Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Ensina-se preconceito

Tia da escola, para mim:
"Mãe, hoje a coordenadora chamou a atenção da Luísa, porque ela falou para a Aninha* que ela é nega. Aí a Aninha foi se encolhendo e nem quis mais brincar. A tia falou pra ela que não pode ter preconceito, que a única diferença é a cor da pele, mas que.......bláblábláblá...".

Eu, para a tia da escola:
"Tia, em primeiro lugar, entendo que esta fase é de descobertas e associações da Luísa, e há um mês atrás, ela veio me dizer que a Aninha é PÊTA. Eu expliquei à ela que PRETO é só o apelido do vovô, e que a amiguinha é NEGRA, assim como o PAI dela (da Luísa) é negro, o vô PRETO é negro, o tio Hélio é negro. Ela entendeu e à partir daí começou a falar direitinho, me apontando os negros conhecidos. Inclusive a Aninha.
Em segundo lugar, a cor da pele não é tratada como diferença lá em casa. Aliás, nem é tratada, sabe! Porque para a Luísa, tudo isso é muito normal. Ela convive com brancos e negros NORMALMENTE!
Em terceiro lugar, ela disse que a Aninha é NEGA porque ela ainda não fala o "R" direito. Porque eu tenho certeza que ela quis dizer NEGRA.
E por último, a Aninha é negra mesmo, e quem deve trabalhar isso são os pais DELA, que são brancos! A minha filha já é NATURALMENTE trabalhada, convivida, e amada, por brancos e negOS." 


Observações:
1- Aninha é o nome fictício da amiguinha da Luísa.
2- Aninha foi adotada por um casal branco, aos 8 meses de vida.
3- Meu marido (NEGRO) disse que eu falei tudo o que deveria falar.
Humpf!


Tá vendo onde começam a aprender o que é preconceito?

10 comentários:

  1. Olá Fe
    Estás completamente certa. E adorei a forma como abordas-te o assunto.
    Preconceito é feio mesmo mas só o tem quem o cria, quem vive a vida com naturalidade e autenticidade de que todos somos seres humanos iguais não tem lugar para preconceito .

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse seu post, Fê. E o seu título está perfeito: ensina-se o preconceito. Quem seria a Luísa, filha de pai negão, ter preconceito com uma criança negra???
    Imagino que não deve ser fácil para os pais dessa menina trabalharem o assunto. Especialmente por eles serem brancos. Porque contra eles certamente existe um preconceito forte da sociedade e eles devem fazer de tudo pra proteger a menina. Mas não podem esconder que existem pessoas brancas e negras, não faz sentido!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Certíssima Fernanda..apavarou no raciocínio óbvio e natural não é?
    Realmente o preconceito é exatamente isso..a falta de esclarecimento e informações das pessoas e até dos educadores por aí...
    Aposto que fizeste a pro parar pra pensar viu...
    Beijooo....bom feriado.
    http://eueeless.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É gente! Não é fácil, não! Falta de esclarecimento pode acarretar em um problema sério, nénão? Pelo menos eu acho! beijos e obrigada pela compreensão. Estava até com medo de postar meu raciocínio, mas sei que fiz certo! beijos

    ResponderExcluir
  5. OI Fê,
    ótimo post e ótima a sua abordagem com a professora.
    Tudo o que tenho para dizer já foi dito nos comentários acima. Certíssima a sua posição.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito bem Nanda. Sabe que eu já escutei que meu cabelo (enroladíssimo) só pode ter vindo de negão? E eu disse: sim, veio mesmo, da minha tataravó, e morro de orgulho disso! É a mais pura verdade... O duro é que todo mundo fala o mesmo do cabelo do Léo e eu penso que vou ter que ensinar desde cedo que não tem mal nenhum nisso... É normal, somos todos uma mistureba. E a família da Aninha precisa mostrar isso para ela né?
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. o preconceito é plantado e é cultivado em muito lugares, a gente enquanto mãe tem que prestar atenção por a negação de falar sobre o assunto tbm é preconceito
    ...aquela pessoa é negra...sim ela é e pronto ...eu ter falado isso não quer dizer que quis dizer algo além do que eu falei
    a sei lá!!
    muito complicado por que falar é preconceito mas não falar tbm é!
    aqui em casa isso é bem natural, negro...japonês....gay....e tudo mais tem tudo por aqui ..rs

    ResponderExcluir
  8. Foi o que eu disse, Tati: aqui em casa também é muito natural.

    ResponderExcluir
  9. Como eu não li esse post na época, gente? Onde eu tava! Nossa, muito bom, Fê!

    ResponderExcluir