Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2014

O odor axilar da criança, na visão do pediatra

Já faz algum tempo que venho notando um cheiro forte nas axilas da Luísa, após um belo dia de sol, escola e brincadeiras. Lembrando aqui que com três anos e meio, minha filha teve um pico hormonal, causado por alguns excessos na alimentação, estou um pouco preocupada e já com consulta agendada em um endocrinologista infantil.

Pesquisando algumas possíveis causas - bactérias, hormônios, alguns alimentos (alho e cebola em excesso) e algumas doenças, me lembrei de uma das justificativas do nosso pediatra, que nos atende desde quando Luísa nasceu:

-"Fernanda, você não pode se esquecer que o pai da Luísa é da raça negra, e os negros exalam mesmo um odor mais forte que o nosso. Compra um desodorante SEM ÁLCOOL para ela."

Então. Diz aí. Se eu precisasse de uma referência em marcas de desodorantes infantis, não iria a um pediatra. E vem cá: pode isso? Dizer que o problema vem da raça negra? Estou confusa, abismada...


113 comentários:

  1. OI?
    Que cara ridículo...o problema da classe médica é que a maioria é reacionário, retrógrado e preconceituoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, vc está enganada. Tem diferença, não só no cheiro, mas também outras mudanças biológicas, em pessoas negras, ou até mesmo os orientais em relação a nós. Cada raça tem características próprias.

      Excluir
    2. ENTAO DIFICIL DIZER MAS ACREDITO MUITO NO HORMONIO ... TENHO PELE NEGRA ... MEU FILHO E BRANCO IGUAL LEITE E TEM 7 ANOS E MEIO ... E QUANDO ELE TRANSPIRA MUITO JA COMEÇOU COM CHEIRO FORTE ... NAO E "CECE" APENAS UM CHEIRO FORTE ...

      Excluir
    3. Não é só a raça negra que tem odor nas axilas os brancos também tem

      Excluir
    4. Sim ...nao tem classe e nao tem raça .Todo ser humano é assim ...só fico preocupada ,por crianças tão pqnas sem está na puberdade ter odor forte ...

      Excluir
    5. Nada haver! Isto é uma questão hormonal, alegar que é normal uma criança ter odor por ser negra é um absurdo imensurável, tenho dois filhos, sou negra, vários sobrinhos negros e nenhum tem odor nenhum. Com certeza é uma questão de hormônios. Troque de médico!

      Excluir
    6. Caraca. Pessoal quando se fala que pessoas de pele negra tem a "tendencia" a ter cheiro forte, não quer dizer que todas as pessoas negras tem cheiro forte! Agora na hora de ter dentes mais fortes e bonitos ou ser for homens para ter bilau grande isso pode né!? Por favor, parem com isso que discussão ridícula.

      Excluir
    7. Fala sério!!! Que explicação mais esdrúxula.. comparação de raças para distinguir mudanças hormonais.

      Excluir
  2. Bom dia Fernanda
    Desculpe me intrometer, mas tivemos esse mesmo problema aqui em casa. Minha neta, hoje com 8 anos, aos 5 começamos a perceber esse cheiro forte. Nos preocupamos e minha filha a levou ao pediatra que recomendou um endocrino infantil. Fez vários exames, nada alterado. O médico somente recomendou que ela começasse a usar desodorante infantil. Disse que isso é comum. Me preocupei porque meus 3 filhos só começaram a ter na entrada da puberdade e nunca soube disso acontecer antes disso. Mas, lendo o seu relato me toquei que, meu genro é de pele negra também e minha família branca. Tem a ver com isso, não sei. Há sim algumas diferenças por causa da cor de pele. Somos de etnias diferentes, não pessoas diferentes mas, entre as etnias há algumas diferenças fisiológicas. Hoje há estudos farmacológicos visando remédios para cada etnia porque agem diferente em cada uma. Dosagem, anestesias, doenças que atingem mais uma etnia do que outra.
    É preciso investigar sim. Há muitos casos de puberdade precoce que precisam ser acompanhados.
    Não sou médica, nem nada só uma mãe e avó que se preocupa com a saúde dos filhos e neta. Mas não levaria para o lado do racismo não.
    Eliane
    Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Sra. Eliane, tenho o mesmo problema com meu filho de 7 anos, pode me informar qual desodorante comprou? Já procurei vários, mas não achei nenhum indicado para crianças.

      Excluir
    2. O pediatra da minha filha indicou sem alcool macherie do boticário, mas não fabricam mais, estamos usando rexona tens que também é sem alcool...muito bom não fica mais com cheiro.

      Excluir
    3. "O odor corporal estará na dependência de bactérias e não existem ainda explicações sobre os diferentes tipos de odores".
      "A quantidade de suor produzido a dada temperatura está mais associada á climatização do que os fatores anatômicos fisiológicos de origem racial. É natural pensar que a pele negra, como todo revestimento escuro, absorve mais calor, o que pode ser desconfortável em algumas situações. Portanto, a relação entre pigmentação cutânea e sudoração intensa, com a capacidade de absorção de calor pela pele escura, é hipotética e sem prova experimental".

      http://www.denisesteiner.com.br/publicacoes/pele_negra.htm

      Excluir
    4. Minha filha tambem esta com 8 anos e aos 5 começou com este mesmo problema, a endocrinologista recomendou o desodorante da SHOPHIE de O BOTICÁRIO, e resolveu! Ela usa duas vezes ao dia!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. Boa tarde!
      Minha filha de apenas 4 Anos tbm ta com esse problema! O que eu faco ? E qual método tomar .

      Excluir
  3. Fernanda. Desculpe me intrometer também. Mas eu não acho que o a pediatra da Lulu disse foi sem pensar, por maldade ou por preconceito. Acho que o problema maior foi deduzir sem antes pedir exames pra ter certeza de onde vem, principalmente pra ter certeza da necessidade de utilizar produtos desodorantes nela.
    Eu não sou especialista, nem médica, e nem mãe ainda. Mas até onde eu sei, e me perdoem se eu estiver errada, os negros acabam exalando um cheiro mais forte, normalmente, por ter uma quantidade maior da proteína melanina no tecido da pele, em contato com o sol, os mecanismos de defesa fazem com que eles transpirem mais. O cheiro nada mais é do que o odor da própria proteína.
    Dizer que uns tem um cheiro mais forte do que outros, nada tem a ver com maldade ou preconceito. Diferenças nem sempre são ruins, ter um cheiro diferente não é necessariamente ruim. Não tem absolutamente NADA a ver com sujeira ou falta de higiene, é simplesmente uma reação NATURAL do corpo em contato com situações que fazem a gente transpirar. Nada de errado nisso!
    Só procure fazer os exames da Luiza, pq as vezes os motivos são outros. E não importa o motivo, ela é uma criança ainda, e mesmo que já esteja grande, o uso de alguns produtos podem ser evitados, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também desculpe a minha intromissão, mas acho que o discurso está repleto de senso comum. Também sou de uma família de negros (mãe) e brancos (pai, minha avó era filha de portugueses) e eu e meus irmãos só começamos a necessitar de desodorante na adolescência. Por outro lado nunca ouvi falar que melanina tem cheiro. A existência de baquitérias é que determina o cheiro. A ideia de que negro fede é uma ideia, sim, racista. Resquício do período colonial e do lugar social do negro - escravo. Mas se alguém tiver alguma dúvida, passe um carnaval em Salvador junto com estrangeiros brancos, depois de um dia irão entender o que estou falando. O racismo no Brasil é crônico, muitas pessoas não são racistas porque querem, mas porque tem como verdade as ideias "científicas" antigas que ainda persistem.
      Para a mamãe de Lu, deixo um beijo e um pedido, não deixe que essas ideias (já desmistificadas) interfiram no crescimento e amor próprio de sua filhinha.

      Excluir
    2. Se você pesquisasse um pouquinho, sóóó um pouquinho, de fisiologia, ou qualquer assunto mais simples sobre o corpo humano, genética das etnias, você iria se envergonhar desse comentário acusador ;)
      blablabla chato de que tudo é racismo, homofobia, gordofobia e blablablafobia argh...
      Eu estou rindo de tamanho vitimismo neste caso (sim, preconceito existe, infelizmente, fico doida de ver como as pessoas são mesquinhas e más, porém esse caso ela sequer acusou o negro de ser fedido, como você disse)

      Excluir
    3. Pura bobagem. Não é vitimismo. É preconceito mesmo. Até porque biologicamente o conceito de raça não existe.

      Excluir
    4. Meu marido e meu sogro são brancos como leite,e exalam um cheiro muito forte .se não usar desodorantes é insuportável, e minha filha com 8 anos também ta com um cheiro muito forte, ela é branca . Eu sou morena ou negra como diz minha sogra, e não tenho esse cheiro e aí ???????

      Excluir
    5. Meu marido e meu sogro são brancos como leite,e exalam um cheiro muito forte .se não usar desodorantes é insuportável, e minha filha com 8 anos também ta com um cheiro muito forte, ela é branca . Eu sou morena ou negra como diz minha sogra, e não tenho esse cheiro e aí ???????

      Excluir
    6. Olha, achei e acho horrível dizer que os negros exalam cheiro forte devido sua cor.
      Isso é horrível, e na minha opinião foi um preconceituoso que inventou essa tese.
      Eu sou morena, de pai branco e mãe negra, e eu nunca senti o cheiro do suor de minha mãe, e até mesmo em mim. Porém meu esposo, descendente de alemães tem um suor fedido nas axilas, acredito ser mais por comer besteiras em demasia. E na adolescência tinha uma amiga branca de pais brancos que ela fedia tanto, que até ela buscava tratamento. Porém reafirmo, esse lance de cor foi algo inventado por um preconceituoso para acepção de pessoas.

      Excluir
  4. Obrigada por seu comentário Elaine. De verdade não sabia bem o que pensar.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, eu comentei aqui, mas não sei se meu comentário foi, deu um erro, então eu vou escrever tuuudo de novo hahaha.
    Bom, eu não sou especialista, mas até onde eu sei, os negros costumam exalar um cheiro mais forte por conta da melanina. Por ter uma quantidade maior da proteína melanina no corpo, em contato com o sol, os negros acabam suando com mais facilidade. Isso acontece porque a proteína entra em contato com os mecanismos de defesa do corpo. O cheiro mais forte não é nada além do cheiro da própria melanina. Não tem nada de errado, sujo, nojento nisso. Não é falta de higiene. É apenas uma reação normal do corpo.
    O que achei errado foi a médica deduzir isso sem antes pedir exames específicos para saber se é esse o caso da Luiza ou se existe algum outro fator contribuindo. Também não significa que crianças filhas de pais brancos não possam ter um odor forte, nem que toda criança filha de pais negros (ou só o pai, ou só a mãe) vá exalar esse cheiro mais forte antes do resto das pessoas. Cada caso é um caso. A pediatra não estava errada e nem foi preconceituosa por dizer isso, mas poderia (e deveria) pedir exames específicos antes de aconselhar o uso de produtos desse tipo pra uma criança. As vezes alguns cuidados mais "naturais", digamos assim, são muito mais eficazes.

    ResponderExcluir
  6. tem tudo a ver sim porque os negros fedem sim mais que os brancos infelizmente.ai ela é essa mistura...
    bjo
    lu gasthal - Rolândia - PR

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. "fedem" que absurdo e esse ??

      INFELIZMENTE e que seu ponto de vista pode ser expressado.....

      Excluir
    2. O escravo fedia, o escravo era negro, então negro fede.
      Essa lógica, falso ou verdadeiro?
      Pq os escravos "fediam"? O racismo não realiza essa pergunta.

      Excluir
    3. Não sou negra, sou branca, mas vou responder:
      O escravo fedia pq trabalhava igual a um condenado, ao extremo , mais do que um ser humano pode suportar, trabalhava o dia todo, embaixo do sol quente. O branco ficava sentado o tempo todo, só mandando e escravizando, por isso não suava. Se fosse o contrário, não seria o branco a feder???

      Excluir
    4. E outra, as escravas eram procuradas pelos senhores por justamente serem mais limpinhas e cheirosas sabiam? AS "Branquinhas" quase nao tomavam banho... aff

      Excluir
    5. Vai dar um passeiozinho pela Europa, vai na França, na Grecia, fique perto dos nativos tem uns tão cheirosos que nem os perfumes que eles usam resolve, e são brancos.

      Excluir
    6. Meu... Hoje se um humano não usar um desodorante ,é óbvil qe vão cheirar mal...os escravos nao usavam desodorante ,poqe nem existiam ...então todos cheiram mal depende da hihgiene de cada um ...pobre rico ,branco preto ...se nao se cuidar ja elvis ...rsrs ...

      Excluir
    7. ah já que estão falando que negro fede kkkk os perfumes franceses não foram inventados por negros e sim por brancos porque será ? Franceses são brancos mas não gostavam de tomar banho ... por esse motivo tacavam perfume para esconder os odores naturais ... Até as noivas carregavam o buque não porque era lindo na época , mas por causa do fedor ... E agora ? Ninguem fede mais do que ninguém ... cheiros são da caracteristica humana gente !!! Nem negro nem branco ... E só sentir calor ou usar uma roupa mais colada que o odor sobe ... é só tomar cuidado com a higiene e pronto

      Excluir
  7. Desculpa, mas essa justificativa é absurda.
    Sou negra, meu irmão é negro e só fomos ter o cheiro de suor na puberdade. Meu sobrinho tem 3 anos, filho de pai negro e corre o dia todo sem cheiro algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ...se a criaça tem algum problema ...é por algum disturbio no copo ...não por raça ...

      Excluir
  8. Nada a ver.
    Sou negra. Minha familia toda é. E eu e meus primos e irmão nunca tivemos esse odor forte quando criança.

    ResponderExcluir
  9. O homeopata disse para usar Leite de magnésia de philips de hortelã.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, vez por outra leio os escritos de Fê e as aventuras de Lulu. Hoje cheguei aqui porque estava pesquisando sobre odores em crianças, aquele chamado "cheiro de jaula" que elas chegam da escola. Estou intensificando o banho assim que chega, sem mas-mas. E está dando certo.

    Em todo caso, mais uma informação sobre suores e odores.
    http://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/cheiro-de-corpo

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda!
    Estou passando pelo mesmo problema. Tenho uma Luiza com 4 anos e está com odor nas axilas. Qto seu pediatra dizer que pode ser pq o pai de sua filha e negro, e por consequência Luiza apresentou cedo o odor forte da melanina. Tenho certeza que ele não poderia ter dito isso sem ter comprovação científica. Sou branca, meu esposo é negro e tenho certeza que tenho muito mais odores que ele. Portanto, o correto é investigar a causa do odor na criança e o que vou fazer com a minha

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernanda tbm passo pelo mesmo problema, minha filha tem sete anos e começou com odor nas axilas aos quatro sou negra e meu marido é branco, mas ele tem mais odor q eu, levei a minha filha a um dermatologista e ele disse q ela tem muito hormônio e por isso tem esse odor, ele indicou leite de magnésio, faço a limpeza nas axilas sempre pela manhã é bom mas tem usar todos os dias, o uso de desodorante pode causar irritação na pele dela por isso ele ñ recomendou, é isso bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nossa, olha só. Pesquisando sobre o assunto tô vendo q é comum. Minha filha tem 6 anos e ultimamente anda com um cheirinho forte nas axilas tb e detalhe: o nome dela tb é Ana Luiza mas a chamamos de Lulu. Rs
    Eu creio q o caso da minha filha seja a alimentação tb, ou um medicamento p alergia q ela vem tomando a alguns meses... digo isso pq antes desse medicamento ela fez um exame de sangue completo e a única alteração foi a alergia, os hormônios estão ok. Vou procurar um desodorante p ela tb... alguém falou aqui q o macherie saiu de linha né? Q pena... elanusa o perfuminho e é uma delicia.
    Nanda, e a sua Lulu? Consegui resresolver a situação? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, tem o Capricho da Boticário, q tmb é 0% álcool.... Tenho uma filha com o msm problema: eu, branca, pai, negro, ela com odores.... Uso, e problema resolvido!!!!!!!!
      Detalhe: ela é gêmea com outra q não tem odor!!!!!

