Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um casal com criança em um navio

Pois bem, aqui estou para contar um pouco sobre nossa viagem à Búzios e Ilhabela de navio.

Do porto de Santos
Embarcamos dia 13. Saímos de casa bem cedo (7 da manhã) e chegamos ao porto de Santos às 10h. O embarque começou somente às 13h. Porto lotado, 5 navios ancorados e muita, muita gente. E muitas, muitas crianças. Banheiros femininos com filas quilométricas, o que resultou em invadirmos o banheiro dos homens. Mesmo porque estes eram divididos, tinham portas e vasos sanitários (não tinham mictórios). Eu e Lulú fomos as primeiras a aceitar a iniciativa de um cara que saiu do banheiro e disse que poderíamos usá-lo sem problemas. Canseira por tempo de espera e ansiedade à parte, deixo aqui minha dúvida, para que vocês mesmas tirem a conclusão:
não sei se é melhor chegar bem cedo ao porto e garantir uma das primeiras senhas para embarque, ou chegar mesmo em cima da hora, perder um pouco do tempo dentro do navio, mas perder a muvuca e embarcar sem muita espera.
Atualização : se você sai para fazer um cruzeiro longo, aí vale a pena chegar mais tarde ao porto e embarcar no último horário. Caso vá para um cruzeiro curto, como o que fizemos, aí sim saia cedo de casa, enfrente a mucuca do porto, mas entre logo no navio e aproveite o máximo.É muito pouco tempo.

Do embarque
Farra no porto quando liberaram o embarque no Orchestra. Aplausos! Fim da canseira!
À partir do momento que liberam o embarque, daí a coisa flui rápido. Desorganização para o check-in, mas no fim dá tudo certo. Luísa resolve dormir no meu colo bem nessa hora. Trampo para abrir a mochila, trampo para conseguir tirar uma foto dela de olhos abertos (para o cartão de bordo). Mas conseguimos.
Primeiro presente da Lú à bordo: uma pulseira de identificação e um coletinho salva vidas.

Cabine
Ficamos em uma cabine grande, externa com mesa e cadeiras na varanda, no décimo andar. Uma cama de casal e um sofá cama de casal. Luísa ficou super bem acomodada, e achou o máximo ter uma geladeira (frigobar) dentro do armário da TV.

Alimentação
5 refeições gigantes durante o dia é muita coisa. Achei que minha filha fosse pegar trauma de tanta comida.
E nós também!
No café da manhã preferia comer linguiça com ovo frito a pão com manteiga. Não dispensava o tetê, que ao invés de chocolate, colocava um pouquinho de café para "dar gosto ao leite".
No almoço e no snack da tarde, muita porcaria : pizza, hamburguer, salsicha, macarrão com queijo. Aproveitava então para caprichar no alface e tomate, que Luísa não dispensou nenhum dia.
A comida tem um tempero sem graça light. Gostosa, mas sem muito tempero, o que é bom para as crianças. Não pesa, não incha.
No jantar, já cansada e com muito sono, Luísa mal comia e já dormia. Ali mesmo. Sentadinha na cadeira. Colocávamos a cabeça para um colo e os pés para o outro e pronto: acordava só na hora do show.
Em um navio grande, existem dois turnos de jantar: um às 19:45 e outro às 22h. Para quem tem crianças, o melhor é o primeiro turno.
Brinquedos e atividades infantis
São muitos!
Dois brinquedões, um de cada lado do navio, e ao centro, mais escorregadores, labirintos e uma piscina infantil. Tem também uma sala de jogos, um espaço kids lindo, todo equipado e monitores super dispostos a entreter os pequenos, das 9 da manhã à meia noite. Facilidade para os pais, pena que Luísa não ficou sozinha.

Segurança
Na minha opinião, pouquíssima.
Um navio não foi feito para crianças. Existem muitos pontos perigosos, tais como mezaninos e piscinas sem muita proteção, escadas íngremes e muita gente. As piscinas de adultos são fundas demais e àgua turva. Não possuem tela de proteção também, ou seja, criança pula ali, ninguém vê, blaublau.
Elevadores de espelho, mais escadarias e portas de cabines extremamente pesadas.

Desembarque
Nós, passageiros, tivemos que deixar as cabines muito antes do horário de desembarque. Sei que depende da inspeção da polícia federal, mas tomamos uma canseira. Fomos instruídos a aguardar no teatro a chamada das senhas, e enquanto isso, nada pra fazer. Acho que deveríam colocar pelo menos um filme no telão, ou algum palhaço para animar a espera. Sorte que uma criança resolveu subir no palco e testar o microfone, este ligado, e começar o espetáculo de criancices. O público todo participou. Foi engraçado demais, até que um italiano chato subiu e acabou com a graça do pequeno engraçadinho.

***
Luísa gostou muito do passeio.
Participou de toda programação (dos adultos), curtiu, dançou, dormiu na hora certa, comeu, enfim, fez valer a pena. Não nos deu trabalho algum. Claro que não fomos para a Disco e nem tomamos todas, mas porque isso é da gente mesmo.

Resumão
As conclusões aqui são super pessoais.
Fazer um cruzeiro é muito legal, tanto para casais como para famílias com filhos pequenos, tanto que já estamos programando uma outra viagem. À princípio sem a Lulú, mas essa idéia ainda pode mudar. Tenho certeza que passará pelas nossas cabeças que ela já estará grandinha e que talvez esteja mais independente e fique possa ficar sozinha nos espaços e programações reservados à ela. E que eu esteja um pouco menos neurótica. Não sei.
O que importa é cada família seguir seu instinto, suas vontades e seus limites. E entrar em sintonia.

5 comentários:

  1. Fer, adorei as dicas...
    Quem sabe final do ano fazemos um!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,
    adorei as dicas. Até fiquei animada para fazer um cruzeiro co as meninas. Mas me preocupo com a questão da segurança também. Já tem um cruzeiro espefícico para fazer com crianças com diversas atividades voltada para elas. Vi no blog a Ana, Mãe Mochileira.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal esta idéia de viajar e tirar férias de vez em quando.

    Meus pais, quando eu era pequena, todos os anos, tiravam 15 dias de férias pra eles e nós sempre ficávamos com parentes.

    Quando ficamos maiores, em algumas, eles nos levaram. E é o que pretendemos fazer com nossa Ju. Uma vez por ano, viajarmos nós dois e, quando ela for maiorzinha, ela vai com a gente.

    Minha amiga viajou pra Disne agora, ela 3º vez com o marido e levou o filho de 3 anos.... Acho que ele nem deve ter curtido nada e nem vai se lembrar muito das coisas quando for maior, das sensações.... Sei lá!

    A gente aprende vivendo, né?!

    ResponderExcluir
  4. PS.: Eu sei que a Lulu tem 03 anos também..... Não foi uma crítica, tá?!

    Uma cruzeiro é bem diferente de uma viagem paa os EUA........

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    passando aki pela primera vez, tava lendo um post anterior ser, sobre ser mae de menina,e me tocou profundamente, estou gravida de 5 meses. e achei q vinha um meninao, mas a US mostrou uma menina, fiquei feliz,mas chorei por nao ser o Isaac q eu tanto sonhei, e planejei, esta sendo dificil acostumar a ideia, e vou ter q me reprogramar, preciso q me de alguns conselhos, sei là, ainda me sinto mto estranha e me culpo por isso, pois durante 5 anos nao conseguia engravidar e agora q estou gravida, graças a Deus, sinto algo estranho sabe...

    ResponderExcluir