Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ainda sobre o Dia das Crianças

"No meu tempo, o Dia da Crianças era mais legal!"
Foi isso que disse ao meu marido quando acordei hoje cedo.

Visão sentimentalista e também materialista (ok, assumo) que tenho, causada por uma infância mimada, por ter sido a única filha, única neta e única sobrinha por um tempo.

Seja pelo fato de que antigamente as opções de entretenimento para as crianças fora de casa não eram tão variadas e frequentes, a quantidade de restaurantes eram menores, as famílias moravam sempre perto (tá bom, tô viajando! Tô me referindo a época em que as famílias moravam todas em uma mesma "colônia") e eram bem mais unidas. Devia ser bem mais legal mesmo. Devia ter menos brigas, menos picuinhas.

Hoje, com a globalização, a internet, a facilidade que se tem pra viajar, enfim, toda modernidade que graças a Deus impera, e também com tantas opções de parques e atrações infantis, teatros, programações especiais para o Dia das Crianças, esse dia acabou virando um dia pra se curtir com o papai, a mamãe e os irmãos, e não mais com toda a família.

Acho que algumas coisas se perderam por aí e estão transformando as pessoas e suas famílias em seres mais práticos e mais frios. Quantas pessoas não têm mais contato, mais afinidade, mais carinho e até mais intimidade com outras que não são da família? Muitas!

Ano passado fiz uma festinha de Dia das Crianças, e chamei só a família. Foi super legal!
Todas as "meninas" - entenda-se tias, primas, vó, bisa - juntas e apertadas na sala pequenininha da casa da bisa, a Lulú se divertindo com a priminha Taís. Na mesa pipoca doce e salgada, torta, bolo de fubá, café e guaraná.

Este ano não chamei ninguém.
Não chamei porque a bisa tá doente, a vovó da Lulú não estaria em casa, e pra fazer a festinha em casa - no apartamento - ficaria triste porque a bisa não ia poder participar. Mas mesmo assim, eu e meus dois Lús almoçamos fora e quando chegamos, já tinha preparado os cupcakes, pipoca, balinhas e lanchinho. Decidimos que comemoraríamos só nós mesmo, e se alguém aparecesse por lá seria super bem vindo.
E como já comentei no outro post, recebemos uma amiga com o filho e minha prima que sempre está em casa. Luísa brincou horrores com o Pedro, fizeram a bagunça toda e eu nem liguei, porque era Dia das Crianças.

4 comentários:

  1. Verdade, Fe. Sinto falta da família por perto também, era tudo tão mais aconchegante né? Mas vc conseguiu fazer o dia das crianças da Lulu divertido viu! Com certeza ela adorou.
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! sabe que esse primeiro dia das crianças passou meio na loucura aqui em casa, por causa do retorno da viagem. Eu tinha esquecido, olha que feio... lendo seu post eu lembrei que era exatamente isso que a gente fazia na infância: reunia a primarada na casa da avó pra bagunçar, comer bolo, tomar coca (que era coisa de dia de festa) e jogar bola. Ano que vem vou me programar melhor e restaurar o propósito da data, que pode passar bem longe do mero abrir presentes. Ainda bem que a gente teve infância gostosa pra poder lembrar e repetir!

    ResponderExcluir
  3. Também sou mãe de uma Lulu! Estou te seguindo, pra não perder nada aqui! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que é mais importante disso tudo? Estar ao lado desta pimpolha linda que você tem.
    Beijocas e passa no meu blog, tá rolando duas promoções!
    http://cantinhodoreiarthur.blogspot.com

    ResponderExcluir