Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Usando palavras difíceis e "eu leio para meu filho"

Aprendi e acatei, que não devemos menosprezar a inteligência e capacidade que as crianças tem, de aprender e compreender as palavras. Nunca deixei de usar palavras difíceis com Luísa. Palavras do meu dia-a-dia.  Capacidade, responsabilidade, dedicação, respeito, consciência, inteligência, determinação, fazem parte do nosso vocabulário aqui em casa, e da educação que damos à ela.

E então que isso é a melhor coisa que fazemos.
Tirando o lado emocional-afetivo-materno-boquiaberto-babão da coisa, e vendo pelo lado intelectual, Luísa tem sim um vocabulário extenso, aos 3 anos e 10 meses. Usa palavras como "emocionada", "impressionada", "muito honrada" (não sei onde ela viu isso!), "apaixonada", "respeito", e várias outras, que na visão de muitos, "ainda é muito cedo, e ela não entende". Há! Tá bom! Espera pra ver!

Hoje cedo ela acordou, deu um arroto e disse:
-"Ai, mãe. Foi meu estômago!"
"Estômago", gente! Não é engraçado para uma menina de 3 anos e quase 4?

Lemos para ela desde SEMPRE!
Livros? São muitos aqui em casa.
Peças de teatro? Desde pequenininha.
Até leitura de jornal fazemos! E ela adora.
E não tem nada de facilitarmos vocabulário pra ela, não!

Às vezes, rio escondido. Outras, rio sem censura e dou um abraço nela e digo "que linda linda você!", e sempre com um orgulho que não me cabe. Orgulho este não só da inteligência dela, mas também do resultado do nosso "trabalho", que vemos a cada dia.
Eu tenho 4 meses e tô achando esse peixe azul, maior engraçado!!!!

"E o coelho disse pro rato..."
Ah sim! Eu vou pra Ubatuba mesmo e leio a apostila de acupuntura do meu pai."

2 comentários:

  1. Muito Parabéns, fico muito feliz quando vejo pais empenhados e que lêem para os filhos.
    Aqui também lemos desde muito cedo para o Leo e ele fala imenso e é lindo de ver ele usar palavras bastantes complexas para a idade. E eles entendem mesmo.
    Faz toda a diferença entre crianças que não "lêem" livros e crianças que o fazem.

    Que fotos lindas :)
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Sou cada dia mais fã da Lulu e vc está certa, parabéns pelo trabalho com ela, a capacidade dela mais a dedicação dos pais fazem toda a diferença, adorei as fotos!
    bjs
    P.S.: Tb leio pra Alice desde "sempre"

    ResponderExcluir