Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Da boca pra fora, jamais!

Chegou a hora da gente pensar mais e mais antes de falar qualquer coisa pra nossa filha.

Não que eu costume falar coisas da boca pra fora, que eu minta, que eu a ignore. Isso jamais. Mas sabe aquela coisa de você querer contornar uma situação (na verdade encurtar o assunto), ou até dar uma "enganadinha" nela? Acabou! Jamais! Nem pensar! Não! Nem pensar não! É justamente o contrário: teremos que pensar bem antes de falar qualquer coisa à ela. E também de prometer.

Dia desses, pela manhã (beeeem cedo mesmo!), Luísa acordou e disse que não queria ir à escola. Pois bem. Eu, atrasada e com alguns compromissos, disse que não uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Na sexta vez eu disse, "Filha, por favor. Hoje você tem que ir à escola, primeiro porque tem muitas atividades legais lá hoje, e também porque mamãe tem que fazer algumas coisas importantes, e não vai poder brincar com você o dia todo. Vá para a escola e quando voltar a gente brinca, dança, assiste tv, tudo bem?"

"Não"

"Amanhã você fica em casa. Mas hoje você vai, ok"
Acabou o assunto. Fomos para a escola.

Dia seguinte:
"Lú! Vamos filha! Vamos pra escola." Coloquei short, meia, tênis, e quando fui colocar a camiseta nela...
(seu filho troca de roupa sozinho já? a minha ainda não. é normal?)

..."Mamãe, você LEMBA que ontem você falou que eu podia ficar de féiras hoje?"

Pois é! LÊMBO! E me ferrei!
Dia de faxineira em casa, entrevista marcada de última hora, 50 macarons para entregar, e uma filha pra me justificar.

"Pois é, filha. eu lembro sim. Mas sabe o que é? Ontem ligaram pra mamae de uma escola, e pediram pra eu ir lá fazer uma entrevista pra trabalhar lá, sabe. E você não pode ir comigo lá. Foi inesperado, e mamãe vai ter que ir. você entende Mas amanhã já é sábado e você não precisará ir na escola. além do mais, hoje tem aula de culinária."

Consegui. E foi até fácil. Mas me fez atentar o fato prestar mais atenção antes de falar qualquer coisa pra minha filha.

4 comentários:

  1. Adorei o seu post.
    Realmente por vezes dizemos coisas um pouco sem pensar mesmo para encurtar o assunto e depois leva-nos a faltar á nossa palavra... o que não é nada bom exemplo né? comigo também já aconteceu...
    Temos que nos policiar

    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. É temos que pensar 10 vezes antes de falar qualquer coisa para os filhos!!
    E tem que ter jogo de cintura também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI Fê,
    aqui também procuro ficar atenta também porque essas criaturinhas têm uma memória que é o seguinte, hein? Não esquecem nada e cobram tudo.
    Quanto a trocar de roupa sozinha, ca da criança tem o seu tempo (essa já é clichê, né?) e o estímulo que recebe. E se você gosta de trocar a roupa dela, aproveita bastante. kkkk.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fer, aqui a coisa é igual...Ana tem antena 24h. kkk

    Quanto às maçãs, comprei um kit no Dicid: é um pó pronto que a gente só mistura a água. O duro é acertar o ponto, toda hora tem que testar com um pingo num copo de água fria. Se "vidrar" na hora está bom. Acontece de uma hora para outra. Se passar um pouco fica amarga. Outra dica é colocar numa assadeira anti-aderente as maças que sai facinho. E tem que colocar nos saquinhos logo. bjs

    ResponderExcluir