Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Folclore

Dia 22 de agosto foi o Dia do Folclore, e a Lú tá aprendendo sobre as lendas na escolinha.
Ela já conhece muito bem a lenda do Saci, por exemplo. Sabe que ele usa um gorrinho vermelho, fuma cachimbo, pula num pé só, dá nó em rabo de cavalo, e que pra se pegar um saci tem que tirar o gorro dele e prendê-lo numa garrafa.

Sabe que o Boitatá é uma cobrona de fogo...

Sabe que o Jurupari é o demônio das trevas que matou o Aguiri - indiozinho de um tribo da Amazônia e que os olhos de Aguiri foram plantados e deles nasceu uma árvore com umas frutinhas que deram o nome de guaraná....enfim, Luísa sabe de tudo isso, porque sempre vamos aos shows do Tempo de Brincar e eles são ótimos em ninar essas lendas através de histórias e música..
Mas e aí?
E aí que Luísa desde quinta-feira anda tendo pitis, começa a chorar de repente enquanto come, se esconde no nosso colo, fala coisa que ninguém entende. O que dá pra ver é que ela anda SUPER assustada.
E aí também que ela começou a falar sobre a Mula sem Cabeça.
Perguntei quem havia falado sobre isso com ela, e ela me disse que foi a tia da escola.
Porque nem eu, e nem o Tempo de Brincar(rs) falamos sobre a tal mula sem cabeça pra ela!
Também ela veio com uma história de uma menininha, que tava vendo uma menininha no colo do pai dela, e que a menininha tava chorando porque queria a mãe dela. E eu perguntei: "onde tá a mãe dela, Lulú?" E ela respondeu que tava na escola. Pura viagem!
Não sei como a tia da escola tá falando sobre as lendas do folclore brasileiro, mas tem que tomar cuidado, falar que todos aqueles personagens são só historinhas, que não existem, porque senão, as crianças, e principalmente as da idade da Lulú, piram.
Claro que na segunda-feira vou lá na escola pra conversar. Porque a minha parte, eu já estou fazendo, que é explicar à ela o que EU entendo disso tudo.
******************
Mas e a história da menininha, hein?
Como disse minha mãe, queremos acreditar que seja um anjinho. Ou apenas fruto da imaginação dela.
Ai que meda.

3 comentários:

  1. Que coisa hein?? É bom conversar mesmo com a professora, e orar com a pequena sempre que possivel, para ela se sentir protegida de qualquer coisa que povoe sua imaginação.
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa Fe arrepiei os pelos do corpo todo do assunto da menina, ui! Vai sim minha linda, eu tbém fiquei super chateada um dia que a M.C chegou falando do lobo mau. Eu tentei não falar de personagens do mau, vamos dizer assim, mas eles acabam aprendendo na escolinha. Que cá pra nós deveria ser mais tarde, quando já entendessem as coisas. Muito chato! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê,
    as crianças são assim mesmo, super inventivas e impressionáveis.
    A Sofia adora a história do dundun sererê, mas também fica com medo. Agora sempre quer saber em que lua estamos e quando eu digo que estamso na lu cheia ... pronto, começam os medinhos.
    A maioria dessas lendas ocorrem na lua cheia.
    O jeito é ir confortanto, explicando que é história, etc...
    Mas acho que cabe dar um pulinho na escola, né?
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir