Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Antes de ser mãe


Antes de ser mãe, eu sinceramente não tinha saco para crianças em geral. Elas não faziam parte do meu mundo. Principalmente as maiores, que já falavam, já desobedeciam, já corriam e gritavam e, na minha visão, já eram sem graça. Achava que todas eram mal educadas e que os pais delas tornavam-se uns chatos. Fora que só sabiam falar dos filhos. 
Tinha também aqueles pais de bebês, que de um dia para o outro, transformavam-se em seres insuportáveis, cheios de não me toques, só porque tinham um bebê no colo.

Aí eu virei mãe. 
E passei a entender tudo isso: os pais, os bebês, as crianças que correm, que gritam, que desobedecem e que são chatas. E os pais chatos também. Virei uma mãe chata. Cheia de cuidados, que só sabe falar da filha, que interrompe uma conversa com uma amiga só pra chamar a atenção da criança, e que tem como prioridade, a filha. Entendi que algumas coisas, alguns comportamentos, tantos das crianças quanto dos pais, são inevitáveis.

Passei por fases incríveis desde o nascimento da Lulú: cansaço, muito amor, sono, mais amor, descobertas, fofurices, perrengues, altas risadas e mais amor. Responsabilidade de educar, de ensinar certo. A superproteção. O sentimento de que aquela pessoinha é dependente 100% de mim. As broncas. Tudo isso faz parte de um mundo que é descoberto só depois que viramos mães. Esse sentimento todo, sabe? Contraditório, às vezes, mas intenso demais. 


E olha que engraçado: hoje eu fico puuuuuta quando percebo que alguém se incomoda com minha filha. Mesmo! Fico passada quando percebo caras e bocas, principalmente daquelas pessoas que não tem filhos, que não sabem o que é educar alguém. Ou das que tem filhos pequenos ainda, que não falam, não gritam, não desobedecem, mas que de uma forma ou outra, perturbam também.


É claro que isso é um desabafo. 

2 comentários:

  1. ótimo desabafo, aconteceu a mesma coisa comigo, rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto... E me encaixo muito bem nele, rs!
    Bom fds querida...
    bjinhos

    ResponderExcluir