Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Mocinha nem pensar mesmo!!

Não serei muito técnica em falar sobre o PICO HORMONAL que Luísa teve. Acho mais "materno" falar do jeito mais simples possível - apesar de achar que a coisa é um pouco mais complicada. Ou não.
Nos exames de sangue feitos para medir os níveis dos hormônios luteinizante, folículo estimulante e estradiol, o estradiol estava aumentado, mas como os outros dois não o acompanharam, significou somente um pico hormonal.  Nada sério definitivamente. Luísa não está entrando na puberdade nem de longe, e nem vai tomar algum tipo de remédio para isso.
Os ultrassons que foram feitos deram todos normais. Estes exames serviram para detectar se houve alguma difunção supra renal. Se houvesse, isso sim poderia trazer vários distúrbios hormonais.
E o raio x das mãos, que serve para saber a idade óssea da pessoa, também deu normal. Lulú tem 3 anos, 5 meses e 12 dias, e o resultado foi aproximadamente 3 anos, 6 meses e 12 dias. Louco isso, né?
Vou lá não fazer o meu! Vai que dá uma idade superior a que tenho!
Portanto, Luísa está com seu desenvolvimento normal, e fim de papo. Daqui um ano repetiremos os exames, só para controle mesmo. O episódio foi mesmo só para poder dizer que minha filha fez sua estréia num ginecologista aos 3 anos e 5 meses.

Mas tudo isso é devido à alimentação. 
Estudos estão sendo feitos sobre a alimentação das crianças, e na minha opinião, o negócio é muito sério e complicado mesmo. Vou falar em relação às crianças ok?
A explicação da gineco:
- CARNE -
Os criadouros de gado e de frango dão hormônios para que os animaizinhos cresçam logo para atender à demanda. Luísa ama carne de qualquer espécie. E para onde vão esses hormônios? Para o organismo dela.
Os peixinhos são alimentados com rações com altas concentrações de hormônios, para que cresçam logo e sejam vendidos mais rapidamente. Luísa só come peixe na escola, porque aqui em casa, além de não gostar, eu também não faço força de aprender a fazer. Mas, enfim, para onde vão esses hormônios? Pro corpinho dela.
Crianças devem comer carne no máximo 3 vezes por semana, e as porções devem ser do tamanho da palma da mão delas. Não da mão das mães delas! Aliás, lá em casa, se deixar, Luísa come umas 3 mãos inteiras de uma vez!
- PLÁSTICOS -
Já sabemos que existe uma campanha forte nos Estados Unidos para acabar com os plásticos, embalagens plásticas e etc. Por causa do Bisfenol e do (nome do hormônio).
Quando aquecemos o leite das crianças no microondas, direto na mamadeira de plástico, ou, como no meu caso, no copo de plástico, estamos liberando estes hormônios. Pra onde eles vão?
Mas até aí tudo bem, é fácil. Basta jogar fora todos os potes e copos de plástico que temos em casa e trocar tudo por vidro. Mas o que fazemos com garrafinhas de água, que no transporte, são aquecidas pelo próprio sol? E os refrigerantes, que também são aquecidos naturalmente no transporte? Sim, Luísa toma refrigerantes. Aprendeu lá na Bahia, lembram? Após uma baita virose. Toma nos fins de semana, ou quando vai na casa da avó.
Como consolo, fui informada que não é a Fernanda que está fazendo tudo errado com a Luísa. É o mundo mesmo. São as facilidades que temos hoje.
Mas o que mais a médica frisou foi o fato de muitos pais deixarem que seus filhos ainda pequenos tomem decisões por si só, como escolher suas próprias roupas, os programas de TV, a comida do dia...dominarem a casa, tão mintendendo?
Falou sobre não incentivar a adultização das crianças antes do tempo. Isso, consequentemente e psicologicamente, causa uma antecipação de todo o desenvolvimento infantil.
Um exemplo, que me deixou arrepiada: a doutora contou que dia desses me aparece uma mãe, com a filha de 8 anos no consultório. A menina usava um sutiã, e apresentava dois seios bem desenvolvidos, coisa que nem a médica tinha visto antes. Percebendo que a mãe não havia tocado no assunto dos seios da menina, ela perguntou: "mas e essas mamas? Ela está na puberdade já, não?"
E a mãe disse  que não, que aquilo tratava-se de um sutiã com silicone, que a menina estava doente por ele, e que ela havia pago mais de 100 reais naquilo.
Agora me digam, vocês compraríam um sutíã desses, e mesmo se comprassem, deixaríam que sua filha de 8 anos saísse na rua com ele? Que vergonha! Que horror! Não admitiria nunca isso. Imaginem todo mundo olhando pros peitos da sua filha? Aff...
Uma coisa dessas realmente leva uma criança a ter uma puberdade precoce, e consequentemente uma gravidez precoce.
Disse também que hoje a média para que uma "mulher" comece a tomar anticoncepcional é 12 anos. 12 anos! Com essa demanda, é claro que os médicos devem receitar anticoncepcionais, mas as DST aumentaram 51% em crianças e adolescentes de 12 a 16 anos.
Agora, voltando pro meu lado aqui, é difícil uma mãe trabalhar fora e ainda ter tempo pra fazer sucos naturais todos os dias. Sinceramente - ou vergonhosamente - apelo pro Tang.
Procuro fazer tudo da maneira mais saudável possível: nuggets só assado e nunca frito, carnes e frango grelhados. E aproveito bem o fato da Luísa amar couve flor e brócolis cozidos só com sal (coisinha mais sem graça, né), vagem temperadinha com cebola, azeite e sal, tomate, alface...frutas em geral.
E quanto ao salto da Barbie que ela ama tanto - e que graças!! já não serve mais - à maquiagem que ela adora, às dúzias de bolsas  que ela tem, deixamos claro que tudo se trata de brincadeira. Nada é necessário agora. Claro que às vezes não tem jeito não deixá-la ir até o mercado com o maldito bendito salto. Claro que às vezes passamos um batozinho pra sair de casa. Mas nada é compromisso. Nada é obrigatório.
Quero fazer da minha filha, criança, pelo tempo certo.

6 comentários:

  1. Adorei o seu post. è da falta de pais assim conscientes do futuro dos filhos que o mundo precisa - escrevi sobre isso hoje mesmo :) estamos em sintonia :)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, que ótimo que não seja nada mais grave com a Lulu, fiquei muito preocupada, é um assunto muito sério, né, seu post ficou ótimo, muito esclarecedor.
    Eu estou tentando dar alimentos orgânicos pra Alice, frango eu encontro fácil, mas carne vermelha, não encontro de jeito nenhum :(
    E quanto aos plásticos, já devia ter sido proibido o uso de Bisfenol, pelo menos para os produtos infatis.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, que bom que não é uma puberdade antes da hora. Agora esse lance da alimentação e da adultização é complicado, né? Mesmo para que cuida, é consciente, atento. Tem coisas que nos escapam, como os hormônios das carnes. Ou a exposição aos desenhos e programas "infantis" nem tão infantis assim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótima notícia ela estar com seus 3 aninhos né? E vc falou muito bem a respeito de todo o resto ( adultização, hormônios que vão para algum lugar com certeza, e a atenção que devemos ter com tudo isso, apesar do mundo não prestar a mínima atenção!).
    Por essas e outras, tem selos para vc lá no blog Nanda!
    beijos
    Bia
    www.vidadamami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba, né. Essa coisa da alimentação é muuuito séria mesmo. Tenho mudado muito meus hábitos em casa.
    Ainda bem que os resultados não deram em nada. Mas esse seu post ficou muito bom, bem detalhado. Importante para outras mães ficarem atentas.
    PS. Em vez do Tang, se não tiver tempo de fazer um suco natural vc pode comprar aquela garrafona de suco de uva integral, sabe? Luísa fala que é o vinho dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. vc realmente gosta do que faz, amei sua postagem, tava esperando a respostas dos exames. obrigado

    ResponderExcluir