Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Da série "Cuidado com o que se fala perto das crianças"

Que toda criança tem fama de ser "esponjinha" todo mundo sabe.
Que os filhos copiam o que vêem em casa, isso é fato. Na escola? Sim, também.
Mas e quando falamos sobre eles, na frente deles?
Exemplo:
-"Ai, gente, ontem eu tava na cozinha e Luísa chegou e disse..." ou  "e hoje que Luísa disse pro porteiro que o pai dela mamava na teta da vaca!!" E todo mundo acha graça, né?
Aqui em casa, pelo menos, costumamos contar aos outros, coisas, em geral, engraçadinhas. Nada de críticas. Bom, quase nada, né? Claro que às vezes rola um comentário do tipo: "papai, sabe o que a Luísa fez na escola?" ou "o que você achou da Luísa ter rasgado aquela revista?". Mas ainda assim, a grande maioria dos comentários sobre ela são bons ou engraçados.

Só que eu acho que a empolgação às vezes é tanta, que não me dou conta de que estou comentando algo que não deveria, pelo menos na frente dela. Justamente por saber que ela absorve tudo. E o efeito disso, psicologicamente falando, é um trabalhão danado para fazê-la esquecer ou mudar de idéia depois.

Situação 1: Luísa costumava vomitar todos os dias no carro do Vô Preto. E eu achava normal comentar isso com as pessoas. Só que na frente dela. O que aconteceu? Ela passou a falar para todo mundo que vomitava no carro do vô. Ela já se adiantava, e é claro, vomitava mesmo.

Situação 2 (e essa é quentinha!): Toda vez que Luísa fica chata, manhosa, briguenta e chorona, eu digo:"iiiiih, tá com sono!". O que eu escuto dela hoje, depois de uma crise de mãnha? "Mamãe, é o sono que faz isso comigo!"

Então eu acho que isso vale como toque.
A gente pensa que só as coisas "feias", ou impróprias, não podem ser ditas na frente das crianças. Falar mal dos outros, xingar. Mas na verdade existem comentários sobre elas que é melhor guardá-los, ou fazê-los longe delas.
Porque, claro que às vezes elas usam disso como "safadeza" (no bom sentido ok?), mas também temos que pensar que podemos estar influenciando algo que, na verdade, poderia passar despercebido.

Outro dia ouvi de uma amiga que o filho não sabia escrever nada direito ainda, e que tinha uma letra horrorosa. Na frente do menino. Outra amiga tem o costume de falar mal do marido e sobre o relacionamento deles. Na frente da filha. Não me parece nada saudável isso, hein?

9 comentários:

  1. Fe, faz total sentido isso que você está falando. Também me pego falando dela na frente dela e fico pensando se tudo bem fazer isso ou não. A gente tem mesmo que se policiar com essas coisas, porque as meninas já estão numa idade que entendem absolutamente tudo o que a gente fala, inclusive nas entrelinhas.
    Agora, sobre criticar a letra do menino ou falar mal do marido na frente da criança é ainda bem mais grave, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a gente tem que se policiar, e muito!
    Esses seus últimos exemplos me lembraram uma mulher que conheci na sala de espera de um médico. Ela estava com a menina de 2 anos e reclamou que ela não gostava de leite. E nessa sala tinha degustação de leite com um composto desses tipo Sustagem. Fui lá com a Bia e bebemos. A mulher foi lá com a filha, bebeu e falou na frente da menina: "nossa, que coisa horrível, que nojo, não dá pra beber isso". Quase falei "é, porque será que sua filha não bebe leite..." sorte que a minha filha ouviu mas nao deu atenção, porque minha vontade foi mandar ela calar a boca em vez de ficar xingando, na frente da Bia, o leite que ela estava bebendo...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Um optimo post este :)
    Tens toda a razão, sabes acho que por vezes nos esquecemos queeles entendem muito mesmo

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post.

    E concordo - elogiar em público, sempre. Criticar, só entre 04 paredes e quando a criança puder entender, né?!

    Quanto às coisas de casal, o nome diz, de casal. Filhos são filhos, não psicólogos......

    Beeeeeeeeeeeijo, tchau!

    ResponderExcluir
  5. Vc tem toda razão! Super importante esse post! Às vezes é até engraçadinho ver as crianças usando palavras e expressões que nós, adultos, usamos. Mas temos que tomar cuidado sim, pois eles não têm todo o discernimento e nem total compreensão das situações mais complexas, né?!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, me chamo Nathália e gostaria de saber onde posso achar o link do video da gata com o filhote para assistir no yotube? Obrigada desde já !

    http://nandapiovezani.blogspot.com/2011/06/da-culpa-de-novo.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathália. Vá no link
    http://www.youtube.com/watch?v=6vlf7YVeJak

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigada !
    Nathália

    ResponderExcluir