Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

Falando a verdade sobre as férias

"Férias é tudo de bom". Quer frase mais clichê que esta e que todo mundo concorda?
Bem. É sobre isso que quero falar.

Começo de férias é aquela empolgação. A primeira segunda-feira sem obrigações é sempre a melhor segunda -feira do ano todo. A gente acorda animada até pra fazer a faxina da casa. Faz planos para o mês inteiro, que inclui cinema, parques, bicicleta, casa da vó, shopping, uma viagenzinha, amigas em casa, TV, piscina, etc... quase que não cabe no tempo. Driblamos os horários, comemos além da conta, e fazemos coisas que nunca seriam possíveis em épocas de labuta. Primeira semana, segunda...e aí chega a terceira semana, e é quando as coisas começam a mudar um pouquinho. A preguiça toma conta do nosso corpo. A paciência já não é mais a mesma. Brincar de Barbies e Pollys passa a ser um saco e pensar em entrar no carro e dirigir-se a um parque, nem morta: só se for depois das 7 da noite, quando o sol e o calor já diminuíram. E aí você começa a pedir que seu filho te chame de tia, porque não aguenta mais ouvir a palavra mããããããeeeeen e começa também a rezar para que a quarta semana passe voando.

Sou professora e minhas férias coincidem com as da Luísa. Isso é muito legal visto de um lado, mas por outro, sabe o que significa? Que eu não descanso nadinha. Atualmente, não me parece estranho dizer que uma mãe se cansa de um filho. Aliás, isso é a mais pura e possível verdade. Me dê uma rasteira quem achar que isso é absurdo e que nunca se sentiu assim.
Quando ficamos longe por um período, podemos descansar, mudar o foco, o assunto, mas se estamos juntos o tempo todo, tendemos a nos cansar, a nos estressar, a enjoar. Confere? Vamos lá: acordamos juntas, tomamos café da manhã juntas. Enquanto cozinho, ela brinca ou vê TV, mas sempre nos comunicando; uma parada com o arroz para ver o filme que vai passar,uma brincadeira nova que ela inventou ou até mesmo a roupa que ela escolheu pra colocar. *"Mããããããeeeen, me checa?!". Almoçamos juntas, planejamos nosso dia juntas, vamos à padaria, ao mercado, ao banco   **(oi? em que mundo você vive, Fernanda?). Saímos e voltamos juntas. E quando papai chega em casa, que eu penso que vou ter cinco minutos de tempo livre para tomar um banho em silêncio, ela grita: "Manhêêê, vem aqui!! Quer brincar comigo?"
Alguém se identifica?
E então eu grito, faço cara de má vontade, brinco sem querer brincar, brigo, brigo com o marido ... fico querendo sumir! Até minha filha fazer cara de coitada. Aí eu me arrependo. Coloco a cabeça pra pensar e lembro de tudo aquilo que li em blogs, na internet, nas revistas, sobre não gritar, não estressar.. e começo tudo de novo, na santa paz, até o próximo Mããããããããeeen manhoso ou teimoso.

Finalmente, semana que vem voltamos à nossa rotina de aulas; elas com as dela e eu com as minhas.
E juntas.  Porque férias nem sempre é TUDO de bom, mas com certeza esperaremos ansiosamente por nossas próximas.


* "Mããããããeeeen, me checa?!"
Expressão usada por Luísa, solicitando minha presença no banheiro, a fim de checar se ela limpou o bumbum direito ou não.

**oi? em que mundo você vive, Fernanda?
Tenho uma amiga que diz: "Minha nossa, Fer, você ainda vai ao banco, nos dias de hoje!!"
Sim, gente, eu vou sempre ao banco, para efetuar depósitos somente. As outras transações eu já consigo fazer aqui de casa mesmo. rsrss..

Um comentário:

  1. Sei bem como é e concordo. Também tiro férias sempre com os filhos, então a gente nunca descansa. Esse ano viajamos pra praia, descansar na praia com um menino de 3 anos e 8 meses + 1 adolescente de 15 que também exige atenção, não acontece. Voce descreveu exatamente uma cena do meu cotidiano....de estresse, de brigar com o marido porque ele TEM QUE se mexer, pegar o menino pra brincar e não esperar que eu peça. Mas quem disse que o menino quer? é Mããããããããeeen o tempo todo !!!! A gente ama, mas fica cansada, se irrita, briga, depois se arrepende. Ai gente, como é difícil ser mãe né ?!

    ResponderExcluir