Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

A culpa é da mãe?

Roubei esse título de hoje do blog Recanto das mães blogueiras, porque achei super apropriado para o que vou contar aqui.

Ontem a tarde vieram na agência um casal e seus dois filhos, idades entre 2 e 4 anos mais ou menos. Assim que a mãe entrou na agência, perguntou:
- "Pode fazer bagunça"? (oi?)
Não sei o que o atendente respondeu, mas deve ter sido algo do tipo "imagina, senta, deixa as crianças brincarem. posso ajudar?"

Pausa pra comentar: como é que uma mãe chega em um lugar perguntando se pode fazer bagunça! Como assim, meudeusdocéu?? Alguém me explica?

Casal sentou pra ser atendido, as crianças logo correram para a salinha de espera que temos aqui - no mesmo ambiente - com sofá, mesinha infantil e algumas revistas de  viagens.

 Segunda pausa: será que meu chefe deveria colocar um espaço kids no espaço mini que temos pra trabalhar?

Começou a loucura. Os dois gritaram o tempo todo, tiraram as almofadas de cima do sofá e colocaram no chão, fizeram cabaninhas com elas, pegaram todos os panfletinhos e banners da sala e jogaram pra cima, e gritaram mais um pouco. Pegaram pacotinhos de açúcar, comeram e derrubaram no chão.

Terceira pausa: os pais nem se mexiam. Parece até que não eram filhos deles, gente!

Nessa mesma hora eu estava atendendo uma senhora de 82 anos, que me perguntou:
- "Fernanda, será que essa família está comprando um cruzeiro? Será que vão na mesma saída que eu"?
Ó o pânico da velhinha

É como sempre digo, só quem tem criança em casa sabe a dificuldade que é sair, ir ao banco, pagar contas e até mesmo fazer contas novas e ter que levá-los, sem ao menos uma pessoaa pra te ajudar.
Criança não tem paciência pra ficar sentada, ouvindo coisas que não lhe interessam. Ainda mais quando o lugar não tem atrativo algum pra ela. Ou tem, né? Vamos combinar que máquinas de café, açúcar pequenininho, bichinhos de pelúcia dos outros e revistas coloridas são ótimos atrativos.

Tenho ciência de que a Lulú não é um anjo e jogue a primeira pedra quem aqui nunca teve que sair correndo de algum lugar porque a cria estava dando vexame, enchendo o saco, fazendo bagunça ou se jogando no chão. Mas convenhamos: o casal não estava nem aí pras crianças! Deixaram que fizessem a bagunça toda, tendo que os funcionários da agência intervirem naquela "zoeira". Aí sim, depois da bronca, os pais ligaram o desconfiômetro e seguraram cada um uma criança nos braços. A gritaria continuou, mas a bagunça foi amenizada.
E então, de quem é a culpa?
Não dava pra resolver a viagem outro dia, com os filhos na escola?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É Fe, nesse caso, realmente a culpa é dos pais sim!
    Como você bem coloca, toda criança tem seus momentos de birra total, mas daí a nós deixarmos eles mandarem no pedaço, já é outra história.
    E a comçear pela pergunta imbecil ne, se podiam bagunçar!
    Esses dois não tem noção mesmo, rs.
    Vamos fazer de tudo pra nosas meninas não serem assim!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Logico que a culpa é dos pais. Sabe que tenho uma amiga que é assim. Ela sai com os dois filhos e os meninos podem tocar o terror na sua casa que ela nem se move. Adoro essa amiga e ela não faz por mal. Apenas acha que criança é assim mesmo. Já eu acho que é falta de respeito com o próximo e falta de limites com as crianças. Não acho que criança pode fazer o que quiser, nem dentro de casa e muito menos fora. Lógico que eles tentam, mas nós, pais, é que temos a obrigação de educa-los. Senão acham que podem tudo e daqui a pouco viram agressores de bullying na escola. Fico louca com gente assim, juro.
    Tá ótimo esse seu post.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que situação! Não tenho dúvidas de que a culpa é dos pais sim! Cadê os limites minha gente? Acima de tudo, é preciso educação e cabe aos pais dar o primeiro passo nesse sentido, afinal a educação começa em casa!

    Muito legal o post, viu?

    Bjos,

    Ivana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei boba com essa história... Os pais lavaram as mãos mesmo, hein? Será que desistiram de ser pais? Será que esqueceram que ELES são quem devem mostrar o limite pros filhos? Que eles deveriam que pessoas e ambientes devem ser respeitados? Que existe diferença entre brincar (e ser criança) e vandalizar? Será que eles esqueceram que estas crianças vão crescer????

    Meu Deus... me deixa triste isso, sabe? Por isso vejo tanto jovem hoje achando que pode tudo e que é melhor que os outros. Sem duvida, os valores e o respeito ensinado em casa tem a maior parcela no resultado final. Culpa dos pais sim!

    Bom... falei de mais... acho que fiquei indignada. E acho que também é o primeiro comentário que deixei aqui...

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu tenho tanto medo de criticar agora que "virei mãe"...
    Nesse caso, parece que os pais sao omissos, mas educar é tão difícil, morro de medo de criar um monstro.
    Meu bebê de 10 meses já faz birra e eu não sei bem como agir...

    ResponderExcluir
  7. Acho que a educação é papel dos pais e se as crianças são mal educadas, ou mal criadas, o nome mesmo já diz... a culpa é nossa sim.
    Educar é difícil, dá trabalho... por isso muitos pais se acomodam por trás da permissividade, dizendo que tudo é normal, que criança é assim mesmo... NÃO É NÃO!!!
    Existe criança educada e criança mal educada e isso é reflexo da criação que eles tiveram.
    Posso morder minha língua, mas acho que sou bem rigorosa nesse sentido.
    Detesto criança mal educada.
    E tenho dito!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. é, a culpa é dos pais. Tem que dar limites. sempre! Não existe coisa mais chata do que criança bagunceira, atrapalhando a vida dos outros...bjos
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  9. Lógico que os pais estão sendo permissivos demais. É responsabilidade deles impor limites e mostrar o que pode e o que não pode!!

    ResponderExcluir