Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Falta de energia e gás

Ontem conversando com meu marido, percebemos que está faltando muita energia pra gente no que diz respeito à Luísa.

Deixa eu explicar:

Luísa chega da escola e neste momento, já me sinto cansada.
Luísa quer brincar junto com a gente, ou melhor, quer que brinquemos junto com ela. Até aí, tudo bem. Mas quando brincamos com ela, sinto que nem eu nem ele estamos 100% interagidos ali na brincadeira.
Luísa quer jogar bola. Até aí tudo bem também, mas ao invés de levantarmos pra brincar, acabamos jogando bola sentados mesmo.
Luísa quer brincar com um jogo novo. Tudo bem de novo, mas parece que sempre temos alguma coisa a mais na cabeça, que não nos deixa estar ali totalmente presentes.
E estou me achando péssima por isso.
Péssima porque já fui uma mãe melhor. Péssima porque já tentei mudar. Péssima porque não consigo me desligar 2 horas antes do horário dela chegar em casa, pra recarregar as energias e gastá-las com ela.

Claro que faço tudo direitinho no quesito necessidades básicas, como dar janta, banho, dar carinho, amor, e colocar pra dormir. Mas criança não precisa só de necessidades básicas. Precisa de necessidades imprescindíveis também, que são interação, dedicação total, atenção individual, pique e disponibilidade pra brincar.

Atribuo isso à minha  "falta de ter o que fazer", e parece até brincadeira eu falar isso, já que, durante o dia, minha cabeça vai à 1000 por hora, procurando coisas pra fazer, arrumando e desarrumando armários, mudando móveis de lugar, lavando um simples copo que está na pia, organizando agenda e compromissos, ou simplesmente, navegando na internet. Aliás, acho sinceramente que a internet tem me tirado muito tempo.

E indo mais à fundo no papo de ontem com o marido, questionei se essa nossa falta de enrgia não pode influenciar nossa filha de alguma maneira negativa no futuro. Esse assunto surgiu porque estávamos falando de hereditariedade, de gerações, de descobrir traumas desde o útero...enfim....uma viagem!
Mas que me fez pensar que tenho que mudar urgente.
Na semana passada, Luísa chegou toda empolgada contando que fez na escola um ovo de páscoa, com bexiga, cola e folha de revista. Queria fazer aqui em casa, e eu acabei desconversando e lhe propondo outra atividade, que não me fizesse subir na escada, pegar as bexigas que estão lá em cima do armário, a cola que está no andar de cima e procurar alguma revista que pudesse ser cortada. Tá certo isso? Não, não, e não! E estou revoltada comigo.

******

6 comentários:

  1. kkkkk, sabe o que é isso??? É falta de ter um irmãozinho pra Lú, um animalzinho pra se preocupar. Só assim para vc não ficar achando que é errada em tudo que não faz. Pare de procurar pelo em ovo! kkkkk
    Curta essa criança linda que vc tem, sem extrapolar, no seu limite; sabe o limite dela é na escolinha, onde brinca, corre, pula!!! Em casa fica só no relax! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê, mas não é a mesma coisa! Sei que ela brinca e se diverte na escola, mas e aqui? Os pais dela estão sempre cansados e "mais ou menos" pra ela!
      Não é sempre! Lógico que tem dias que são só dela. Claro que não deixamos ela falando sozinha! Mas falta ação, sabe? Falta ENERGIA!!!

      Excluir
  2. Fê, toca aqui! Também sinto a mesma coisa que você. Mesmo estando em casa, são poucos os momentos durante a semana que eu estou 100% pra elas e me sinto super culpada. Também acho que a internet ocupa meu tempo mais do que deveria.
    Mas, sinceramente? Tenho certeza que isso não vai afetar o futuro dela. Você está presente, dá carinho, educa.
    Faça o seu melhor mas dentro dos seus limites. Acho difícil qualquer pai ou mãe não estar cansado à noite. Me diz quem tem 100% de energia no final do dia?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você ainda usa o computador para trabalhar. E eu que uso ele só pra ver face, e-mail e blogs?? Imagina se minha consciência não pesa mais que a sua? Sei que sou super presente, que dou muita coisa pra ela, mas um pouquinho mais de energia e pique pra brincar me faria bem. Será que é a idade? Será que existe algum complexo poli mega ultra blaster vitamínico pra isso?

      Excluir
  3. Fernanda, enxerguei nesse post tudo o que exatamente acontece aqui em casa. Muitas vezes brincamos de bola sentados...um absurdo!!!!
    Meu marido só quer que minha filha fique no colo vendo DVD...eu trabalho fora e quando ela chega da escola eu que fiquei na correria de arrumar a casa, preparar a comida, já estou só o pó e sem pique pra brincadeiras...me sinto péssima. Mas já me prometi mudanças nesse sentido e para um futuro muito próximo...

    Boa sorte aí...

    ResponderExcluir
  4. Ahãããã! A coisa andava igual por aqui!!! kkkk
    E sabe o que eu acho? Não é só pq estamos cansadas, sem energia, etc...é pq para nossa geração é difícil abrir mão da nossa individualidade, do tempo só pra gente, renunciar aquilo que a gente gosta de fazer. Por isso a falta de paciência com elas e atenção 100%.
    Ultimamente fiz algumas escolhas para satisfazer as minhas e as necessidades da Ana. Escolhi deixar de lado algumas coisas, inclusive o meu blog e acho que melhorou pra todo mundo.
    bjs

    ResponderExcluir