Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Filha única...mais um tempo pra pensar

É um dilema isso!
Ultimamente, vendo minha filha brincar sozinha e depender TANTO de mim e não ter primos da mesma idade, penso, penso e penso em ter um segundo filho. Mais por ela - Luísa - já que essa história de querer ter família grande, pra que minha velhice seja cheia de filhos unidos perto de mim, cuidando de mim e se dedicando à mim o tanto quanto eu me dediquei à eles, na minha visão e exemplo de família que tenho, não existe.
Vejo minha vozinha, a Bisa da Lulú. 84 anos, cheia de filhos e....uma dificuldade pra "quererem ela por perto". Nem vamos entrar em valores culturais e sentimentais, porque sei que cada família é uma, e isso não significa que é regra todo velhinho ficar abandonado, mas... E sei também que eu, como mãe, posso muito bem mudar este perfil com relação à MINHA FAMÍLIA, que é "Luísa e Lucas". Mas...

E também porque penso na personalidade da minha filha. No aprender a dividir as coisas, e em muitas outras que não me vem na cabeça agora. Penso, penso, penso!
Eu fui filha única até os 16 anos - como minha mãe diz. Depois, meu irmão nasceu! E como ela mesma diz: "Do mesmo pai"!

Não sou uma pessoa que AMA dividir minhas coisas com as outras, principalmente roupas, sapatos e LIVROS!! Detesto emprestar livros!! Eles nunca voltam pra mim!! Mas não me acho uma pessoa egoísta, mimada (oi?) quanto menos carente de irmãos da mesma idade. Apesar de não saber como é ter um irmão da mesma idade, sempre tive amiguinhas e nunca estive sozinha.

O site Guia do Bebê trouxe uma reportagem bem interessante e simples sobre o tema.
Resume-se que "“contrariamente à impressão de que os filhos primogênitos ou únicos tendem a ser diferentes dos demais, em um estudo feito pela Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, e publicado na revista Pediatrics não se detectaram diferenças entre filhos únicos, primogênitos e não primogênitos quanto ao relacionamento com os pais, presença de namorada e prática de esportes."


E mais:
"Não tenham medo de escolher a opção de ter só um filho. Bom exemplo e atitudes sem exageros garantem que o filho único tenha uma vida normal como qualquer outra criança. O excesso de mimo parte dos pais, avós e demais grandinhos. A criança é um reflexo disso."

Quem quiser ler a reportagem na íntegra, passa . Mas antes, participe do sorteio do Mãe da Lulú.

4 comentários:

  1. do mesmo pai é OTIMO!!!! adorei.....hahahhahahah..a Ju tb foi filha unica por 6 anos, cade a coragem pra arrumar outro? dai veio Lulu na surpresa e nossa vida ficou mUITO mais feliz!!!!!!! beijos

    lunaolargachupeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bacana vc abordar esse assunto Fe. Eu sou caçula de 4 irmãs, mas sou temporona, minha irmã mais nova é 10 anos mais velha que eu! Ou seja, não tive irmãos da mesma idade, fui quase filha única. Tinha um primo da mesma idade e esse sim era filho único, então acabamos crescendo como irmãos.
    Já eu quero sim mais filhos, ao menos mais um, justamente porque quero que Bento tenha dentro de casa um amigo e parceiro para brincadeiras e artes. Mas é uma opção de cada um.
    Não acho que filho único esteja fadado a ser mimado e egoísta. Vai muito da educação e ensinamento dos pais, do contato com outras crianças na escola, com primos e amigos.
    Então acho que vc está no caminho certo, analisando as possibilidades e o desejo (ou não) de aumentar a família!
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!!!

    Olha, antes de mais nada, obrigada pelo carinho lá no blog, viu?! Valeu mesmo!!!
    Sabe que o dia nem foi tãaaa ruim?!

    E olha só, eu sempre quis muuuito filhos, mas acho bacana pensar sobre o assunto e não acho que hoje os filhos únicos sejam tão egoístas... as mães "mudaram" e pensam diferente, agem diferente, e se sua decisão for ter só a Lulu, certamente irá educá-la de uma maneira legal, que ela saiba que não é a dona do mundo (isso eu ainda vejo por aqui sabe, e é tão ruim...), porque quem se machuca no final são eles mesmo, neh?
    Mas nem é por isso que eu quero mais, sabe, é só porque acho que nasci mesmo para ter vários filhos, família grande para aproveitar enquanrto somos novinhos mesmo, porque na velhice, ah, sei lá, vai demorar pra caramba neh!!!!

    Beijocas, Fê!!
    Mais uma vez, obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê.
    a Ana Luzia foi filha única por 6 anos. É uma decisão difícil. E quando eu engravidei da Sofia disse que ficaria grávida novamente durante a licemça maternidade. Queri ter 3 filhos e naão queria dar outra distância grande. Mas cadê coragem? Agora desisti do terceiro. mas fico meio frustrada. Bem que eu queria mais um.

    Muito bom você ter trazido esse tem.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir