Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Eu vô, eu vô, eu vô, eu vô, eu vô, na casa da minha vó!

E Luísa começa a guagejar...
 Li que isso tanto tem a ver com ansiedade como com um processo natural no desenvolvimento da linguagem. Luísa está em fase de conhecimento e de assimilação de acontecimentos. Ela já tem uma indepedência maior, e com isso, "pensa" e "se atrapalha". É normal entre os 3 e 4 anos de idade, e não se deve fazer nada, a não ser que a gagueira persista ou piore.

Quando digo "nao se deve fazer nada", quero dizer que não se deve interferir. Não se pode apressá-la, criticá-la e nem mesmo ajudá-la a terminar as frases. Com o tempo ela mesma se corrige.
Claro que se a gagueira persistir por muito tempo, é indicado procurar ajuda de um profissional, mas nada como uma boa dose de paciência, misturada a mais uma dose de bom humor pra levar isso numa boa.

Para saber mais, pesquise sobre Disfluência Infantil.

2 comentários:

  1. Oi Fê!
    Quanto tempo...
    Nossa, estava lendo os post's de cima para baixo... mas tem dado o que falar por aí hein?! Não sabia em qual comentar... como a internet tah lenta pra cac@*!&, escolhi este!
    Tu sabe que o Lucas tb começou com essas? E o pior é que eu penso como vc, mas todo o resto fica rindo e imitando ele. Ainda estou tomando coragem de dizer: Ei, parem com isso! porque eu fico super irritada quando começam!!!! E acho que vai ser amanhã mesmo com o próximo que começar!

    Já tinha lido sobre isso num livro sobre a fala. É exatamente como vc falou. A gente até consegue perceber que é pura ansiedade neh, eles pensam muito rápido e se atrapalham para falar e organizar todos os pensamentos!

    Beijão, querida!
    Estava com saudades de vcs!Não tenho conseguido ser tão assídua quanto antes... Mas adorei saber das sapequices da Lulu... que figurinha!!! Tomara que o cabelinho não estrague, neh?! E o susto da padaria??? Já passei por um desses tb! É num piscar de olhos e tudo pode acontecer!!! Vou te contar hein, essas figurinhas dão o que falar...

    Beijo beijo
    E uma ótima noite pra vcs :)
    Ju

    ResponderExcluir