      Excluir
    2. A maioria que era da linha macherie agora é linha Sophie do boticário.
      Capricho sem álcool mais tem fragrâncias forte e nossas pequenas são muito novinha.

      Excluir
  14. Ahhh sobre essa conversa de cor da pele, eu e meu marido somos branquelos, ela tb. Mas a avó paterna dela é mulata... e minha avó era moreninha tb. Não sei se tem a ver...

    ResponderExcluir
  15. Leite de magnésia resolve em crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar ou passar na pele?

      Excluir

    2. Umidece um algodão com o leite de magnésia e passe nas axilas.
      Meu filho de 12 anos usa eu comprei um borrifador e ele passa como desodorante.

      Excluir
    3. Tambem tem aqele talquinho POLVILHO ANTISÉPTICO com um perfume bem suave eu uso o verde,porq sou alergica aos desodorantes ...recomendo é mto bom ...uso tambem na minha pqena ...ele é multiuso serve pra todo tipo de odor do corpo ...

      Excluir
  16. Também tive o mesmo problema com meu filho de 7 anos e a Pediatra também mencionou a causa ser proveniente da raça negra. Não estando satisfeita com a resposta, estou procurando investigar outras causas possíveis. Enquanto isso, estou usando um tipo de desodorante em creme sem cheiro, super barato (média de R$3,00 o pote) que se chama HERVÍSSIMO (potinho verde). É ótimo. Ele pode correr, pular, suar e não exala o odor.

    ResponderExcluir
  17. tenho esse problema com minha filha de 4 anos, estou resolvendo com bicarbonato, esta dando um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 5 anos e estou passando pelo mesmo problema....o bicabornato acabou irritando a pele dela de uma maneira q ela ñ conseguia nem baixar os bracinhos,parei de usar o odor voltou...mas melhorou,vou seguir a dica e usar um desodorante infantil!

      Excluir
    2. Só temos que tomar cuidado, pois já li uma matéria que diz que não só o álcool deve ser evitado, mas tbm o alumínio. E até hoje não encontrei nenhum sem esses dois componentes.

      Excluir
  18. Negros tem sim o cheio mais forte, desde que o mundo é mundo todos sabem disso. #aceita que dói menos. Há antes que me chamem de preconceituosa sou filha de negro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples assim! De repente uma questão de "subaco fedido infantil" onde poderíamos trocar informações sobre produtos e conhecimento, vira um debate sobre racismo.

      Excluir
    2. Simples assim! De repente uma questão de "subaco fedido infantil" onde poderíamos trocar informações sobre produtos e conhecimento, vira um debate sobre racismo.

      Excluir
    3. Quanta gente preconceituosa!!. Filha de negro e racista é uó. Talvez desde que o mundo é mundo o negro trabalha mais né...Virou um debate por conta das idéias racistas babacas expostas. Procurem ler antes de falar tanta besteira. Ou se preferirem permaneçam racistas. Meu desprezo pra vcs.

      Excluir
    4. Quanta gente ignorante, lamentável!

      Excluir
    5. Levei minha filha ao pediatra e ela falou q era normal nao acho mandou so lavar com agua e sabão mais e muito vago isso vou tentar o leite de magnésio

      Excluir
    6. infelizmente deve ter nascido com o anus na boca....pra falar merda, a cabeça deve produzi-la.

      Excluir
  19. "Suar excessivamente sem motivo normal aparente, denomina-se hiperhidrose. Se o suor apresentar um cheiro denomina-se bromidrose. Para entendermos o assunto suor e seus cheiros, de início é necessário saber que o corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as Écrinas e as Apócrinas. (...) Bromidrose, o mau cheiro do suor não depende da quantidade suada. (...) O suor das glândulas apócrinas. inicialmente também não tem cheiro intenso, mas se permanecer por mais tempo junto ao corpo pode sofrer alterações no odor decorrentes da ação de bactérias e fungos sobre os seus componentes. (...) A distribuição de glândulas apócrinas é variável segundo características etárias e raciais. Por exemplo antes da puberdade estas glândulas não costumam ser ativas, nas crianças a sua atividade é mínima. Índios e as raças amarelas as possuem em número bastante menor. Já os europeus e os negros as tem em número maior."

    Segundo esse site médico, é um problema que pode ocorrer em negros e brancos, por terem mais glândulas apócrinas do que os índios, por exemplo (na formação brasileira). Mas pq isso não é assim referenciado?

    Em tempo: Adriana, o racismo é estrutural na sociedade brasileira, mesmo vc sendo filha de negros vc pode, sim, estar compartilhando irrefletidamente desses conceitos. Axé.

    http://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/cheiro-de-corpo

    ResponderExcluir
  20. Conheço pessoas brancas que tem odor fotíssimo, e negros q não sevsente cheiro algum a menos q a pessoa fique sem se cuidar ai qualquer um vai feder, isso é relativo, aliás li em algum lugar q no tempo da escravidao os escravos reclamavam do cheiro dos brancos, ja que estes nao tinham o habito de tomar banho diariamente, bem os escravos tinha todos os motivos pra cheirar mal devido a terem que trabalhar feito camelos, mas e os branco q so sabiam mandar.

    ResponderExcluir
  21. minha filha é branca eu e o pai dela tambem e ela com quatro anos estav a com odor hoje ela tem cinco anos acredito que ela adiquiriu o mal odor tambem porque a avos dela e a tia tambem e eu tenho culpa por que deixava ela brincar com frascos de desodorantes vazios que grnte acha que ta seco mais sempre tem um restinho entao acredito que ela passava na axililar embora nenhuma dessas pessoas tenha mal odor mais era desodorante de adulto criancas nao pode usar entao levei ela a um dermatologista e ela me recomendou leite de magnesio que e muito bom e otimo toda vez que ela toma banho eu passo um pouquinho ela fica sem odor nenhum e otimo leite d e magnesio philip .

    ResponderExcluir
  22. Em que mundo vcs vivem??? Pq eu já vi muitos brancos c suvaqueira de doer as narinas...

    ResponderExcluir
  23. Inacreditavel!!!!! FUi procurar na internet se eh normal minha filha de 5 anos ter odor nas axilas e encontro um comentário médico extremamente natural virar polêmica sobre racismo!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 5 anos, também é negra e notei que há umas 2 semanas está apresentando cheiro de adulto nas axilas. Através desse debate meio fora de foco aqui percebi que realmente pode ser pela etnia. Então estou tranquila.

      Excluir
    2. Também nao vi racismo as pessoas tao chatas de mais

      Excluir
  24. Tem pessoas que tem a coragem de comentar assuntos que não tem o menor conhecimento.
    E ainda são radicais...
    Só para diminuir a ignorância , é BACTÈRIA com "C", se não sabe nem escrever bactéria , como quer comentar um assunto médico.

    ResponderExcluir
  25. Estava pesquisando sobre odor pois tenho um filho que está co. Um cheiro desagradável somos pais brancos e família toda branca e fico indignada com esse racismo idiota povo babaca

    ResponderExcluir
  26. boa tarde a minha filha tem 7anos e esta com esse problema a pouco tempo e não tem nada a ver com as raças o pai é branco e eu tb... Isso tem a ver com as hormonas... depois do banho esfregue limão nas axilas não arde nada, ou limão com bicarbonato de sódio.... NÃO ARDE E DEPOIS PODE PASSAR POR AGUA...

    ResponderExcluir
  27. Nossa que estava pesquisando também pois notei que minha filha Ana Luiza de 3 anos e 4 meses está com esse problema odor nas auxilias estava muito preoucupaa pois começou a pouco ainda não conseguimos passar ela no pediatra mas vejo que é comum mas irei procurar o pediatra pra mim poder tirar mas dúvidas.

    ResponderExcluir
  28. Nossa que estava pesquisando também pois notei que minha filha Ana Luiza de 3 anos e 4 meses está com esse problema odor nas auxilias estava muito preoucupaa pois começou a pouco ainda não conseguimos passar ela no pediatra mas vejo que é comum mas irei procurar o pediatra pra mim poder tirar mas dúvidas.

    ResponderExcluir
  29. Encontrei aqui pesquisando o assunto. Minha filha está com 7 anos e apresentou odor. Não teve nenhuma alteração nos exames e a médica disse que é característica de algumas crianças. Recomendou lavar com água e sabonete mais vezes ao dia, como nem sempre é possível por causa da escola e outras atividades, indicou o desodorante. Estou usando o rexona teens, o único que encontrei que não é 48h.
    E para os preconceituosos de plantão, ela não tem descendência negra de nenhum dos lados.

    ResponderExcluir
  30. Em que mundo estamos, uns querendo apenas interagir, ajudar e outros querendo apenad agredir!! Que ridículo!! Essas pessoas que não tem nada pra fazerem que só sabem ser estupídos agressivos e mal educados podiam sumir do mapa que não iriam fazer falta alguma!!

    ResponderExcluir
  31. O meu filho começou com odor aos 5 anos, hj com 7 ainda continua. Usei pomada antibiótica feita em farmacia de manipulação e talco TB. Enquanto ele estava usando não tinha mas cheiro, mas assim q terminou o tratamento voltou. TB usei sabonete soapex ele é MT bom, porém tem q usar sempre tds as vzs no banho. Agora vou marcar um endocrinologista pediátrico, pois fico com receio, acho q crianças nessa idade não poderiam ter odores nas axilas. Então fiquem de olho e procurem ajuda médica SIM, pois até diabete ocasiona isso. No caso do meu filho não é pois SMP faço exames de rotina. Mas temos q ficar atentos! Bj

    ResponderExcluir
  32. Meu Filho tem 3 anos e hj vi q tava transportando muito nas axilas. E passei a mão pra secar e notei um odor não muito forte, mas tinha um odor, estava muito quente e fiquei um pouco surpresa. O pai dele é negro tbm e lendo todas estas postagens, chego a acreditar q este seja mesmo o motivo, deve ser natural da raça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimneta tam bem esta com este jerinho na vaguesila o pai dela e Moreno mais a família DO pai e mais escuro um poco fi pai

      Excluir
  33. O problema não é de raça.. E sim de costumes, principalmente os de higiene. Minha filha de 5 anos tbn teve axilas mal cheirosas, o que foi resolvido com água,sabão e desodorante
    Simples assim baby

    ResponderExcluir
  34. O problema não é raça, nem hormônios é o nome Luiza, minha filha Maria Luiza também tem aos 4 anos. Kkkkkkk Caprichar na higiene e Leite de Rosas. Desodorante sem álcool provocou alergia.

    ResponderExcluir
  35. Aminha tbm teve ela tem 5 anos ela é ansiosa e gordinha filha de pai negro dou banho mais frequente e Passos talco em creme.

    ResponderExcluir
  36. Minha filha tem 5 anos e percebi q ela esta vom odores nas axilas
    almentei a frequência de banhos E passo talco em creme
    Ela tem muito hormônio por isso do cheiro.

    ResponderExcluir
  37. Aminha tbm teve ela tem 5 anos ela é ansiosa e gordinha filha de pai negro dou banho mais frequente e Passos talco em creme.

    ResponderExcluir
  38. Aminha tbm teve ela tem 5 anos ela é ansiosa e gordinha filha de pai negro dou banho mais frequente e Passos talco em creme.

    ResponderExcluir
  39. Leite de magnesia Phillips, passado com algodão 1 vez ao dia, matam as bacterias que causam odor forte.

    ResponderExcluir
  40. Oi Fernanda então descobri esse fato hoje no meu filho. Pois ele brinca pra caramba, joga futebol transpira que só e ele só tem 6 anos. Aí fui pesquisar pra saber se é normal sei lá, e vi o seu docs referente a sua filhinha. Olha se esse médico falou em raça é sinal que vc tem que trocar de profissional. Sabe pq? meu filho é claro penso que não tem nada a ver com cor de pele. Pois ele foi infeliz nesse aspecto. Então penso que eles transpiram muito pq é muita energia acumulada e vamos ver passarmos a higienizar melhor pra ver se melhoram né. Vou investir em algo mais natural pra não chocar com o crescimento dele. Gostei da maneira como conduziu.

    ResponderExcluir
  41. O problema é hormonal. minha filha de 8 anos tb tem. e meu filhos de 10 não tem.
    muito bom é passar leite de magnésia Phillips, talco, pomada minâncora para matar a bactéria do cheiro.

    ResponderExcluir
  42. outra dica é não usar blusa sintética.

    ResponderExcluir
  43. Oi Fernanda então descobri esse fato hoje no meu filho. Pois ele brinca pra caramba, joga futebol transpira que só e ele só tem 6 anos. Aí fui pesquisar pra saber se é normal sei lá, e vi o seu docs referente a sua filhinha. Olha se esse médico falou em raça é sinal que vc tem que trocar de profissional. Sabe pq? meu filho é claro penso que não tem nada a ver com cor de pele. Pois ele foi infeliz nesse aspecto. Então penso que eles transpiram muito pq é muita energia acumulada e vamos ver passarmos a higienizar melhor pra ver se melhoram né. Vou investir em algo mais natural pra não chocar com o crescimento dele. Gostei da maneira como conduziu.

    ResponderExcluir
  44. Olá meu filho de 8 anos também começou a ter cheirinho mesmo eu dando banho nele e lavando bem ou seja não é falta de higiene e ele é branquinho nada a ver isso de raça acho que pode acontecer com qualquer humano bom comprei o da giovann
    a baby azulzinho que tem cheirinho de bebê mas não sei se pode usar agora vou comprar o leite de magnésio adorei a dica !

    ResponderExcluir
  45. Olá, se vc puder me ajudar, meu filho tem 7 meses e está com um odor muito forte nas axilas, notei há um mês e esqueci de comentar com o pediatra. Meu esposo tb é negro. Tenho consulta com o pediatra daqui 10 dias, mas queria saber o que, no fim das contas, vc acabou fazendo e o q surgiu efeito. Obrigada

    ResponderExcluir
  46. A minha filha começou o odor com uns 4 ou 6 meses... o pediatra passou pomada de cetoconazol... parou um tempo, mas aos 2 anos voltou...

    ResponderExcluir
  47. Li todos os comentários e não achei a resposta que queria. Alguém pode me ajudar? Minha filha tem 6 e desde os 5 apresenta esses sintomas. Pais brancos. Tem 1,25cm de altura e 23kg. E começou a trocar de dentes quando tinha 4 anos. É normal? Já fiz bateria de exames no endocrinologista a procura de resquícios de puberdade precoce mas deu tudo negativo. As coleguinhas de escola da mesma idade batem no ombro dela. Além do odor estou mt preocupada pois os médicos dizem que está tudo normal com ela mas mesmo assim olho pra ela toda grande e com odores nas axilas e mt chule. E a noite transpira muito até no inverno. Agradeço qualquer opinião relevante. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha fez agora 5 anos e desde os 4 anos e meio que comecei a notar um odor muito forte nas axilas, que não é habitual sentir em crianças. A pediatra não me soube dar uma resposta, outra médica disse para estar atenta à alimentação.
      Ela toma banho diariamente e muitas vezes algumas horas depois já está com esse cheiro desagradável. Também a minha filha é alta e recentemente notei que apareceu um buço saliente. A pediatra perguntou se notei algum pelo púbico, o que me surpreendeu, porque nunca tinha ouvido falar em puberdade precoce. Para já, queria uma solução para o cheiro desagradável. Alguém que usou o leite de magnésio notou alguma contra-indicação? Obrigada.

      Excluir
  48. Pessoas, eu tiro disso tudo informação que me ajudou a resolver... E será que não da pra colocar a cor da pele de lado? Somos seres humanos, fedemos sim, mas temos que saber as diferenças, eu sempre tive problema com cheiro, desodorante nenhum é 100℅ pra mim, não importa quanto banhos, é só ficar nervosa e pronto!!! Agora que pode ser o nome ah pode, pois minha Luiza também tá com esse problema .. Afff!! Vamos tentar leite de magnésia, bicarbonato, sei lá... Só acho ridículo as pessoas insistirem em falar de cor de pele... Esqueçam isso, virem a página, somos todos seres humanos e pronto! O mau cheiro pode ser da alimentação, dos homônimos, etc e esse monte de porcarias que nem sabemos o que é dentro de comidas industrializadas de hoje! Saúde pra todos!

    ResponderExcluir
  49. Pessoas, eu tiro disso tudo informação que me ajudou a resolver... E será que não da pra colocar a cor da pele de lado? Somos seres humanos, fedemos sim, mas temos que saber as diferenças, eu sempre tive problema com cheiro, desodorante nenhum é 100℅ pra mim, não importa quantos banhos, é só ficar nervosa e pronto!!! Agora, pode ser o nome sim, ah pode, pois minha Luiza também tá com esse problema .. Afff!! Vamos tentar leite de magnésia, bicarbonato, sei lá... Só acho ridículo as pessoas insistirem em falar de cor de pele... Esqueçam isso, virem a página, somos todos seres humanos e pronto! O mau cheiro pode ser da alimentação, dos homônimos, etc e esse monte de porcarias que nem sabemos o que é dentro de comidas industrializadas de hoje! Saúde pra todos!

    ResponderExcluir
  50. Minha filha com dois anos de idade começou com um odor fraco nas axilas levei ao medico fez exames mas não deu nada tudo normal eu passo e limão debaixo do braco foi a única solução acho ela nova pra desodorante

    ResponderExcluir
  51. Na minha opinião foi um comentário muito infeliz do seu pediatra. Acredito que o mal cheiro precoce seja proveniente de outros meios e não a cor ou raça. Minha filha tem 3 anos e começou a ter cheiro nas axilas, estou usando leite de magnésia e está resolvendo totalmente o problema!

    ResponderExcluir
  52. olá, estou com o mesmo problema com filho de 7 anos.. odor muito forte.. Estou consideravelmente assustada.. uma medica pediu uns exames.. acredita, em alguma alteraçao hormonal, glândulas, ... Ja que começaram a nascer pelos pubianos grosso nele..se tiver novidades, nos passe, Somos negros, nunca tivemos isto....RSRSRR.... as vezes é realmente bom procurar uma segunda, terceira opinião..

    ResponderExcluir
  53. ah, sim.. quando passo limão o cheiro some, por alguns dias.. Excelente dica!!!

    ResponderExcluir
  54. Gente...bicarbonato é tiro a queda e não tem nenhuma contra indica ao.. minha filha de 4 anos estava com esse problemA...algumas horinhas brincando e a pequena ja ficava com um odor horrível na axila...uma amiga me falou sobre o bicarbonato...passo logo após o banho como se fosse um talquinho.. dura o dia inteiro..nao tive mais este problemA.

    ResponderExcluir
  55. Olá boa tarde tb to com esse problema só que minha filhota só tem 2 anos e meio sou morena e o pai é branco ela é branquinha mas ta com cheiro muito forte nas axilas alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tive esse problema com minha filha começou aos 6 anos então levei ela no dermatologista e ele me passou um creme desodorante manipulado ela usa ja faz dois anos, acabou meu problema, porém ela não pode ficar sem nenhum dia se não volta o odor. Mas passo uma vez ao dia de manhã e fica o dia todo cherosinha.

      Excluir
    2. Olá
      Tive esse problema com minha filha começou aos 6 anos então levei ela no dermatologista e ele me passou um creme desodorante manipulado ela usa ja faz dois anos, acabou meu problema, porém ela não pode ficar sem nenhum dia se não volta o odor. Mas passo uma vez ao dia de manhã e fica o dia todo cherosinha.

      Excluir
    3. Vc poderia me passar a orgulha deste Đesodorante? Meu filho está e estou desesperada. Obga. Meu email é alicefalconery@yahoo.com.br

      Excluir
  56. Caros,

    Visitei um excelente especialista na área, daqueles que ficamos meses esperando a consulta particular, e a pediatra que atende também em hospital público na periferia, e a questão são bactérias em contato com o suor, como explicado. Não tem nada a ver com raça ou etnia. Vocês já entraram no metrô de Paris ou de Berlim???? Esse controle é muito difícil mesmo, à base de medicamentos de uso externo e controle de alimentação e uso de desodorantes.

    ResponderExcluir
  57. Eu sou adulto e meu filho de 7 anos está passando por essa situação. Nós apenas consultamos a pediatra, mas em breve recorreremos a um endocrinologista. Nós dois estamos usando PEDRA HUME diluída em água (colocada em um frasco de spray). É muito fácil de achar e barato. Normalmente, eu tenho um odor muito forte e posso dizer que, em testes, pude ficar até quase 3 dias feder (em 3 dias sem tomar banho). Não me julguem. Fiz isso pelo meu filho, testando primeiro em mim. A duração é excelente. Na farmácia vende ela em pó, em pedrinhas ou em barra. Esta última geralmente usada para pós-barba pois fecha os poros feridos. Acreditem, funciona pois age como um antitranspirante. O desodorante só "engana", na minha opinião. Ah, sou branco e meu filho também. Nosso odor, infelizmente, pode ficar tão terrível a ponto de parecer muitas vezes com o de pessoas em situação de rua.
    _______
    No mais, entrando na discussão agora...
    Por que dizem que os franceses produzem o melhor perfume do mundo? PORQUE FEDEM MUITO ACIMA DA MÉDIA! Talvez porque não tenham o hábito de tomar muito banho, seja pelo frio seja pela necessidade de economia de água... Enfim, foda-se. Viva a pedra hume!

    ResponderExcluir
  58. Olha eu não sei eh por conta de cor ou não, ms uma coisa que eu digo para vcs mães e que procurem instruir e ajudar seus filhos sobre esses probleminhas que aparecem nas crianças, q olhando parece não ser na verdade um problema, ms pode afetar e mto a vida dos vossos filhos tanto agora na infantil e adolescência, como tb na vida adulta.Eu sempre tive um cheiro mto forte, desde criança, inclusive sofria mto na escola me chamavam de vários nomes, minha mãe não me orientava sobre nada, sequer um bom desodorante comprava, mandava apenas eu passar limão ! só depois de adulta fui descobrir que tenho bromidrose, sou extremamente paranoica com isso, tomo vários banhos por dia e uso desodorante o tempo todo, inclusive ja fiquei com alergias e com a glândula da axila entupida de tanta coisa que eu passava, hoje em dia já consegui controlar um pouco esse suor horrível, porém não posso descuidar e a paranoia tb não deixa que isso aconteça rsrsrs

    ResponderExcluir
  59. Jesus, me abana, quanta bobagem nos comentários antecedidas de "ó, não sou especialista, mas". Não é, dedão para cima, paremos aí. Porque, olha o risco, você pode, sim, que choque, estar sendo racista.
    Vamos lá, Fernanda, é a minha primeira visita ao seu blog e a postagem é antiga, imagino que esteja tudo bem com a sua Lulu. Meu filho acabou de fazer sete anos e hoje também senti um mal cheiro nele. Aqui, no Paraná, nesse clima ameno, nessa criança branca de ascendência italiana e alemã e portuguesa. Perguntei pelo WhatsApp a um dermato e enquanto eu lia as dicas de "não são especialistas mas", ele respondeu para usar Leite de Magnésia Philips e evitar desodorantes infantis, principalmente em aerosol, e nunca anti-transpirantes. Se for usar, o mais natural possível, sem alumínio. Decidi deixar o comentário, para ajudar outras mães que não tenham acesso a um especialista.

    ResponderExcluir
  60. Não são só os negros que tem cheiro forte.Meu marido é branco,loiro e dos olhos azuis e tem um mau cheiro nas axilas e pés que matam até um urubu😁,nosso bebê de 1 ano já apresenta fortes odores quando soa muito.Acredito que seja hereditário.

    ResponderExcluir
  61. Oi mana, seu médico foi mto preconceituoso. Minha filha é branquela, não temos negros na família e aos 4 começou com o cheirinho. O pediatra dela disse pra passar leite de rosas. Boa sorte querida, e muda de pediatra pq uma hora ele vai te dar dor de cabeça (já que mostrou sua ignorância por conta da cor de pele do pai da sua filha). Beijão xará

    ResponderExcluir
  62. Como pai percebi que além da etnia, existem outros fatores que contribuem para o aparecimento destes odores, como a alimentação, produtos de higiene, ocorre que algumas crianças não se dão com alguns produtos, em determinada marca, meu filho apresentou aspereza na pele, em outro apareceram pequenas erupções na perna, em outro apareceu suor de odor forte

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde, sou negra e meu marido é branco, minha filha é branca igual ao pai. Aos 5 anos ela começou com um cheiro forte na axila, relatei a pediatra que imediatamente nos encaminhou para a endecrinologista pediatra. A endocrinologista passou uma bateria de exames tais como ultrassom pelvica ( que deu um pouquinho alterada pra idade dela), raio x da mão pra ver a idade óssea e muitos de sangue, suspeitando de puberdade precoce. Enfim, ela está sendo acompanhada pela endocrino, de 6 em 6 meses refazemos todos os exames pra ver se ouve alguma alteração. Minha pediatra, aliás muito competente foi muito hábil ao ver que havia algo errado e imediatamente tomou providências nos encaminhando pra uma profissional também muito competente. Minha filha não faz uso de hormônios, pois a médica ainda não achou necessário, creio que com os cuidados que estamos tendo não precisará. Quanto ao desodorante, a pediatra falou que nada de desodorantes, ela nos receitou uma misturinha feita com leite de rosas e leite de magnésia. Bjinho e espero ter ajudado alguém.

    ResponderExcluir