Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Surpresinha para os alunos e o dia do livro

E ontem foi dia de reunião na escola da Luísa.
E como hoje é Dia do Índio, a professora pediu às mães, que fizessem uma surpresinha para seus filhos, que será entregue hoje a eles: um colar de índio, feito de macarrão. Achei a ideia o máximo.



****

Ontem foi Dia do Livro e dia corrido pra mim. Não consegui postar nada sobre a data. Então hoje, vou compartilhar com vocês algumas dicas para melhorar a preguiça (de quem tem) de ler para os filhos. Porque entendo que não é todo dia que nosso sono e nossa vontade permitem uma boa e divertida leitura. Divertida, porque leitura tem que ser divertida, a maneira de ler para as crianças tem que ser divertida, para que se torne interessante.

Lendo juntos

Muitas vezes, como já disse aí em cima, é difícil cumprir a tarefa de ler pelo menos 20 minutos por dia para os filhos, como aconselham os especialistas. No entanto, é A ATIVIDADE, e não o tempo, que conta de fato. Se você não tem 20 minutos, leia por 10, por 5 minutos, mas leia. Tente encontrar um momento tranquilo, como a hora de ir para a cama, e se animem juntos, para curtir uma boa história. Faça disso uma atividade natural, assim como é o ato de escovar os dentes, por exemplo.

Leitura com rimas

Nenhuma criança é nova demais para um bom livro. Embora não entendam todas as palavras, os bebês vão adorar os sons e a atenção que você vai dar para eles durante a leitura. Livros com rima são uma ótima opção, e como dica pessoal, fica o livro NÃO CONFUNDA, da Eva Furnari.

Livros Variados

Leia TUDO o que for possível e estiver à mão. Livros lindos, passatempos, jornais, livros de receitas, malas diretas e até bulas de remédio (hahaha)...vale tudo! Você pode até assinar uma revista para seu filho. As crianças ficam encantadas em ter sua própria correspondência.

Leitura em movimento

Estimule seu filho a ler ao ar livre - outdoors, placas de ônibus, nomes de lojas, embalagens de mantimentos, calendários... Ele vai entender que ler é importante.

Os livros que você gosta

Não é preciso sentir culpa por rejeitar um livro de que você não goste ou que já tenha lido muitas vezes. Em vez disso, ajude seu filho a escolher uma história que agrade a todos. Se você acha determinado livro pouco interessante, é provável que sua opinião se reflita na leitura em voz alta. E isso significa que o pequeno provavelmente não vai gostar muito dele também. Portanto, tente manter a estante cheia de livros que agradem ambas as gerações e todos se divertirão com a leitura.

Seu filho está vendo você ler

Este é um hábito que você vai querer que seu filho adote. Se ele vê que você e outros membros da família gostam de ler livros, revistas, jornais ou o que quer que seja, então se sentirá motivado a partilhar desse prazer.

Livros de presente

Em vez de comprar chocolates ou brinquedos, por que não recompensar tarefas bem feitas ou bons comportamentos com um livro novo ou uma ida à livraria? Pense em dar a seu filho um livro especial com dedicatória em cada aniversário - faça disso um hábito. E, além de levar um bolo para a turma comemorar a data na escola, envie para lá um livro para compor o acervo da biblioteca, em nome do seu filho.

Dica Rápida

Os livros preferidos do seu filho devem estar em um lugar acessível. Não precisa ser numa estante - uma caixa ou um cesto resistente num cantinho especial terá o mesmo efeito. Assim, sempre que tiver vontade, a criança saberá onde ir, e mais importante, alcançará os livros.

Fonte: O Bê-á-bá da leitura - Reader's Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário