E Luísa começa a guagejar...
Li que isso tanto tem a ver com ansiedade como com um processo natural no desenvolvimento da linguagem. Luísa está em fase de conhecimento e de assimilação de acontecimentos. Ela já tem uma indepedência maior, e com isso, "pensa" e "se atrapalha". É normal entre os 3 e 4 anos de idade, e não se deve fazer nada, a não ser que a gagueira persista ou piore.
Quando digo "nao se deve fazer nada", quero dizer que não se deve interferir. Não se pode apressá-la, criticá-la e nem mesmo ajudá-la a terminar as frases. Com o tempo ela mesma se corrige.
Claro que se a gagueira persistir por muito tempo, é indicado procurar ajuda de um profissional, mas nada como uma boa dose de paciência, misturada a mais uma dose de bom humor pra levar isso numa boa.
Para saber mais, pesquise sobre Disfluência Infantil.
Awnnnn...
ResponderExcluirQue fofa!!
Bjs!!
Oi Fê!
ResponderExcluirQuanto tempo...
Nossa, estava lendo os post's de cima para baixo... mas tem dado o que falar por aí hein?! Não sabia em qual comentar... como a internet tah lenta pra cac@*!&, escolhi este!
Tu sabe que o Lucas tb começou com essas? E o pior é que eu penso como vc, mas todo o resto fica rindo e imitando ele. Ainda estou tomando coragem de dizer: Ei, parem com isso! porque eu fico super irritada quando começam!!!! E acho que vai ser amanhã mesmo com o próximo que começar!
Já tinha lido sobre isso num livro sobre a fala. É exatamente como vc falou. A gente até consegue perceber que é pura ansiedade neh, eles pensam muito rápido e se atrapalham para falar e organizar todos os pensamentos!
Beijão, querida!
Estava com saudades de vcs!Não tenho conseguido ser tão assídua quanto antes... Mas adorei saber das sapequices da Lulu... que figurinha!!! Tomara que o cabelinho não estrague, neh?! E o susto da padaria??? Já passei por um desses tb! É num piscar de olhos e tudo pode acontecer!!! Vou te contar hein, essas figurinhas dão o que falar...
Beijo beijo
E uma ótima noite pra vcs :)
Ju