Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O fim do bico

Luísa nunca pegou mamadeira. Mamou no peito até um ano e meio, enquanto que os sucos e água sempre tomava no copo com bico.
Esse copo com bico foi nosso fiel parceiro até semana passada, quando resolvi tirar o bico  definitivamente, já que ele também pode acarretar problemas na fala, posição da língua, dentição, arcada dentária e de higiene.
Inventei uma historinha, que o bico do copo tinha quebrado, então tive que jogá-lo no lixo, e assim que pudesse, compraria outro. Desta maneira, Luísa passou a tomar o tetê no copo sem bico.
Já havia tentado algumas vezes colocá-la na mesa para tomar o café da manhã conosco, na xícara, mas ela insistia no copo de bico e eu cedia. Não via porque insistir tanto assim, mesmo porque ela sempre relaxava tomando tetê na cama.
Só que o tempo passa, Lulú está com 4 anos e fiquei preocupada de verdade com a parte da fala e posíção da língua dela. A fono da escolinha anterior já havia me alertado.
O que percebi é que com isso, Luísa diminuiu muito a quantidade de leite. antes ela queria tetê quando chegava da escola, quando ia dormir, na madrugada e quando acordava. 4 vezes. Pura bobagem. Agora, com o fim da mamata, e tendo que se sentar na cama pra tomar o tetê, ela nem pede. Toma o leite de manhã, na mesa, e de vez em quando até pede em outro horário, mas toma bem menos do que com o bico, chegando a deixar um restinho no fundo do copo. Estou feliz com o resultado. Os dentes agradecem.

2 comentários:

  1. sabe q meu sobrinho tbm parou com o leite depois que largou a mamadeira. na verdade, a mamadeira ou copos com bico são mais um conforto, um momento de aconchego e talvez eles não precisem mais de tantos momentos ou substituem por outros. eles estão crescendo né?
    o melhor de tudo é que foi naturalmente sem sofrimento. coisa boa quando a gente respeita o tempo deles!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. É que bom que fez a coisa certa. Você vai ver que tudo se ajeita.
    Voltou rápido hein querida? rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir