Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A meléca - parte III e a receita que deu certo

Só pra completar o post de ontem, havia me esquecido de contar que aí, de noite, dia desses, na nossa cama, Luísa começou a comer meléca. E eu, mais que empolgada de tanto sono - acreditem! eu me empolgo com sono - e DE SACO CHEIO de mandá-la parar de comer meléca, cansada de falar que iria nascer uma árvore de meléca na barriga dela, inventei de cantar a seguinte música:
"A Luísa come meléca-léca-léca!
Lulú come meléca-léca-léca...
Éca Luísa, éca Luísa, sai pra lá cuéssa meléca!!"

E ela chorou sentidamente.....

E pra finalizar este assunto - I  really hope so - um dia uma amiga me perguntou como é que eu sabia que a meléca era salgada! Ora bolas!! Acho que é porque eu já comi meléca também quando criança.
Talvez a meléca seja como a nossa primeira Caloi - a gente nunca esquece! Ou é o sutiã?? Eita, deu branco!

***********************
Aproveitando a onda de que alguns blogs vem atacando de Palmirinha à Ofélia (essa mulher está viva ainda?), vou colocar aqui uma receita que fiz em casa esta semana, de couve-flor gratinada (nada de novo, hein?) mas que a Lulú, o pai da Lulú e EU MESMA a-do-ra-mos!! E olha que sou péssima na cozinha! Mas juro que saiu tudibom e semana que vem tem mais.

Ingredientes:
1 couve-flor
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de chá de sal
Molho Branco
3 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino branca (usei a preta mesmo e deu certo)
Para gratinar
2 gemas
1 colher de parmesão ralado (confesso que usei bem mais que uma colher. Tipo: o saquinho inteiro de queijo).

Como fazer:
Limpe a couve-flor e separe os buquês. Ponha numa tigela, cubra com água e junte o vinagre. Deixe lá por 20 minutos - não sei porquê, mas faça isso. Depois lave e escorra. Ponha os buquês em uma panela, cubra com água, acrescente o sal e cozinhe por 10 minutos. Escorra, reserve e ponha num refratário.
Dica: na hora do cozimento, coloque uma colher de leite, para que a couve-flor não escureça e coloque também um pedaço de miolo de pão pra sair o cheiro da verdura em si.

Para o molho branco: numa panela, em fogo baixo, aqueça a manteiga e junte a farinha. Mexa bastante com a colher de pau até obter uma mistura homogênea e dourar ligeiramente. Junte o leite aos poucos, e vá mexendo. Acrescente o sal e a pimenta e vá mexendo até ferver e engrossar. Despeje sobre a couve-flor. Com um pincel, se tiver, coloque as gemas batidas e depois o queijo parmesão, e coloque para assar.
Fica suuuuuper gostoso!!!

Luísa comeu muito. E eu e papai, moderadamente (rá!).
*********************

Agora, se forem associar a meléca à couve-flor, é melhor deixarem pra lá a receita!
Deixa pra outro dia!!
Deixa passar!!
Mas pensando bem, tá tudo relacionado à culinária mesmo. à gastronomia....pelo menos na visão da minha filha!!

5 comentários:

  1. kkkkkkkk
    Essa receita é tudo de bom, adorei.
    Eu gosto muito de couve flor, mas o pessoal aqui de casa não, quem sabe assim eles comeem.

    beijus

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê,
    é uma brabeira essa mania de comer meleca.
    Eu lá em casa fiz a história da Ana Meleca que está aqui no youtube http://www.youtube.com/watch?v=p4h5uys4a84

    Aliás fiz várias histórias para essas fases que são muitas. É muito engraçado como as meninas se identificam na história e por mais bobeira que seja elas amam.

    Nas minhas histórias todas que fazem bobeira são filhas da Fausta Mãe Exausta e a Chris Mãe Feliz é mãe da Sofia Alegria e da Ana Bacana.
    Uma forma lúdica, divertida de lidar com a questão. Elas adora, se identificam, pedem para contar um zilhão de vezes e acabem melhorando na situação.


    Adorei a receita.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a musiquinha da meleca. Tadinha da Lulu... Mas vem cá, a cantoria deu certo? Ela desistiu de degustar o salgadinho nasal? hehehe...

    ResponderExcluir
  4. A música é ótima!!! Espero que dê resultado!
    Qto à receita, só posso dar minha opinião depois de prová-la. Então, me convida quando fizer de novo, rsrsrs.
    Bjscas,

    Bia

    ResponderExcluir
  5. Estou passando aqui para dizer que estou fazendo um sorteio de BOLO CENOGRAFICO infantil.

    Se puder passe por lá, vai ser um prazer ter sua companhia.



    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir