Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como você se torna mãe

Matéria linda que está no site da Revista Crescer.
Vale a pena ler.

Copiei aqui algumas das muitas frases que retratam a maternidade de uma maneira simples e REAL.
"Tudo começa a ser aprendido já na gravidez e segue com aulas intensivas, 24 horas por dia, para o resto da vida depois que seu filho nasce". É ou não é?

“É esquisito. É como se, de repente, tivessem colocado uma girafa nesse quarto”. Frase de Miranda, na série Sex and the City.

Quando Luísa nasceu, ficamos alguns dias na casa da minha mãe. Me lembro quando meu pai chegou e disse quee parecia que tínhamos um elefante em casa, e não simplesmente um bebê de 1 quilo e meio.

"O questionamento faz parte da maternidade, uma coisa tão dinâmica, que muda constantemente e com a qual você aprende a lidar dia após dia."

 " Você vai se tornar multitarefa. Portanto, aproveite sua habilidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas tome cuidado para não se sobrecarregar e ficar com a sensação de não ter feito nada direito." Tá falando comigo, é ??


“A mulher tem uma regressão psicológica para se sentir novamente um pouco bebê, lembrar de experiências, identificar-se com o novo ser. Por isso ela fica mais carente, sensível e insegura”, explica a psicóloga Carmen de Alcântara Oliveira."
 
"Seja qual for a situação, vai haver sempre quem pense diferente e expresse seus palpites. Sua mãe diz uma coisa, sua sogra, outra, seu pediatra não concorda com nenhuma das duas. Amigas, parentes e até quem você nunca viu tem alguma “dica” sobre a educação, a saúde e tudo que envolva crianças, mesmo se não tiver filhos. E fale a verdade: você pode até não verbalizar, mas também está sempre avaliando outras mães."
 
 “Às vezes deixo o leite acabar de propósito para ir ao supermercado sozinha mais tarde. Dirijo devagar, abaixo as janelas do carro e curto um pouquinho a solidão.” Confesse: você também já teve vontade de fazer isso, não?



Esse trecho é comprido, mas é tão EU!!!!

"Você pode ser mãe em tempo integral, trabalhar fora, pode ter babá, deixar na creche, pode ter ajuda da sua mãe ou morar longe da família. Mas se vive no século atual, compartilha com todas as mulheres que têm filhos uma sensação constante de culpa. Por trabalhar mais do que acha que deveria, por se preocupar com coisas “menores” como ficar em forma, por não ter certeza se escolheu a melhor escola, por não gostar de cozinhar, por não poder viajar nas próximas férias, por ter parado de amamentar cedo ou por descobrir que sua filha adolescente tem o pé feio como o seu – por que foi o seu gene ruim que ficou e não o do pai, que tem os pés lindos?

Aí aparece na internet aquela famosa, linda, poucos meses depois do bebê nascer, que cuida do filho e ainda namora. E você se sente frustrada e culpada. A realidade é que essas mulheres têm ajuda de babás, mesmo que isso não seja noticiado. E a beleza é parte do trabalho delas, mas não do seu."

"...a mãe suficientemente boa é aquela que pode garantir alimento, afeto e tranquilidade ao filho. Já a mãe perfeita... isso nem Winnicott nem nenhum outro especialista descreveu, mas deve ser porque ela não existe. E porque cada mãe cresce e se transforma a cada dia, junto com seus filhos. E eles podem ter 30 anos, mas você continuará sempre aprendendo a ser a mãe deles."


"De volta ao episódio de Sex and the City, última cena. Após sair da maternidade, Carrie anda pelas ruas de Nova York com seus pensamentos. “Talvez nossos erros sejam o que faz nosso destino. Sem eles, como construiríamos nossas vidas? Se nós nunca saíssemos da linha, nunca teríamos filhos, ou nos apaixonaríamos, ou seríamos quem somos.” E Miranda, como todos que veem a série sabem, nunca tinha sonhado em ter filhos. Mas ela erra, se descabela, e se sai bem como mãe. Como a melhor mãe que ela pode ser para Brady. "

A CULPA É DE QUEM?


"Na cabeça da mulher que é mãe, não há dúvidas: em se tratando dos filhos, a culpa é sempre dela mesma. Esse sentimento está relacionado à cobrança que as próprias mulheres se impõem de ser perfeitas e de não querer que as crianças sofram nunca. Para os filhos, porém, a frustração também faz parte do aprendizado. "

Vejam a matéria completa, aqui, aqui, aqui e aqui

5 comentários:

  1. Adorei o seu post.
    Vou ver a matéria completa. Obrigada pela partilhar.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Li tudinho e a cada parágrafo fui me indentificando. É verdade não somos perfeitas, já fui várias vezes a algum lugar devagarinho com o carro, pra poder ouvir a musica que mais amo em auto tom e cantar junto lógico, antes de pegar ela na escolinha....
    A culpa, a essa nasceu mesmo junto com minha filha e pelo jeito é bem resistente...
    Duro ser mãe, mas incondicionalmente ÚNICO.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Matéria realmente ótima!!! Que mãe não sente culpa, meu Deus? Faz parte da maternidade.
    Minha irmã me disse uma vez, ao me ver com minha filha recém-nascida que eu já sabia ser mãe. E, acho que é assim mesmo, quando nasce um filho, no mesmo segundo, nasce uma mãe. É bem assim!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal Fê, é isso mesmo e mais um pouco, eu li o Winnicot que é tão antigo mas o tema é tão atual sempre, afinal se tratando de família e maternidade, acho que tem coisas que são eternas e necessárias como carinho, afeto, cuidados, alimentação. Um super beijo e um feliz 2011 pra vc e sua family!

    ResponderExcluir
  5. Eu li a reportagem! E adorei o seu post sobre ele.

    Aliás, te achei ali, na crescer e te linkei no blog, tá?!

    Mais uma vez, parabén pelo post.

    ResponderExcluir