Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mocinha? Nem pensar!!!

Há duas semanas atrás percebi uma manchinha na calcinha da Luísa que parecia corrimento. Liguei para o pediatra, que me pediu para vê-la no mesmo dia. Examinando minha filha, ele constatou que era mesmo um corrimento, e que poderia ser decorrente de má higienização. Perguntou como eu a limpava após o cocô e eu disse que "por trás" - que é a maneira correta. A próxima pergunta foi se na escola as tias também a limpavam da maneira correta. Bom, como a Lú não faz cocô na escola, descartamos essa hipótese. Então ligamos aquilo ao fato dela às vezes tomar banho sentada no chão do banheiro. Todos sabemos que isso não é realmente saudável, mas impossível controlar uma criança todas as vezes.
Então fui indicada a "deixar a piriquita dela de molho" com água morna e flogo-rosa e usar um sabonete íntimo (Lucretin infantil), e se ao final daquela semana não tivéssemos uma melhora, teríamos que "colher o material".

Pois bem, no final daquela semana minha filha reclamou que o peito doía.
Gente, qual não foi minha surpresa quando coloquei minhas mãos nos peitinhos dela e percebi dois gângliozinhos ali. Duas bolinhas mesmo! Dois peitinhos mesmo!
Lá vai eu novamente no dia seguinte telefonar para o pediatra, que me disse assim:
-"Procure a Dra. Enicler, ginecologista infantil".

Bom, enfim, marquei consulta para o mesmo dia e lá fomos nós.
Após examinar a Luísa, a médica me disse que hoje em dia está cada vez mais comum crianças começarem a produzir o estrogênio - hormônio feminino - em excesso. Não se sabe ainda se é pela alimentação, ou pela genética, mas está em estudo.

Obs.: só na escola da Luísa, ela é a 4a. criança este ano a apresentar os mesmos sintomas.

Assim sendo, semana que vem saem os resultados dos exames solicitados: sangue, ultrassom das mamas, pelve, abdômen total, e raio X da parte óssea.
Conto aqui depois.

4 comentários:

  1. Fernanda, tô bege. Já tinha ouvido falar nisso, mas com meninas de 5 anos. E mesmo assim tratado como "raridade". Agora 4 crianças numa mesma escola, é um universo muito pequeno. Tirando correr para o pediatra, nem sei o que faria no caso disso acontecer por aqui. Elas são muito novinhas.
    Espero que não seja nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito cuidado!
    Esses sintomas podem indicar puberdade precoce, um fator que se não tratado a tempo pode levar a sua filha a ter menarca precocemente até mesmo com 6 ou 7 anos.
    Seria sensato também o acompanhamento com um endocrinologista especializado em desenvolvimento infantil.
    Foi solicitado raio X das mãos? Pois a formação dos osso da mão indicam a idade biológica da criança.
    Procure o assunto na internet e se encontrar mais sintomas divulgue aqui no blog para outras mães.

    ResponderExcluir
  3. Menina, tô impressionada. Pensava que isso só acontecia, mesmo precocemente, lá pros 8 anos!!
    Mas, tenho certeza que há remédios pra retardar esses sintomas!!
    Boa sorte pra vocês!!
    Bjos!!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou impressionada e preocupada também com esse mundo em que estamos vivendo. Acrdito que tudo isso ocorre devido a nossa alimentação. Espero que não seja nada mesmo, a minha irmã menstruou com 9 anos, e com apenas 26 anos ela já até tirou um mioma. As coisas estão acontecendo muito rápido, fico até com medo.
    Depois no conte o que deu os exames.

    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir