Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Antes de tirar satisfações (com uns), questione (os outros)

Tenho um problema bem grande (e exagerado), com relação ao fato das pessoas escreverem "LuíSa com Z", e não com S. Principalmente na escola.
Já falei sobre isso antes, e agora, com a troca da professora da turminha dela, me deparo com o mesmo problema. Claro que ela ainda não é obrigada a saber que o nome da minha Luísa é com S, já que este é um período de recreação, e as aulas (e a lista de nomes) só começam mesmo dia 28 deste mês.
Mas com este problema (exagerado), veio outro:

o fato dela ter escrito na agenda, "LUÍSA com Z" e com letra de mão. E não de forma.

À princípio pensei que ela não deveria, já que as crianças estão em processo de alfabetização e, da mesma maneira que o "Luísa com Z" atrapalha, a letra de mão também.
Já estava pegando o telefone para ligar para a escola, quando minha vizinha, pedagoga, bateu em minha porta. Foi minha salvação.
Perguntei à ela, e o que ouvi foi:

-"Mas a professora não está escrevendo PARA a Luísa. Ela está escrevendo PARA VOCÊ!"

Né?
Faz sentido, não?
É claro que em uma folha de atividades em sala de aula, ela não pode escrever LUÍSA com letra de mão, mas na agenda, que é direcionada aos pais, ela pode.

Tem um outro lado também.
Se Luísa já conhece bem todas as letras do alfabeto, por que não já começar a familiarizá-la com as letras de mão? Pensando que ela ainda tem 5 anos e está no Jardim 2, será que é interessante esta familiarização?
É um outro questionamento.
Alguém se habilita a me dar um palpite?

8 comentários:

  1. Olá,
    Seu blog é ótimo!!! Adorei!
    Estou criando um também pode me seguir e dar uma olhada?

    http://diariodojpzinho.blogspot.com.br/

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a sua amiga, a prof estava escrevendo pra você...as profs estão sempre correndo e apresadas, na hora de escrever para os pais pelo menos usando a letra de mão vai mais rápido. A letra de forma é mais demorada.
    Acho que você não precisa familiarizar a Luísa com esse tipo de letra agora, isso acontece só no segundo ano. Ela não precisa fazer isso já...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O meu palpite não é de mãe, já que ainda não tenho filhos, mas de alguém que aprendeu a ler muito cedo. Eu fui alfabetizada pela minha mãe, que é professora, antes dos três anos, mas sem pressão, e sim porque eu queria aprender. Acho que o mais importante é ver se ela está receptiva a isso, porque eu acho que a pior coisa que se pode fazer com uma criança é tentar encaixá-la num modelo baseado em outras pessoas. Eu passei por isso a minha vida inteira: as pessoas não sabiam o que fazer comigo, porque eu não me encaixava nos modelos que eles conheciam. Ser "adiantada" não é realmente uma vantagem, mas ser forçada a desacelerar seu ritmo de aprendizado é horrível. Eu acho que você deve tentar mostrar a ela , casualmente, que existem outros modos de "desenhar as letras" e ver como ela reage a isso, e fornecer as informações de acordo com a receptividade dela. Se ela simplesmente não se interessar, deixe para mais tarde, se ela quiser aprender, ensine, mas no ritmo dela, porque ela é que vai te mostrar para o que ela está pronta. Espero que meu palpite seja útil (até porque eu escrevi quase um livro aqui, hihihi).
    Martina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Martina!
      Seu comentário é super importante aqui!!
      E vc tem razão...acho que o tempo é dela e o que temos a fazer é dar oportunidades.
      beijo pra vc, "adiantadinha"!!!

      Excluir
  4. Eu me habilito ;)
    Sou professora de inglês, e dei aula pra criança em da idade da Luísa, e sabe? Sempre tive muita preocupação com os nomes, o jeito que a criança gosta de ser chamada, o nome que os pais deram, a forma que era escrito.
    Qnt a letra cursiva na idade da Luísa, precisa verificar a habilidade dela "desenhar" as letras e interesse. Se houver, pode brincar com ela de treinar sim ;) (minha humilde opinião)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, ela reconhece o nome dela e de alguns amigos escrito com letra cursiva, e até brinca de escrever assim (mas só saem rabiscos). Incentivar, nunca incentivei.
      E sua humilde opinião é muito bem vinda!
      beijo querida

      Excluir
  5. Como pedagoga,afirmo que já está mais do que na hora da Lu se familiarizar com outros tipos de letras,quanto mais cedo for esse contato melhor,ela já vai logo assimilar que o nome dela pode ser escrito/lido de várias maneiras..mostrar pra ela em casa mesmo a infinidade de M's de L's desenhados,mais simples,é de muita valia pra ela.

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que minha mãe fez para eu pegar o jeito na letra cursiva? Ela comprava aqueles cadernos de caligrafia, nem sei se existe isso hoje em dia. Mas eu fazia achando a maior diversão, e acabava saindo a letra bonitinha e aprendendo. ^^

    Beijos
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir