Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Para gostar de ler


É de pequenininho que se aprende a gostar de ler. Foi isso que aprendi desde que engravidei.
E Luísa sempre foi muito bem motivada, graças à Deus, à mim, e aos livros que sempre compramos e ganhamos.
Seu primeiro livrinho - eu que comprei - é de texturas e mostra vários bichinhos com peninhas macias, pele enrugadinha, bem colorido. Muito legal pra estimular os sentidos dos bebês.

Depois ganhou da Tia Lene um livrinho de banho, que curtiu até mesmo fora dele, à seco. Adorava a joaninha, e seus bichinhos coloridos. Mordia o livro, dobrava ele no meio. Por ser de plástico não tinha problema algum.
Hoje tem muitos livros de histórias, tem clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Branca de Neve, Cinderela e adooora os livros brinquedo - e eu também sou louca por eles!

Uma coisa que aprendi também foi nunca separar os livros dos brinquedos. Sempre deixo-os na mesma prateleira baixa do quarto dela, pra que ela não os veja como LIVRO NÃO É BRINQUEDO, É COISA MUITO SÉRIA, QUE NÃO PODE AMAÇAR, NÃO PODE SUJAR. Acho que livro tem que ser lido, usado, amaçado sim, sujinho de mão de bolacha, né? Não pode ser colocado num ponto diferente de brinquedo, de diversão.

Acho que pra criança amar livros, o que precisamos fazer é ler sempre pra eles. E ler sempre na frente deles. E comprar livros apropriados pra idade deles, que sejam interessantes. É contar histórias mudando o tom de voz, incorporando personagens mesmo! É interagir, é gostar também. Aqui em casa compramos muitos livros. E pra ela compramos pelo menos um livro por mês. Tem promoções ótimas na internet.
Pra quem não sabe e não viu, a Revista Crescer deste mês publicou aqui a lista dos 30 melhores livros infantis do ano. Já comprei um da lista. Assim que chegar eu divulgo também.

Obs.: A primeira foto, em que a Lú está lendo uma apostila, foi na nossa primeira viagem com ela à Ubatuba. Parece que ela tá lendo mesmo né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário