Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Do desfralde e da escapada

Já contei aqui no blog - em algum lugar já contei, eu juro! - que o desfralde da Lulú foi super fácil, rápido e sem muito stress. Só pra resumir, passamos 15 dias na Bahia, e deixei Luísa, na época com 2 anos, o tempo todo sem fralda durante o dia. Ambiente propício, claro, pois passava o dia de biquini, na praia. De noite, após o banho, insistia em deixá-la só de calcinha, de olho nela e pronta pra correr limpar algumas "pocinhas" que se formavam em volta dela. Cocô então, nem se fala. 

Mas o que acho importante mesmo na fase do desfralde é ter paciência, tranquilidade, preparo e disponibilidade. Saber que será uma fase trabalhosa, que você terá que estar bem calma, porque terá que limpar xixi e cocô toda hora e ainda por cima explicar a seu filho que ele deve pedir para ir ao banheiro quando sentir vontade. Paciência para colocá-lo sentadinho no vaso ou peniquinho de tempo em tempo, sem ao menos um sinal de vontade. Só controlando o tempo mesmo. Lembro que cada xixi da Luísa no penico era uma festa. Nós DUAS comemoravamos. Cocô então, nem se fala.

O cocô demorou um pouco mais para acertarmos a hora exata.
Mas o momento em que eu estava era tão tranquilo, que nem mesmo o cocô me estressou. Nuncanuncanunca achei ruim, fiz cara feia ou me estressei quando alguma coisa escapava. Sempre dizia "Filha, escapou?"..."Filha, você esqueceu de me pedir pra ir ao banheiro?"... E acho que isso foi fundamental para que Luísa entendesse todo esse processo rapidamente.

Na época eu não trabalhava fora, estava disponível o tempo todo pra ela, e sinceramente, se fosse hoje, acho que as coisas seriam bem mais difíceis e cansativas.
****************
E ontem o xixi escapou. E hoje também.
Lulú estava tão cansada, que mesmo tendo feito xixi antes de ir para a cama, acordou desesperada, molhada até o pescoço, me pedindo pra tirar a roupa toda e tomar banho. Gostoso, né? Cinco e meia da manhã. O bom é que ela dorme fácil depois, e pudemos esticar nosso sono pra mais meia horinha depois.

Sei que as escapadas são normais. Por isso, mesmo morrendo de sono e preguiça, não demonstro de maneira alguma algum sentimento ruim. Só sono. Ah, esse meu sono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário