Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Luísa com S ou com Z?

Me chamo Fernanda Keli.
E não riam do meu nome! Fernanda Ke-li. Tem combinação mais descombinada que isso? Digam que tem, por favor! :)
Talvez Rodrigo Rafael, ou Edilaine Catlin, e até Mariana Helena, podem ser piores que o meu.
Nunca gostei do meu segundo nome, mesmo ele sendo escrito da forma mais simples e brasileira possível: com um L e I. Pior que isso, só se fosse com dois Ls e mais o Y no final. Arght!

E quando escolhi o nome da Lulú, primeiro que queria um nome simples, sem um segundo nome acompanhando, e segundo, achei que não teria tanto problema com a maneira com que se escreve Luísa.
Só que tenho: da mesma maneira que as pessoas estão acostumadíssimas a escreverem KeLLY, elas também escrevem LuiZa. E isso me chateia. Chateia porque Luísa, minha filha, não é Luiza. Luiza é outra pessoa. E não tem coisa mais chata que ver o nome da minha Luísa, escrito com Z, em qualquer lugar que seja. Já aconteceu de vir algum bilhete da escola com seu nome com Z, e eu corrigi. Dia desses aconteceu de colocarem seu nome com Z em uma exposição de trabalhinhos. Não pode. Costumo ver publicações nas redes sociais, onde mencionam o nome dela com Z e, acho que simplesmente perde a identidade.
Não tenho nada contra Luísa com Z. Só escolhi com S porque minha avó era Luísa com S e queria que fosse assim também: com S.
Pode ser frescura da minha parte, mas...quem disse que não sou fresca?


14 comentários:

  1. Não acho frescura... e, apesar de ter tentado fugir disso, caí no mesmo problema..
    O meu nome é Martha Korine.. e Korine não é sobrenome... daí sofri horrores com isso.. Quando pensei em um nome para a pequena, sempre pensei em um que fosse simples, que não fosse composto e que não gerasse duvida na escrita... Laís!
    Mas sempre tenho q lembrar que é com S e não com Z..
    #comofaz?!

    Bj grande

    ResponderExcluir
  2. Não é frescura não Fer, também fico chateada quando escrevem o nome da minha Luísa com Z.
    Já corrigi várias vezes também.
    E pior que Fernanda Keli, é Nayara Angélica hahaha.
    Odeio a combinação do meu nome
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dois dos meus filhos se chamam joaquin (com n) e elena (sem h), mas eu nao me chateio quando escrevem errado proque ninguem tem a obrigacao de saber que a escrita do nome deles é diferente do obvio. MAs eu ja tinha pensado nisso quando decidi pelos seus nomes.

    ResponderExcluir
  4. É que os dois nomes são bem diferentes né, Mari? Eu mesma, nunca escreveria Elena sem H. Achei lindo, por sinal. E como você mesma disse, você já estava preparada pra isso. Beijão.

    ResponderExcluir
  5. E vc sabia que pela gramática portuguesa Luisa é com S e não com Z? Pois é...eu e marido pensamos muito se colocaríamos Ísis, com acento, o correto pela gramática, ou sem acento. Optamos por escrever o correto e daí é um saco falar que o nome dela tem acento. Na escola nunca colocam o acento, já falei e tudo...como ela vai escrever corretamente depois se nem as professoras escrevem?

    Eu tenho um sobrenome complicado, sempre tenho que soletrar, é chato mesmo. E Janine por ser Geanine, então perguntam se é com J ou G, hahaha.

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  6. Nem preciso dizer que eu passo a mesma coisa, né? Quando os amigos ou alguém nas redes sociais escreve com z, até relevo porque as pessoas não prestam atenção mesmo, mas na escola não dá, né? Dia desses, na festinha de aniversário da Lu da escola, veio uma foto com o nome dela escrito Luiza com z na lousa. A professora oficial tinha saído e a substituta escreveu errado. E meu sentimento foi exatamente o mesmo que o seu: pareceia que a festa era para a Luiza, e não para a Luísa.
    Beijos Fernanda Keli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é estranho mesmo, Rô? E na escola fica pior ainda, já que as meninas estão sendo ou ainda nem foram alfabetizadas. Agora, que você aproveitou a deixa de me chamar de Fernanda Keli, aaaaaaaaaah, você fez isso!! Humf!

      Excluir
  7. T a certo q Keli escrito assim, eh feio. Mas qual eh o seu problema com KeLLY, com 2 ls e y?
    Nao gosta ok, mas escrever ARGHT!
    Meu nome eh Kelly, assim mesmo, e achei um desrespeito vc escrever dessa maneira. Nao gosta ok, mas escrever Arght. Poxa, leio seu blog todos os dias, acho q so comentei uma vez, mas gosto mto, e adoro ler seus relatos com a Luisa, acho q vc foi um pouco desrespeitosa com quem tem esse nome. Sei q devo respeitar sua opiniao de nao gostar do nome, mas tb deve respeitar quem ficou ofendido. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Kelly, me desculpe, mas realmente não gosto do meu nome. E me referi ao Kelly com dois Ls e Y, por ser mais caprichado, só isso. O arght foi uma maneira de me expressar, querendo dizer "éca, não gosto desse nome". Não era pra ofender ninguém, e sim, só ao meu nome. Beijos

      Excluir
    2. tudo bem, ta desculpada kkkkkk. Na verdade nao eh q ele esta mais "caprichado" com 2 ls e y eh q eh assim q se escreve mesmo. coneço uma menina q o nome dela eh Queli, assim acho estranho, mas nao tem nada a ver. desculpa o desabafo ai blz. bjss

      Excluir
    3. Imagine Kelly. É que realmente estou acostumada a fazer esse tipo de brincadeira (ou falar a verdade sobre o que penso do meu nome). Que bom que me desculpou! fico muito mais aliviada!! beijão

      Excluir
    4. o meu é KELLY e odeio quando as pessoas escrevem Keli, ou Kely entre outros até assim : QUELI já vi kkkkkkk

      Excluir
  8. Esse eh o primeiro critério que eu tenho pra escolher o nome: não ter dúvida na grafia. Mas apaixonei por Clarice (com SS ou com C?). Que puxa... :/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post.

    http://achegadadojose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir