Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Um pedido de ajuda

Já faz algum tempo que venho notando minha filha nervosa, irritada e até meio mal educada. Tem dias que acorda gritando por não querer ir a escola, ou porque brigou com alguma amiguinha - "elas ficam encendo meu saco, mamãe!" -, ou por estar simplesmente com sono. E hoje, a professora dela me chamou para conversar.
Luísa também anda nervosa e brava lá na escola e como se isso já não fosse suficiente, fui informada de que ela anda batendo nas amigas, principalmente quando é contrariada ou deixada de lado por elas.
E aí eu me pergunto:
-"Como assim? Batendo? Mostrando a língua? Chamando até as professoras de "chatas"? Como assim?"
Por eu ter voltado ao trabalho, Luísa tem ficado até às quatro horas da tarde na escola. Busco ela todos os dias, exceto às terças-feiras. Trabalho das cinco e meia às sete e meia da noite e depois disso passamos o resto do tempo juntas, mas.........enquanto ela brinca, eu preparo alguma coisa pra comer.....enquanto ela assiste TV, dou comida à ela...(sim, este tem sido nosso esquema. Sei que é péssimo comer em frente à TV, mas temos feito isso), e depois disso nos preparamos para dormir.
Na verdade, não sei se ando rígida demais com ela com relação à horários e tecnologia. Não sei se porque ando acordando em cima da hora todos os dias, atrasada sempre, ando apressando ela pra tudo, ela anda irritada também....enfim. Estou meio perdida por aqui.
Alguém pode me dar uma dica?
Algum psicólogo de plantão?
Falta atenção? Falta conversa? Castigo? O que?


2 comentários:

  1. Vou te dar a dica.
    tem como nao trabalhas das 5:30 as 7:30? dá pra trabalhar mais tarde, depois que ela dormir? ou deixar um tempo a mais na escola e nao trabalhar em casa?
    meus mais velhos estavam com problemas semelhantes, e a orientacao da escola foi (1) colocar pra dormir mais cedo e (2) dar uma atencao melhor no processo de ir dormir. a coord na escola das criancas disse que irritacao, falta de educacao, nervosismo, violencia, muitas vezes, é FALTA DE HORAS DORMIDAS. Mesmo que nao durma antes do horario habitual. precisa descansar melhor, mais, ter presenca de mae sem tv, barulho, agitacao. experimente.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fe. Acho que a sugestão da Mari faz muito sentido. Já percebi aqui em casa que quando temos que sair cedo e tenho que acordar a Nana, com aquela correria de manhã, ela passa o dia meio azedinha... Até a gente quando não dorme o suficiente fica meio irritada, não é verdade?
    Bjs

    ResponderExcluir