Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

Papo de mãe e filha / O que dizer? / Psicólogos de plantão / Fudeuuuuuu..

Tudo começou por causa de um encarte de jornal de alguma loja de móveis e eletrodomésticos, que trazia, entre muitos produtos, uma tv de 50 polegadas 3D.

Há algum tempo Luísa vem nos pedindo uma tv no quarto, mas ainda não achamos que é o momento certo. Primeiro, porque precisamos de uma tv nova e maior para nossa sala. Segundo, porque ainda não temos uma tv em nosso próprio quarto. E terceiro, porque não podemos ter como prioridade a tv do quarto DELA.

Então, nosso papo foi assim:
-"Mãe, quero ESTA tv para meu quarto, olha! 3D! E custa só "um, nove, nove, nove, olha! Eu tenho esse dinheiro no meu cofrinho?"
-"Não, filha. Você não tem esse dinheiro no seu cofrinho, e nem eu tenho esse dinheiro no meu".
-"Mas no banco você tem né, mãe?"

Vejam bem. Esse papo aconteceu enquanto eu escovava o cabelo dela, enquanto ela saía de perto de mim e da escova trocentas vezes e enquanto nosso tempo voava no relógio.

-"Lú! Me deixa terminar de escovar seu cabelo!" Essa frase se repetia o tempo todo, já que a impaciência da bichinha (e a minha!!) era nítida.

Cansada do assunto, decidi informar a ela que, quando nós comprássemos uma tv daquele tamanho todo, ela deveria ficar na sala, e a da sala, deveria ir para o quarto dela, o que era mais justo.
E eis aqui a resposta, seguida de um choro bastante sentido e, posso dizer também, manhoso:

-"Eu sempre faço o que você me pede
Sempre que você não me deixa ver tv, eu não vejo
Sempre que você não me deixa usar o sapato do meu aniversário, eu não uso
Você escolhe as minhas roupas e eu não reclamo
Você me manda comer tudo e eu como
Mas quando eu te peço alguma coisa, você não faz para mim
Eu peço uma tv grande 3D no meu quarto e você não me dá
É justo isso?"

Estas frases vieram da Luísa, de 6 anos de idade.
Este drama todo eu NUNCA fiz aqui em casa.
E esta mãe definitivamente precisa de um psicólogo.
Socorrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooooooooooo............................................................
*****

Vejam bem. A questão aqui não é dar ou não a TV 3D 50 polegadas a ela, mas sim a colocação das coisas.

Minha resposta foi que nós, pais, não podemos dar e e atender a todos os pedidos de um filho, primeiro, porque não temos condições para isso, e segundo, porque as coisas devem ser conquistadas. Disse que não teria graça se pudéssemos comprar tudo o que queremos, quando queremos.
Não sei se ficou claro, se ela processou a informação. Não sei se deveria ter explicado desta maneira, se faltou algo ou se poderia ter dito algo mais simples.
Só sei que tem algumas perguntas e afirmações que nos pegam de surpresa, nos dão uma rasteira e nos deixam sem palavras, e mais tarde, nos sentindo culpadas, como sempre.
E aí?

3 comentários:

  1. Olha, Fe, isso é difícil.
    Meus pais nunca deixaram que eu e minha irmã tivéssemos tv's em nosso quarto pelo simples motivo que ver tv era uma oportunidade para ficarmos juntos e que, se cada um tivesse sua própria tv, ninguém sairia mais do quarto. Às vezes a gente tentava discutir, mas não tinha jeito. Meus pais tinham tv no quarto deles e eles podiam ter porque eram os pais e só a assistiam depois que dormíamos. E ponto. Foi muito bom para nós, mas cada família é uma...

    ResponderExcluir
  2. Ai, com o crescimento deles vem tb toda essa argumentação, né? Acho que vc já está fazendo o que considera correto, e é isso que importa. Nunca tive TV no quarto, ainda hj não temos. Mas cada família é uma. Talvez explicar que a compra da TV não é um toma lá dá cá e as coisas que ela faz e que vc pede são necessárias para o bem dela tb, já a TV não é uma necessidade. Beijos querida! Nine

    ResponderExcluir
  3. Fe querida, ri muito aqui. Até li o texto pro meu marido. Explico: essa argumentação da Luisa poderia ter sido feita aqui em casa por um dos meus filhos tranquilamente. Não por causa de TV de 50" 3D, mas por qualquer coisa que eles queiram e não podemos/queremos dar. Criança é assim mesmo e cabe a nós estabelecer os limites. Pense o seguinte: lidar com a frustração faz parte da vida de todo mundo. E pelo que acompanho aqui, você faz de tudo por ela... Não tem que se sentir culpada por causa de uma TV no quarto. Tem coisa que não dá e pronto. Simples assim, sem drama!
    Adoro seu blog... Eu me identifico demais com essas situações que você coloca!
    Bjk!

    ResponderExcluir