Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Música, cultura e festinha na escola




Sábado teve festinha julina na escola da Lú. Olha ela com a professora, Tia Luíja. Muita Pipoca, doce de abóbora, de leite, de amendoim, muito refrigerante e pouco suco.
Luísa tava gripada, nariz escorrendo feito bica, olhinhos lacrimejando e chorosa.
E quando a gente tá assim, um pouco mais de claridade que o normal já não nos faz bem. Imaginem um sol quente. Imaginem um espaço não coberto.
Mas mesmo assim ela dançou duas das três músicas que havia ensaiado para apresentar. Uma fofa.
Música número um:"...baile na roça, meu bem se dança assim, pego na cintura dela, e ela atarraca em mim..." Acho que é isso
Música número dois: "...Ei, psiu, beijo, me liga..."

E aí vim pensando o fim de semana todo, e conversando com família, amigos, e marido. Diante de tanta diversidade maravilhosa de músicas infantis, tantos artistas famosos se dedicando a esse público exigente e interessado, tanta cultura brasileira, instrumentos musicais variados que aguçam o interesse e o desenvolvimento da criança, POR QUE, uma escola de educação infantil deveria colocar músicas para adultos, com letras para adultos, numa festinha voltada ao público super infantil?

Músicas ambientes da festinha:

"...ciumenta, pára de ser tão ciumenta, desse jeito nenhum homem te aguenta..."
"...aí eu bebo Pacarái, bebo Pacarái..."


Claro que tava todo mundo dançando, pais e filhos, nós e a Luísa, mas péraí.

Acho sim que essas músicas são legais em determinados ambientes (Festa de peão, da uva), confesso que dou umas chacoalhadinhas quando escuto esse tipo de música (em Festas de peão, em festa da uva...). Não que eu goste, mas é que me embalo, e daí, normal. E acho sim que nossos filhos têm que ouvir o que a gente ouve, o que a gente gosta. Mas em uma escola?
E se nessa escola tiver pais evangélicos, que não aceitam esse tipo de música?
E se nessa escola tiver pais conservadores, sérios?

O que me impressiona é a falta de cultura, ou de estudo, ou de envolvimento, sei lá, de coordenadores pedagógicos, que não se prendem à esses valores tão simples e tão ricos.
Assistindo o dvd Pé com Pé do Palavra Cantada, você percebe a riqueza cultural e de infomação que o grupo oferece à criança. E à nós adultos também.
E esse é só um exemplo, porque são milhares de grupos musicais investindo no público infantil. Estão aí, fácil, pra todo mundo ver Grupo Pererê, Adriana Partimpim, Tempo de Brincar, e muitos outros.

E gente, tá aí uma coisa que eu preso muito: cada coisa em seu lugar.
Tudo tem sua hora, inclusive aprender.
Se minha filha vai gostar de MPB, rock, brega, sertanejo, hip hop, sei lá, não importa. Sei que hoje, o que oferecemos pra ela aqui em casa é muita coisa boa. E vamos fazer isso até onde pudermos, sempre que pudermos.

3 comentários:

  1. Super concordo com vc! Excelente post!!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo, nada a ver esse momento letra de música adulto para as festas infantis, acho que temos que fazer nossa parte sim e levar nossas percepções para começar a melhorar o mundinho que nos cerca pra isso ir aumentando e aos poucos a consciência coletiva tomar conta do mundo de verdade e melhorá-lo para as gerações futuras, dos nossos filhos por exemplo......bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Sou Renato Murakami, percussionista do Grupo Pererê e estou MUITO emocionado de sermos citados em um post de excelente qualidade!

    Muito Obrigado em nome de todos do Grupo Pererê!

    ResponderExcluir