Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Não deu tempo...

Hoje conversando com minha prima que está grávida do Mateus de quase sete meses, lembrei das minhas ansiedades e angústias antes do nascimento da Luísa.
As preocupações eram com o quarto, cortinas, com banheira, se deveria ter trocador ou não, se as fraldas iriam dar alergia, se minha casa estaria aconchegante o suficiente para receber minha filha, enfim, milhões de coisas.

Luísa nasceu 2 meses antes do previsto, e eu não tinha quase nada pronto. Não tinha lembrancinhas, nem enfeite de porta nem mala de maternidade prontos. Eu era só uma mãe de vestido, sem qualquer troca de roupa no hospital, porque não imaginava que seu bebê nasceria naquele dia.


O berço nem estava em casa, minha mãe não estava no hospital comigo e ninguém esperava por Luísa naquele momento. Nem eu.
**********
Luísa nasceu, Lucas estava presente o tempo todo, e olhando para trás, vejo que isso me bastou.
Minha mãe chegou logo cedo ao hospital trazendo malas e roupas MEGA grandes para uma criança que havia nascido com apenas 1,995 quilinhos. Afinal de contas, quem poderia imaginar que de um casal grande como eu e Lucas nasceria uma Luísa tão pequenininha.


O berço chegou depois de sei lá quanto tempo, mas não fez diferença, porque passamos um tempo na casa da minha mãe, e com isso Luísa dormia na mesma cama que eu. Lucas teve que viajar logo após o nascimento dela, então, tínhamos uma cama de casal só para nós duas.

Costumo dizer que Deus fez comigo o que deveria fazer com muitas mães: trouxe a Luísa antes do tempo, pra me privar de tanta ansiedade, e me deu a chance de perceber que muitas das coisas que queremos prontas para a chegada do bebê são desnecessárias para ele.
Claro que me programei para ter tudo pronto.
Claro que queria.
Quem não quer?
Mas não deu tempo, e nada fez falta.

Vejam bem! Não estou dizendo que toda preparação antecipada é bobagem. Todo cuidado nos detalhes da decoração do quartinho, das lembrancinhas, muito pelo contrário! Queria ter feito tudo isso, mas a única coisa que consegui foi realizar o chá de bebê. Tô dizendo que nada do que não fiz fez falta para a Luísa. Deve ter feito falta para alguns que vieram nos visitar depois, e até imagino que alguma pessoa possa ter falado "nossa, não fez nem lembrancinha?".
Não fizemos.
Não deu tempo.
Foi tudo tão de repente.
Mas foi perfeito para mim.

3 comentários:

  1. Oi, Fê!

    Que raro terem dado alta à Luísa tão pequenininha! De todos os médicos e hospitais ouço que o bebê só pode levar o bebê para casa próximo dos 2kg...

    Mas sobre seu post, sua história é parecedíssima com a minha. Nem pijama decente eu tinha! Minhas cunhadas sairam para comprar um para mim... rs

    Como a Bia ficou quaase 3 meses internada, consegui preparar o enxoval, o quarto, umas poucas lembrancinhas... óbvio que o sentimento não era o mesmo como se tivesse nascido aquela hora mas dentro do possível, foi bem especial!

    Beijos!

    Monica.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi tudo isso...foi verdade eu tavalá, esperando a nanda e o lucas pro churras do niver da minha mae....Lucas ligou pra dizer q nao ia porq Lulu tava nascendo....fui visitar vcs e nao senti falta de nada disso (sou meio suspeita pra falar neh)...eu nao queria lembrancinha, soh queria mesmo era que Luiza, tao picola, pegasse no peito da mamae e viesse a vida de vez....olha q coisa linda ela ficou....parabens Luiza...pela mamae e papai lindos q v tem

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, obrigada pelo comentário lá no blog. Que bom que lê tudo ou quase porque como disse uma blogueira famosa: parece que a gente manda o texto para um vazio... Mas como é bom escrever né? Você me deu o estímulo. E eu sempre passo por aqui também... Quanto ao que escreveu, sim, Deus ecreve certo por linhas tortinhas, mas que nos levam longe!!! A luísa está bem? O Léo tá delicioso!
    beijos
    BIA

    ResponderExcluir