Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sempre é bom conversar e trocar experiências

Existem fases da vida de uma criança que são bem complicadas e difíceis de entender, e se formos pessoas fechadas, essas fases se tornam ainda mais difíceis e indecifráveis, e até mesmo dignas de conselhos médicos.

Quando trocamos ideias com pessoas conhecidas, amigas, e que de preferência tenham filhos com idades aproximadas aos nossos, a troca de experiências e informações é esclarecedora.

Luísa está numa fase "chiclete no sapato", sabe como é? E também está na fase do medo da morte. Da minha, especificamente.

E também está na fase de me dizer que não queria ter saído da minha barriga....
E essas "fases" são dignas de preocupações, não? Nem tanto.
Quando temos com quem compartilhar essas fases, as coisas se tornam bem mais claras, nos mostrando que muitas crianças passam pelas mesmas coisas em determinada idade: mesmos medos, mesmos chiliques...o que nos tranquiliza.
Cada um tem um jeito de lidar com essas fases, tornando-as mais ou menos fáceis e compreensíveis.
O que não vale é estressar com os pequenos. Perder a cabeça, gritar ou até mesmo ignorar totalmente o sentimento da criança é um tanto prejudicial, pois o melhor jeito mesmo de se resolver os problemas é dando carinho, atenção, desviar o foco e muito, mas muito entendimento.

3 comentários:

  1. Concordo muito com vc, Fe... Aliás, é um dos motivos de eu adorar seu blog. O Tatei e a Lulu têm quase a mesma a idade e eu consigo identificar várias coisas em comum...
    Ele tb está na fase chiclete e medo da morte... Tem medo que os pais morram, que ele morra, que o mundo acabe... Coisas assim.
    Poder compartilhar e conversar com outras mães ajuda muito!!!
    Bjk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medo de morte..medo que a gente morra....tudo igualzinho, mulher!!
      beijos

      Excluir
  2. Ichi amiga, aqui acho que a Milena ta torcendo pra que eu morra...ahahahaha.... Ta numa fase difícil tbem... queria outra mãe, que eu sou muito chata.. que ela nunca é feliz.....rs. E pega a grávida mais sensível do pedaço aqui.. a coisa ta critica pro meu lado aqui. Rs. Adorei o post.

    ResponderExcluir