Pesquisar este blog

sábado, 6 de dezembro de 2014

O jogo de saquinho de antigamente



As 5 Marias: assim é chamado o jogo de saquinho da minha infância, e de muitas outras pessoas.
Menos das nossas crianças. Bom, elo menos da minha filha não é. Mas isso mudou!

Ontem, arrumando o guarda-roupa da Lú, encontrei um joguinho da memória, feito de tecido, que me fez lembrar do meu jogo de saquinho, meu preferido quando criança. E hoje, enquanto estávamos numa festa, tirei o saquinho com os saquinhos da bolsa, e sabem o que aconteceu? O jogo fez mais sucesso entre os adultos que estavam ali do que com a própria Luísa. Pessoas com bem mais idade que eu se empolgaram, ariscaram uns arremessos para o alto, tentado se lembrar das regras e das fases do jogo. Percebemos que as crianças de hoje não conhecem essa brincadeira. Ou poucas conhecem. O que me fez querer vir aqui para dizer que seria uma ótima ideia para as artesãs de plantão relançarem os queridos saquinhos, né? Ou mesmo para as mães com pouco mais habilidade com linha e agulha. Tenho aqui o passo a passo. Você só precisará de paciência e mão firme. Vamos lá:

Material
  • Retângulos de tecido
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura
  • Arroz, areia ou feijão

Modo de fazer
  1. Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura.
  2. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta.
  3. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio.
  4. Costure a abertura.
  5. Repita a operação com os outros saquinhos.


Legal, né, gente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário