Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Uma segunda opção

Confesso que não entendo a dificuldade que algumas amigas tem de encontrar alguma obstetra que faça cesárea. Eu mesma só me depararei com elas até agora! Qualquer indicação, falem comigo! Já tenho duas na minha lista, e que SÓ fazem isso!

*
*

Bom, pra começar, quero dizer aqui que não me enganei com relação à primeira obstetra: ela é realmente louca, desinformada perigosa esquisita.
Quando cheguei ao consultório da nova GO, hoje á tarde, uma enfermeira veio aferir minha pressão e me questionou à respeito dos exames que eu já tinha em mãos, e que foram pedidos pela Dra. esquisita. Eu disse que havia estado nela, mas que não voltaria mais lá. Fiz uns pouquíssimos comentários e o que ouvi foi:
-"Ela é assim mesmo. Ela foi demitida desta clínica, pois pisava muito na bola."
Já basta, né? Sem mais, já deu pra perceber que não sou EU a crica da história e estou feliz por ter "fugido" dela.

*
*

Dra. Elaine me atendeu super bem. Uma simpatia.
Disse estar com problemas na bexiga, devido ao ar condicionado, e por isso sua sala estava QUENTE.
Me achou "uma belezinha" por estar com todos aqueles exames nas mãos. Está tudo ótimo comigo.
Bem, mas vamos aos fatos:

- Dra. Elaine disse que eu DEVO usar protetor solar 60, todos os dias da minha vida. Ótimo!
- Disse também que realmente, após 3 meses de gestação, eu posso pintar meu cabelo com qualquer tipo de tintura, e que a única coisa que ela não me aconselha é progressiva. Mas pelo sim, pelo não, vou usar algo mais natural mesmo, sem amônia: um tonalizante ou henna mesmo.

- Dra. Elaine disse que a vitamina que a Dra. esquisita me deu está boa, mas que depois que terminá-la, ela passará algo mais completo, contendo zinco e mais outras vitaminas, que serão ótimas para o bebê.
- Falou sobre o ácido fólico, importantíssimo para a formação do bebê, mas alertou que na minha idade, corre-se mais riscos de ter um bebê com deficiências, e frisou bem a palavra Síndrome de Down. Disse que independente da saúde da mãe, uma mulher de 39 anos tem mais facilidade de gerar um filho Down. Prometo não me apegar a esta informação, já que minha saúde está ótima e meus órgãos, em perfeito estado. Uma adolescente, praticamente!

- Ela disse ter trabalhado por cinco anos no Mato Grosso, e fazia todos os tipos de parto por lá. Disse, porém, que AQUI ela não faz o parto normal, por achar um método passado e desnecessário para a mulher. A não ser que a mãe já apareça com 7 centímetros de dilatação, pois assim não causa sofrimento do bebê e corre-se menos riscos de causar algum problema à ele, como deformações ou traumatismos. Caso contrário, ela OPERA e SÓ.
- Disse também que faz partos em um único hospital aqui da cidade - e isto não inclui o meu hospital - , e que mesmo assim, cobra pelo trabalho, já que o convênio só paga R$ 130,00 para o médico, por parto, quantia que não a tira de casa nem por decreto.


- "Dra, há alguma coisa que não deva comer?"
-"Sim, nada que não seja bom para sua saúde. Não tome suco em pozinho, coma só carnes bem passadas e evite as de porco. Coma muitas frutas, verduras e legumes e não exagere em nada."
Ponto positivo pra ela!
Só não ouvi ainda ninguém falar que uma grávida deve fazer exercícios regularmente: uma caminhada boa, uma hidro.... Será?


 Apesar disso tudo, saí aliviada do consultório, me sentindo mais amparada, e acima de tudo, livre para escolher o melhor para mim. Creio que um pré natal bem feito me dará segurança e confiança.

*
*
Mas ó: já tenho uma outra consulta marcada, com outro obstetra, que me foi bem recomendado, que trabalha no hospital do meu convênio e que faz parto normal. Daqui há um mês. Vamos ver e aguardar.

3 comentários:

  1. Fer quando eu estava grávida da Luísa e da Alice eu fiz hidro. A hidro que eu fazia era especialmente para mulheres grávidas. São exercícios bem relaxantes, com todo cuidado do mundo.
    E continue na busca pelo seu parto normal mesmo, acho que ninguém deve ser obrigado a passar por algo que não quer.
    A verdade é que muitos médicos só querem fazer cesárea pelo retorno financeiro que eles recebem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nanda, pelo que entendi vc realmente quer parto normal, certo?
    Acho que posso te dar umas dicas :)
    E isso de ultrapassado quem decide é o corpo da mulher na hora H, se tem dilatacao... contracoes... porque fazer cesarea? Mas concordo que se for pra mae passar 12, 14 horas em trabalho de parto... cesarea ja!
    Querida, o que vc precisa, realmente é de um maravilhoso pre-natal. Que voce confie em seu medico e ponto... pois na hora de nascer nao necessariamente ele vai estar la!

    Beijinhos,
    Fique com Deus,
    Bebel

    ResponderExcluir
  3. Fernanda o cenário no Brasil é triste. Tive minha primeira filha em São Paulo e de parto normal, no entanto com todas as intervenções possíveis. Engravidei da minha segunda filha em Recife e tive que entrar em contato com 10 obstetras até achar um que aceitasse fazer normal. Estou com 7 meses e em todas as consultas eu enfatizo para o meu médico que quero ter normal e que não marco cesárea. Não desiste não! Boa sorte!

    ResponderExcluir