Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luísa teimosa e o elefantinho que se dava mal

Ontem, depois de ter lido e comentado um post da Roberta, sobre o comportamento das nossas filhas, entre quatro e cinco anos, relaxei.
É!
Desestressei um pouquinho.

É interessante (e desestressante) compararmos as fases das nossas crianças, e podermos chegar à conclusão de que É NORMAL, nesta idade, desobedecerem, teimarem, testarem nossa paciência, responderem, fazerem birrinhas e serem prazerosamente chatinhas (pelo menos eu prefiro pensar desta maneira, e acreditar que, criança que não faz isso nesta idade, É ANORMAL! RARIDADE!).
Só que, ao mesmo tempo que desobedece (que provoca), Luísa sente, não sei bem sei é medo, mas no final, resolve obedecer. Dá pra entender? Ela testa e, se eu insisto, se faço cara de má, ela obedece.

Então lá vou eu, com toda minha paciência, que desaparece sim de vez em quando, mas brota rapidamente depois, contar uma história à ela. Só que desta vez, direcionei o assunto para a teimosia e a surdez (ou é só minha filha que se faz de surda às vezes?).

O Elefantinho Atrapalhado (Editora Ediouro), conta a história de um elefantinho danado, que faz tudo o contrário do que a mãe pede: é desobediente e se faz de "surdo", e sempre se dá mal. E olha só: Luísa super se identificou com ele! Conforme eu ia lendo, ela ia fazendo comentários, do tipo: "que nem eu, né, mamãe?" e " não vou mais te desobedecer".

Apesar do livro ser indicado para crianças entre 0 e 3 anos,  nos identificamos agora, aos 4, quase 5 anos.


Acertamos na leitura da noite.
É bom, de vez em quando, direcionarmos as histórias às situações reais. Foi bom para mim, no sentido de ajudar minha filha a enxergar o que ela mesma faz, só que na pele de uma personagem, que ela acabou se identificando e percebendo que a teimosia é chata e às vezes, perigosa.
"Viu! Quando sua mãe disser NÃO, obedeça! É para o seu bem!"
Bem isso.

Um comentário: