Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rangendo os dentes?

É normal em crianças à partir dos três anos e meio até os seis, mais ou menos. Mas não posso negar que tomei um susto quando comecei a ouvir Luísa rangendo os dentes. E o barulho não é bonito, não, viu! Assusta! Parece que ela vai moer os dentes!
Mas depois do meu marido ter perguntado à sua dentista sobre isso, e ela ter dito ser normal em crianças, fui pesquisar e me tranquilizei.

Ainda não se sabe exatamente porque as crianças rangem os dentes, mas os especialistas costumam associar o hábito a alguns fatores, como tensão ou "stress", dores de ouvido ou dores pelo nascimento dos dentes, ou quando estes não se encaixam direito (oclusão). Alergias podem influenciar, e até a presença de parasitas (lombrigas), mas não há nenhuma prova científica disso. Descobri também que a origem do barulho muitas vezes é bem menos inofensiva, pois a criança pode estar apenas se acostumando com os dentes. Claro que se os pais também rangem os dentes, a criança tem maior tendência a fazê-lo também, da mesma maneira que se ela fala dormindo ou bába, isso também pode acontecer.
O que podemos fazer é, além de esperar a fase passar, informar o dentista e investir em um ritual de sono mais tranquilo. Passando dos seis anos de idade, quando a criança já tem alguns dentes permanentes, se o bruxismo continuar, aí sim é hora de procurar definitivamente o dentista e fazer aquela plaquinha sob medida, para usar durante a noite.

Estou mais tranquila e queria compartilhar com vocês.

4 comentários:

  1. É amiga, as crianças fazem isso e o barulho não é nada bonito, rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão range os dentes até hoje. Tem que usar a plaquinha pra dormir... Nada mais grave que isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Interessante. A Amanda passou uma fase rangendo bastante os dentes, por volta de 6 anos. Depois que fez 7, realmente diminuiu bastante!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi umas 2 vezes minha filha rangendo os dentes, e ela tem apenas 18 meses. Mas foi bem rapidinho, coisa de segundos, por isso não assustei!

    Acompanho seu blog desde que eu estava grávida, ontem resolvi fazer um também! :)
    bjs

    ResponderExcluir