo de novo, na santa paz, até o próximo Mããããããããeeen manhoso ou teimoso.

Finalmente, semana que vem voltamos à nossa rotina de aulas; elas com as dela e eu com as minhas.
E juntas.  Porque férias nem sempre é TUDO de bom, mas com certeza esperaremos ansiosamente por nossas próximas.


* "Mããããããeeeen, me checa?!"
Expressão usada por Luísa, solicitando minha presença no banheiro, a fim de checar se ela limpou o bumbum direito ou não.

**oi? em que mundo você vive, Fernanda?
Tenho uma amiga que diz: "Minha nossa, Fer, você ainda vai ao banco, nos dias de hoje!!"
Sim, gente, eu vou sempre ao banco, para efetuar depósitos somente. As outras transações eu já consigo fazer aqui de casa mesmo. rsrss..

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lenta sobre a água

Há tempos eu espalho por aí que com o pico hormonal que Luísa teve aos três anos e meio de idade, aprendi que devemos evitar dar água de garrafinha plástica para as crianças. Na verdade devemos todos evitar. O assunto sobre o Bisfenol A já foi bastante batido em blogs, revistas e em outros meios de comunicação, mas para quem ainda não sabe, o Bisfenol A, que também é identificado pela sigla BPA, é um composto do plástico que é tóxico para os seres vivos, se misturando no sangue e comportando-se como se fosse um hormônio do próprio organismo, causando assim disfunções graves no metabolismo. Leia mais aqui.

Não que eu nunca dê água de garrafinha pra Luísa, mas sinceramente, evito. Ou melhor dizendo, PENSAVA QUE EVITAVA. Sabe por que, gente? Porque eu estava simplesmente usando garrafas de água plástica usadas - por nós mesmos, por meu marido que trabalha e compra água de garrafa plástica - para abastecer nossa geladeira e ter muita água gelada pra beber com esse calor todo que tem feito.

Eis então, que minha prima posta o seguinte no Facebook: 


E foi aí, só aí, que me dei conta da burrada que estava fazendo.
Como pude me distrair disso? Tão informativa! Tão contadora da novidade! Lenta!

Bom, pra resumir, exterminei as garrafas plásticas da geladeira para o dia a dia e mantive algumas garrafinhas escondidas, para casos tipo passeios em parques que não possuem bebedouros e viagens de carro. Comprei garrafas de vidro e enchi a geladeira. Assim, água gelada e saudável  não vai faltar. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sobre a alimentação

Lembro como se fosse hoje da primeira vez que Lulú comeu um abacate.
Um abacate inteiro.
E ela tinha só 6 meses, acho.
Lembro de ter perguntado ao pediatra na época, se era normal aquela quantidade toda e se eu realmente podia seguir a vontade - ou a fome dela, sei lá - de comer o abacate inteiro.
E como a resposta foi:
 "...prefiro que você dê meio abacate e meio mamão...", eu continuei dando o abacate inteiro.
Luísa, hoje, não come mais abacate.
Detesta abacate por sinal.

Luísa, quando bebê, adorava suco de laranja lima.
Hoje, quando ofereço suco de laranja à ela, o suco creeeesce na boca.

Por outro lado, existem vários alimentos que ela simplesmente recusava, e que hoje estão muito presentes. A cenoura, por exemplo.
Pensa numa criança que come muuuuita cenoura...
E, finalmente, vagem, brócolis e couve-flor sempre estiveram por aqui. E muito.

Quero chegar no seguinte ponto: naquele que a gente já ouviu pelo menos uma vez na vida, e que é a mais pura verdade: o paladar da criançada muda, gente. Por isso a importância de oferecer alimentos extremamente saudáveis à elas quando pequenas. Cará, inhame, batata doce, espinafre, agrião...

Com o tempo, elas vão descobrindo as grandes e maravilhosas porcarias da vida - azeitona, refrigerantes, sorvetes, balas - que acabam atrapalhando muito o andar da vida saudável. e aí, minha amiga prepare-se para aquilo que muita gente chama: guerra na hora da jantaaaa!!

Muitas que leem meu blog sabem que não sou uma pessoa radical em nada, e claro que gostaria que minha filha comesse somente coisas boas, mas a realidade não confere. Luísa acabou de vir aqui perto e meu pediu um Mc. Hunf! "Hoje ainda é quarta, minha filha! Tem arroz, carninha e salada na geladeira, quer?"

Libero um Mc à ela em alguns finais de semana, e juro que é só em alguns mesmo. Mas com a consciência tranquila de que grande parte do que ela come é de boa qualidade.



Não é tão simples assim colocar uma TV no quarto da criança

Depois de muita insistência e vencidos pelo fato de quase nunca podermos assistir aos nossos programas sem um bico, um choro sequer, compramos uma TV para o quarto da Lulú.

À princípio minha ideia era nunca ter duas TVs em casa, para evitar que ficássemos separados aqui dentro. Mas isso me foi humanamente impossível. Acabei alienada de tudo: notícias, novelas, receitinhas e principalmente, daquele contato com meu marido e minha filha diante da TV. Cansei de ver Peppa (sim, ela ainda curte Peppa!), Violetta, Chiquititas e todo o Disney Channel (me desculpe! não é nada pessoal!)

Só que comprar uma TV não é tão simples assim. Você tem que pensar em tudo: desde o lugar onde ela ficará até nas tomadas disponíveis. 

Para colocarmos a tal TV, foi necessário somente isso:

Uma baguncinha e uma sujeirinha em outros cômodos da casa...

...uma cirurgia na parede do MEU QUARTO...

...e finalmente, um rombo na parede do quarto dela, com direito a muito pó, muita sujeira e muitos espirros.

Se valeu a pena? Sim, claro.
Se vai rolar um stress por causa dela nos dias de semana? Claro, né?
Mas ela ficou super feliz, e só por isso já valeu. 
Agora depende de mim, como ABSOLUTAMENTE TUDO nessa vida de mãe, fazê-la cumprir as regras, sem tanto chororô.


Lenço umedecido


Além das muitas utilidades que um lenço umedecido oferece - vou listar algumas  -  vocês sabiam que eles são ótimos para limpar manchas nas paredes? Mãozinhas sujas, marcas de móveis, comida, o lenço umedecido é excelente e o melhor: não deixa manchas.

Aqui em casa as paredes vivem sujas de dedinhos de batom, mosquitinhos esmagados, pezinhos e as mais simples marcas do dia a dia mesmo. Não tem nada como pegar um lencinho. Nem força você faz. Experimente.

Algumas outras utilidades dos lenços são:
remover a maquiagem do rosto e dos olhos. Aqueles rastros de lápis e rímel no dia seguinte, ninguém merece;

manchas de tinta de cabelo que ficam no rosto, nos ombros, na voltinha das orelhas...

limpar os pezinhos e mãozinhas das crianças quando chegamos tarde e com elas dormindo em casa;

limpar brinquedos...

Enfim, praticamente mil e duas utilidades.

 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pressão em cima de pressão

Desde criança já tem ideia fixa na cabeça.
A bichinha encasquetou mesmo. Socorro!

Desenho do dia. Mais um de vários. 



sábado, 17 de janeiro de 2015

Passeio frustrado

Você leva a criança para um passeio SUPER legal, achando que ela vai ADORAR dar pão para peixinhos, mas olha só o que acontece.
A cara da alegria.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Demorou, mas finalmente ele apareceu!


O primeiro dente da frente da Luísa, tecnicamente conhecido como inciso central, caiu no início do mês de outubro e até semana passada seu dentinho permanente substituto não havia apontado. 
Essa demora estava me deixando preocupada, até que "tcharãmmmmm":


Ele apontou!!!



Fiz algumas pesquisas e descobri que, um: o dente permanente nasce rapidinho quando ele já está prontinho e então este aproveita a gengiva aberta; dois: ele demora entre 1, 2 e até 6 meses pra nascer quando a gengiva cicatriza e fica fibrosa e grossa, dificultando a passagem dele.

Para um dente nascer, é necessário que ele tenha dois terços de raiz formada e que tenha espaço para ele se estabelecer.

Portanto, mães, a informação é a mesma para quase todas as questões de desenvolvimento: cada criança tem seu tempo. É sempre bom e recomendado o acompanhamento de um ortodontista, mas nada de pânico, caso o dentão demore a aparecer.






sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Stand up

E eu que achava que fazer stand up paddle era difícil. Que nada!



Ontem tivemos um dia super delicioso, aqui pertinho. Um lugar chamado São Francisco Sailing Club, especializado em esportes náuticos, como vela, stand up e caiaque e que fica logo ali na Represa de Itupararanga. A segurança do local é incrível, levando em conta que Luísa já sabe nadar, é claro.

Além da represa, o lugar tem um deck bem bonito com restaurante - que oferece porções e lanches - , muitas árvores com redes e um instrutor super legal. Vale super a pena uma visita de dia inteiro. Programaço para as férias com a família.



Sem contar que Luísa vem me surpreendendo a cada dia. Nada feito um peixinho, o que me faz ter certeza que a natação foi meu melhor investimento até agora, não só pela parte física do esporte, mas pela segurança que isso me deu.
Agora sou eu que vou ficar de ponta cabeça nesse tróço!

-"Ô mãe, agora eu quero ir num caiaque só de um!"


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

E num arquivo de computador

Fazendo uma limpeza de arquivos em nosso computador, encontro um texto com o seguinte título:

"frozen uma aventura de jelo e amor na praia e maquiagem e maleta de poder e brilho"

O texto dizia:

"Era   uma  vez   uma   linda   noite     numa   cidade   grande  vivia uma  família    linda   e  grande  com   duas  meninas  a  nova   tinha  15  anos     ea  mais velia tinha  20  anos     um  dia   a manhe  eo  pai  resolveran   sair   a  mais  velia  falou   podemos   ir  também  disse  violetta     a  maen  disse    as  meninas  sim  elas agradecerran    SAIRAM"

É Lulú iniciando seus trabalhos como escritora.
Obs.: Não alterei nada do texto original. Nem palavras, nem espaços ou pontuação.