Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2015

Levá-la à festa ou não?

Sua filha foi convidada para ir a uma festa de aniversário de uma das amiguinhas da classe. Todas as crianças da sala foram chamadas, só que tem um problema: a aniversariante não quer que sua filha vá. E então? O que você faz?

A história dessa festa já vem me atormentando há uma ou duas semanas, desde que Luísa veio me contar que *Jaqueline não era sua amiga, que era uma chata, e que esta faria uma festa de aniversário e não a convidaria. Até aí, beleza, tranquilo, tudo na paz e tudo muito óbvio pra mim. Pelo menos para mim.
Uns dois dias depois, o discurso mudou, e Luísa e Jaqueline tornaram-se amigas e desta vez, ela seria convidada para a tal festa.
Os dias se seguiram, onde uma hora as duas se entendiam - e Luísa iria na festa - e outrora nada acontecia - e Luísa não iria mais.
A ansiedade pela droga da festa foi aumentando, mas também a incerteza, até que ontem, entrando no carro, Luísa desaba:

"Mamãe, a *Jaqueline falou que não me quer na festa dela. Ela disse que vai chamar todo mundo, menos eu, porque ela não gosta de mim e não vai me dar o convite. Aí a tia disse que ou ela dá o convite pra todo mundo ou ela não dá pra ninguém. E eu queria tanto ir..."

Coisinha difícil isso de ter que orientar uma criança, não? Porque, muitas vezes, nós não podemos ser super justas e sinceras e falarmos exatamente como falaríamos a um adulto, coisas do tipo "manda ela cagar, filha, e acredite: essa festa vai ser uma porcaria. E quando chegar o seu aniversário, você não a chama e pronto!"  Tive que usar de sinceridade comedida, explicando que nem sempre somos convidadas para todas as festas e que "sim, realmente as pessoas chamam para suas festas, pessoas que gostam, e que nem todo mundo gosta da gente e que a vida é assim mesmo. Disse que ela não deveria ficar chateada por causa disso e e que SE a menina voltasse a convidá-la, ela deveria dizer que "agora quem não quer ir na sua festa sou EU, e mesmo se quisesse, minha mãe não me levaria!""

Eis que hoje, Luísa me aparece toda feliz, com a m***** do convite na mão e um sorriso gigante no rosto: "mãããeeeeee, fui convidada pra festa da *Jaqueeeeeeee!!"

E agora? Agora não sei o que fazer.
Digo à ela que pare de ser boba e que não vou levá-la à festa?
Digo que vá e arque com algum provável desaforo da menina?
Explico à ela sobre o que possivelmente possa acontecer na festa, mas que fique tranquila, brinque com outras meninas e que qualquer coisa, me telefone?
Se não a deixo ir, estaria alimentando e colaborando com uma futura inimizade?
O que você faria?

*Jaqueline é um nome fictício

3 comentários:

  1. Decisão difícil, essa, hein... Bem, se a festa é só para as crianças, como me pareceu na frase "qualquer coisa, me telefone", imagino que a mãe da menina tenha deixado algum número de telefone para você contactá-la.
    Acho que eu entraria em contato com a mãe da menina e explicaria a situação, falando que acha supernormal as crianças terem desavenças de vez em quando, ficarem "de mal" e logo depois "de bem" novamente, mas que você não gostaria de forçar uma situação levando sua filha para a festa caso a aniversariante realmente não a queira lá. E veria qual seria a reação da mãe da menina. Se ela se mostrar solícita e disser que isso é bobagem e que sua filha será bem-vinda na festa sim, leve-a. Mas se a mãe titubear e você perceber que sua filha realmente não será bem-vinda, arranje algum outro programa bem legal pra fazer com sua filha no mesmo horário da festa. :)

    ResponderExcluir
  2. Nanda aconteceu isso aqui recentemente!
    Alice tem uma melhor amiga chamada Bianca... Alice fez aniversário sábado, toda vez que ela e a Bianca tinham uma briguinha na escola ela me dizia que não queria que a Bianca fosse no aniversário. Conversei com ela, que não podia ser assim, que elas eram amigas e tudo mais! Sábado a Bianca foi no aniversário e como não era pra menos, as duas não se desgrudaram!
    Alice e a Bianca tem 4 e 3 anos, acho que é uma idade mais difícil de explicar a situação e os sentimentos, mas eu acho que você deveria deixar a Lú ir sim, ainda mais se ela está com tanta vontade! Até porque lá vão ter mais amiguinhas dela e caso aconteça alguma coisa, ela poderá te ligar, mas eu acredito que isso não passa de probleminhas entre as crianças, acho que você pode desencanar e deixar ela aproveitar ;)

    ResponderExcluir
  3. Que situação, Fê!!!
    Como você resolveu???

    Quero saber como referência futura pra mim mesma... :)

    ResponderExcluir