Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sobre a alimentação

Lembro como se fosse hoje da primeira vez que Lulú comeu um abacate.
Um abacate inteiro.
E ela tinha só 6 meses, acho.
Lembro de ter perguntado ao pediatra na época, se era normal aquela quantidade toda e se eu realmente podia seguir a vontade - ou a fome dela, sei lá - de comer o abacate inteiro.
E como a resposta foi:
 "...prefiro que você dê meio abacate e meio mamão...", eu continuei dando o abacate inteiro.
Luísa, hoje, não come mais abacate.
Detesta abacate por sinal.

Luísa, quando bebê, adorava suco de laranja lima.
Hoje, quando ofereço suco de laranja à ela, o suco creeeesce na boca.

Por outro lado, existem vários alimentos que ela simplesmente recusava, e que hoje estão muito presentes. A cenoura, por exemplo.
Pensa numa criança que come muuuuita cenoura...
E, finalmente, vagem, brócolis e couve-flor sempre estiveram por aqui. E muito.

Quero chegar no seguinte ponto: naquele que a gente já ouviu pelo menos uma vez na vida, e que é a mais pura verdade: o paladar da criançada muda, gente. Por isso a importância de oferecer alimentos extremamente saudáveis à elas quando pequenas. Cará, inhame, batata doce, espinafre, agrião...

Com o tempo, elas vão descobrindo as grandes e maravilhosas porcarias da vida - azeitona, refrigerantes, sorvetes, balas - que acabam atrapalhando muito o andar da vida saudável. e aí, minha amiga prepare-se para aquilo que muita gente chama: guerra na hora da jantaaaa!!

Muitas que leem meu blog sabem que não sou uma pessoa radical em nada, e claro que gostaria que minha filha comesse somente coisas boas, mas a realidade não confere. Luísa acabou de vir aqui perto e meu pediu um Mc. Hunf! "Hoje ainda é quarta, minha filha! Tem arroz, carninha e salada na geladeira, quer?"

Libero um Mc à ela em alguns finais de semana, e juro que é só em alguns mesmo. Mas com a consciência tranquila de que grande parte do que ela come é de boa qualidade.



3 comentários:

  1. Fe, por isso eu me sinto tão bem nesse blog. Eu sempre fui como você, nas raras vezes que eu dava um MC para a Ingrid eu não me sentia tão culpada porque grande parte da alimentação era boa. Mas falando de mudança de paladar, a Ingrid que amava um kiwi não come nem sobre pressão hoje em dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sei bem como é isso Fernanda!
    Minhas filhas quando eram bebês comiam de tudo e mais um pouco! Era um orgulho.
    A caçula ainda continua comendo coisas saudáveis como brócolis, cenoura, couve-flor, frutinhas, mas ainda assim resiste a certos alimentos saudáveis!
    A minha Luísa está numa fase horrível pra comer! Nem feijão não quer mais, já tentei de tudo pra mudar a alimentação dela, mas confesso que tem sido difícil!
    Acho que isso passa né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. poxa! e um kiwi ´w tão gostoso! quem sabe ela volta a comer um dia!! Se bem que quando pequena eu comia fígado e hoje, ó, passo longe. Bem longe. Até pra preparar fígado pra Luísa e Lucas (que adoram fígado) eu o faço sem respirar!! hahahahaa..

    ResponderExcluir