Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mããããe, a fulana falou que eu sou chata!

Luísa chega da escola cada dia com uma reclamação:
-"Mamãe, hoje a Gabi falou que eu sou chata!"
-"Mããããe, hoje a Isabela falou que minha trança é gorda!"
-"Ô mããããeeee, hoje a Pri falou que eu sou feia e que meu cabelo é feio!"
-"Mãnhêê, hoje a Manú falou que ela é dona da escola e que ela manda em tudo!"

Enfim...pra encurtar o assunto....não sei o que dizer!
Na verdade, verdade mesmo, a vontade é de falar "manda todo mundo cagá, filha!"...mas não dá.

Tenho dito que não é verdade, que ela é linda, que o cabelo dela é lindo, e que as crianças estão só brincando com ela, mas que ela deve contar para a tia, caso essa situação continue.
Disse também que ela pode sair de perto desses amiguinhos, quando eles começarem a falar coisas que ela não goste.
Mas acabou meu repertório.
Vou conversar com a coordenação hoje, pedir uma dica do que falar e pedir para que fiquem atentos à isso.
Não que eu ache isso fora do normal, mas não sei mesmo como agir.

7 comentários:

  1. Fale pra ela que ela é linda mesmo, e que esses amiguinhos estão só provocando ela, pra ver se ela fica nervosa!!! Que isso é inveja e que ela não deve ligar para o que eles falam!!!
    Imaginei como será quando a Babi começar a fazer esses tipos de queixas pra mim!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Putz, tb não sei o que dizer nessas horas! Bia ainda não chegou com nenhuma dessas pérolas aqui! Rs.

    ResponderExcluir
  3. Complicado, né?? Mas acho que está agindo corretamente, dê as armas para ela se defender..ensine se afastar do que não faz bem à ela. É assim como fazemos na vida depois de adultos. Todos podem ter sua opinião, mas a gente não precisa concordar ou aceitar, né?? Bjos!

    ResponderExcluir
  4. É complicado né? Realmente dá vontade de dizer para ela mandar todo mundo cagá, mas não dá né?

    Nem sei como te ajudar. Ingrid quando pequena disse que uma amiguinha disse que ela era feia, mas eu disse para ela não ligar pois ela é linda!!

    Mas aconselho a conversar com a escola mesmo, acho que é o melhor a se fazer

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  5. Fer...que dó...
    Difícil mesmo, mas acho que está certa, falar com a coordenadora pode te ajudar mesmo. Se não resolver procure uma psicóloga, na própria escola deve ter, assim pode te dar alguma ajuda pra resolver isso... afinal de contas, que mãe aceita esse tipo de coisa por muito tempo?!

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahah! Achei engraçado vc dizer que a vontade é de falar "manda todo mundo cagá, filha!" Hahahahah!

    Acho que nosso dever, como pais, é ensinar nossos filhos a terem a autoestima elevada. Mas para isso não basta enchê-los de elogios, porque eles vão acabar percebendo que elogio de pai e mãe é diferenciado.

    Vc pode ressaltar atitudes boas que ela tem em outros momentos, fora desses momentos de tensão (quando ela está reclamando do que as amiguinhas falam).

    Quando ela conseguir montar um quebra-cabeça, por exemplo, não diga apenas "-Você é muito esperta!", mas ressalte o caminho que ela conseguiu percorrer até chegar ao quebra-cabeça completo. Vc pode ressaltar o fato de ela ter começado a montar pelas bordas ou dizer que aquele quebra-cabeça é difícil de ser montado porque tem peças muito parecidas e só quem é muito observadora consegue encaixá-las; coisas assim...

    Com esse trabalho de formiguinha em paralelo, a autoestima dela vai se elevando, até que ela mesma conseguirá perceber que tem muitas outras qualidades e não precisa ligar para o que as outras pessoas falam dela.

    ResponderExcluir
  7. Mas e não dá mesmo vontade de fazer isso? hehehe...pena que a gente não pode ensinar eles a fazerem isso ainda! Mas chegará a hora!!!! hahahahahaaa.....As coisas que me preocupam são: como ensiná-la a se defender e a encarar essas coisas das amiguinhas, e também como tratar disso com ela em casa. Sei que é da fase, sei que não é nada grave, mas me preocupo, claro. Quero que tenha alguém lá orinetando a Luísa em como agir ou fugir ou até mesmo encarar essas picuínhas, né?

    ResponderExcluir