Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Feliz Dia do Saci, adiantado

E fazendo parte das programações de Halloween de Sorocaba, adivinha quem estará na Biblioteca Municipal dia 30/11 às 16h?


                                                               Cia. Tempo de Brincar!

Apresentarão o espetáculo Cantos e Causos de Assombração.
Muito lindo e o esquema é o mesmo de sempre: convites antecipados podem ser adquiridos 1 hora antes gratuitamente no local.
Luísa já falou que desta vez vai levar o Saci.
**
**
Vocês conhecem a história do Saci?

"Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma só perna que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca.
De Norte a Sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele. No nordeste, de uma forma geral ele segue a representação antes descrita que é a mais conhecida atualmente e a mais popular.
No Sul e Sudeste há algumas variações. No Rio Grande do Sul, por exemplo, ele é retratado como um menino negro perneta de gorro vermelho que se diverte atormentando a vida dos caminhoneiros e aventureiros que gostam de viajar. Deixando-os areados ele os faz perder o destino. Ranços culturais europeus podem ter influenciado o Saci em Minas Gerais onde ganhou acessórios como: “um bastão, laço ou cinto, que usa como a “vara de condão” das fadas européias”. Já em São Paulo, apesar de manter essas mesmas características básicas ele possui um boné em lugar do gorro.

Os Sacis vivem setenta e sete anos e se originam do bambu. Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”. Quem é do interior ou já foi ao campo a passeio deve ter visto alguma vez, uma espécie de cogumelo que se forma nos troncos das árvores e que se parece com uma orelha. É isso que os matutos chamam de “orelha de pau”.

Algumas características são mais presentes e recorrentes nas descrições do Saci:
- é um ser que vive nas matas;
- é extremamente misterioso;
- é negro, pequeno e possui apenas uma perna;
- usa um capuz vermelho e um cachimbo;
- não possui pêlos no corpo;
- não possui órgãos para urinar ou defecar;
- só tem três dedos em cada mão;
- possui as mãos perfuradas;
- adora assoviar e ficar invisível;
- vive com os joelhos machucados, resultado das travessuras;
- tem o domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas, etc.;
- fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos;
- adora fazer travessuras;
- pode, em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas;
- gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos;
- pode ser malvado e perigoso;
- adora encantar as criancinhas faze-las perder-se na mata.

Entre todas essas características uma é unânime: sua personalidade travessa. Algumas pessoas acreditam que ele é mau. Outros dizem que ele é apenas um garoto traquino que adora fazer pequenas travessuras. Seja como for, diz a lenda que ele é muito peralta. Adora assustar os animais, prendê-los, criar situações embaraçosas para as pessoas, esconder objetos, derrubar e quebrar as coisas.
Diz a lenda que ele não é apenas um brincalhão ou um espírito mau. Tratar-se de um exímio conhecedor das propriedades medicinais das ervas e raízes da floresta. Se alguém precisa entrar na mata e pegar algo, portanto, tem que pedir autorização do Saci, pois entrando sem permissão cairá inevitavelmente em suas armadilhas.

Como escapar do Saci?
Algumas pessoas afirmam que o único meio de driblar o negrinho é espalhando cordas ou barbantes amarrados pelo caminho. Assim ele se ocuparia em desatar os nós, dando tempo da pessoa fugir de sua perseguição. O Saci também tem medo de córregos e riachos, por isso, atravessar um pode ser uma alternativa.
Mas o único meio de controlar um Saci, é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho.  Uma vez preso e sem o gorro que lhe dá poderes ele fará tudo que for mandado".
Fonte: http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/

Nenhum comentário:

Postar um comentário