Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O desmame


Queria falar sobre o desmame da Lulú, já que muita gente me pergunta.
Digo: foi fácil e rápido, e sem traumas também. Quer dizer, antes de tirá-la do peito EU é que estava ansiosa, com medo e manhosa. Sofria um pouco em pensar que não amamentaria mais, mas o motivo que me fez parar de amamentar foi ANSIEDADE. Isso mesmo!
Luísa já estava com 1 ano e seis meses, eu estava mudando de casa, pensando nos móveis, na decoração e o diabo. Aí pra ajudar, a Lú não podia me ver que queria me "chupetar". Porque nessa fase eles criam uma certa semvergonhice e querer mesmo ficar mastigando a gente e só!
E quando decidi que iria parar, meu pediatra sugeriu o seguinte: "tire uma segunda lua-de-mel, deixe a Lú com seus pais uma semana e pronto. Ela não vai mais querer saber de mamar." AAAAAAAAAAAAAAAAAah táh que tenho esse sangue de barata mole! Mas aí, esse mesmo pediatra me disse: "tem também ruibarbo (acho que é assim que escreve) que as mães passam nos seios e de tão amargo que é, a criança não quer saber mais.. Mas se alguém perguntar quem te receitou isso, não diga que foi eu!". E deu o sorrisinho discreto e cético como sempre.
Então fui até o mercado e pedi pelo tal de ruibarbo. A vendedora, mais experiente que eu talvez, me disse: "não leve ruibarbo, porque tem criança que gosta. Leve ABORRECIDA." Aborrecida é uma plantinha, que não causa efeitos colaterais, nada. Você mistura aquele pozinho preto num pouquinho de água e sapeca nos seios. Quando a criança coloca a boca lá - eu experimentei! É amargo demais! - não quer experimentar de novo.
E foi o que aconteceu com a Lulú.
Quando ela chegou da escola, deixei ela mamar pela última vez e foi dormir. Quando acordou, eu falei pra ela que o tetê tinha estragado, que ela não ia mais poder mamar. Mesmo assim ela quis. Colocou a boca no amargão, e ainda tentou o outro peito. Enrrugou toda a carinha e viu que realmente a coisa tinha estragado. Perguntei à ela se ela queria tetê no copo, ela disse que sim e pronto gente. NUNCA MAIS TENTOU MAMAR.
Na verdade ela quis mamar semanas atrás. Ai que dó. Ai que saudades.
Quando encontramos alguma mãe amamentando, ela sempre me pergunta se a Lú não vai ficar com vontade, e eu sempre digo: "Ela não, mas eu mooooooorro de saudades dessa fase".

48 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Vi seu blog no Sim! Mulher e vim fazer uma visitinha, pois o post Desmame me chamou atenção.Tô lendo tudo a que se refere ao assunto.Decidir desmamar a minha filha porque acho que tá atrapalhando a sono dela.Ela acorda muitas vezes na noite para ficar chupetando meu peito e isso já virou um hábito.
    beijo e vou te seguir,ok?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Muito fofo este seu post! A Clara mamou até 1 ano e pouquinho e na verdade, eu é que já estava cansada, pq que nem a mãe anterior, ela acordava muito de noite! Tive uma semana de trabalho fora do país e foi a "desculpa" que usei...até que ela nem insistiu muito não, aceitou numa boa. Então no final, não foi traumático para nenhuma das duas. E não posso dizer que sinto tanta saudade assim, pois como disse, no final, eu já estava bem cansada...
    Mas entendo perfeitamente outras versões, a sua, por exemplo, que achei linda!
    Bjs, Sut-Mie

    ResponderExcluir
  3. A Tainá esta com 1 ano e dois meses, já come e fala de tudo, rsrsr... eu voltei a trabalhar quando ela esta com 3 meses e dez dias. Mas a noite quando eu chego do trabalho esla só pensa em mamar, amanhã vou começar a passar esta "aborrecida"... estou com o coração partido mas nesta história de não ter coragem já emagreci 11 kilos e estou me sentindo um trapo!

    ResponderExcluir
  4. Preciso desmamar meu filho ele fara 1 ano 10 meses dentro de poucos dias, ele come de tudo mas não pegou mamadeira, vou tentar ruibarco ou aborrecida, estou decidida será amanhã, embora meu coração esteja partido, ja não tenho mais tanto leite.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ MENINAS, ESTOU DESSESPERADA MINHA FILHA ESTÁ COM 2 ANOS E NAO CONSIGO QUE ELA DESMAME PRECISO FAZER UMA CIRURGIA DE MAMA E PRECISO QUE ELA PARE DE MAMAR POR FAVOR ME AJUDEM NÃO CONSIGO AQUI EM CURITIBA ESSA ABORRECIDA ALGUEM SABE AONDE COMPRAR DEPOSITO O DINHEIRO E O VALOR DO FRETE PQ AQUI NINGUEM CONHECE SERÁ QQUE TEM OUTRO NOME...Obrigada Si Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Si! Posso comprar pra você, se quiser!
      Me manda um e-mail ok? fpiovezani@yahoo.com.br
      beijos

      Excluir
    2. Oie comprei ruibarbo e passei ... E está dando resultado é um pozinho q mestura com um pouquinho de água, meu pequeno está com 2 anos e 5 meses naum mamava de dia ,mas naum dormia direito . sou de Curitiba bjus e boa sorte

      Excluir
  6. ola,fernanda ,muito legal esse seu post,minha filha se chama anna isabelle, ela tem 1 ano e seis meses o negocio dela e so mama,manha atarde enoite,e de madrugada ela nao dorme e nem deixa ninguem dormi a noita por causa do tete dela,estou decidida a tira-la do peito por que estou cursando efermagem anoite e presciso ir tranquila por ue fico nervosa no curso pensando como ela eta em casa com o pai ousentindo fakta do teteto dela,vo comprar essa aborrecida e finalmente adeus teteto.bjs.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 2 anos e 3 meses, mama para dormir e as vezes acorda uma vez de madrugada, sou autônoma até tenho tempo sabe mas esta na hora de desmamar, o problema é a dó quando ele pede tete e chora se não do corta o coração, não tenho coragem de passar nada no peito tenho medo de traumatiza-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. acabo de comprar esse tal de ruibarbo, meu piazinho esta com 1 ano e 11 meses e ainda mama no peito,o leite esta secando e ele puxa com muita força, sem contar q qdo ele quer o peito ele mete a mãozinha e puxa a teta pra fora,ja passei vergonha com isso rsrs. agora decidi vou passar o ruibarbo e seja o deus quizer. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, eu tb comprei o ruibarbo hj, estou com o coração na mão...acho q sofrendo mais que devia, ja dei a ultima mamada pra ele e disse agora não tem mais tete, acabou, estragou, até agora não me pediu, mas estou até vendo quando ele pedir novamente, depois conto como foi, bjs

      Excluir
  9. vou começar o desmame amanhã e estou lendo td sobre o assunto, achei muito interessante seu post, comprei o ruibarbo para passar, minha Rafaela está com 1a e 5m e foi o meu médico que pediu para desmama-la, mas estou em migalhas, já chorei o dia todo.............

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post... vou tentar. A minha filha tem um ano e quatro meses, e preciso parar porque estou grávida. Vamos ver se consigo, está sendo uma fase bem complicada e bem cansativa. =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarde. Adorei o post. Comprei hoje o ruibarbo...mas como devo preparar? Pois fervi pouca água, coloquei o ruibarbo passei na mama mas minha filha mamou e gostou. Estou tão decepcionada e ao mesmo tempo triste com esse momento difícil.
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde que vc comprou o ruibarbo,ja procurei e ainda nw achei pra comprar.
      caroline

      Excluir
  12. Não passe ruibarbo! Passe aborrecida!! quando fui comprar o ruibarbo, me disseram que algumas crianças gostavam mesmo. Então me indicaram a aborrecida, e que esta erva não tinha mesmo jeito: era pegar e largar! E com Luísa foi assim que aconteceu! Tente esta!

    ResponderExcluir
  13. Gente tenho um casal de gemeos eles estao com 2 anos e 6 meses. Estou querendo desmama-los pois ja estou ficando doida, pois eles querem ficar mamando o dia inteiro. Mas tenho medo de traumatizar eles. Ate passei o ruibarbo mas eles nem ligaram. agoara com essa dica verei se consigo.

    ResponderExcluir
  14. Olá..estou na mesma situação minha pequena tem 1 ano e 6 meses e n posso sentar que lá vem ela me fazer de "chutetas".. me falaram deste ruibarbo e estou louca para testa-lo, mas comecei chorar so de pensar que n vou ver mais aquele sorrisinho safadinho sugando o mama..rsrs estou super apegada à ela e ela à mim..obrigada pela diga e testarei esta semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá....Preciso muito achar está aborrecida, sou mãe da princesa Marcella de 1 ano e 8 meses, está bem dificil, mais preciso muito, onde consigo comprar? Já pesquisei e liguei em várias farmacias e dizem que não tem. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ola boa noite eu também estou passando o aborrecida e minha bebê esta com 1 ano e 3 meses e não quer nem saber do peito...Ela mama e faz careta da muita dó mas fazer o que é para o bem dela porque ela não comia nada só queria saber de mama a noite toda eu não dormia mais ....mais agora graças a Deus já faz 6 dias que ela esta sem mama ainda dá um pouquinho de trabalho mas acaba dormindo ..O aborrecida vcs encontram em farmácia de manipulação...bjssssss

    ResponderExcluir
  17. E bom tbm baboza eu passei e meu filho nunca mais quis mama.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Denise e tenho um filho de 1 ano e meio, estou com anemia e a pediatra dele e minha hematologista disseram pra eu desmamá-lo!!! Gostaria de saber onde encontro esse remédio "Aborrecida", seria em farmácia de manipulação, farmácia comum ou em lojas de produtos naturais?

    ResponderExcluir
  19. Boa terde! Estou querendo desmamar o meu pimpolho, só que não tenho coragem. Está me fazendo mal pois emagreci bastante e minhas roupas estão todas largas. Onde encontro esse Aborrecida aqui em Sorocaba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Mercado Municipal, lá no centro. Tem uma banca lá chamada Zé Franco. Beijos e boa sorte!

      Excluir
  20. Já tentei duas vezes com Alice ela tem 1 e 9 meses ta difícil chora de fazer escandalos, começou na creche segunda feira ela nem senta começa a chora eu tenho que fica com ela no colo ta em adaptação só deus to vendo que ela não vai ficar, hoje tentei tira o peito falei ta dodoi ela come de tudo toma suco vitamina não pegou mamadeira nem chupeta dos três filhos a mais velha que tem 12 anos não quis o peito Miguel de 7 anos Mamou ate 3 anos eu parecia um palito ele me sugava não aguento mais estou agoniada não durmo direito vou compra essa erva amanhã

    ResponderExcluir
  21. Ai gente estou sofrendo, minha filha yasmin esta com 2 anos e preciso tirar ela urgente do pepe, preciso fazer tratamento de uma bactéria no estomago e fazer uma cirurgia de pedra na visicula, e como ela ama o pepe, ante ontem coloquei esmalte vermelho num seio e disse que a boneca mordeu e tinha machucado, dai ela mamou o outro, ontem pintei os dois seios com esmalte e ela pedia pepe, dai eu mostrava ela falava não mamae, tentei fazer ela dormir e ela pedia o tempo todo, dai eu falava que tava dodoi eque nnão ia sair mais leite, dai ate que minha mae fez ela dormir, mas sabe acho que to sofrendo mais que ela, pois amo dar pepe, mas meu maior medo e que minha mae fala de ela desconfiar, ai meu Deus que medo, mas Deus ta no comando me ajudando que ela fique bem, minha filha ė minhan vida. Sera que ela vai parar mesmo com o esmalte tenho duvidas

    ResponderExcluir
  22. ola pessoal meu filho tem 1 ano e 3 meses, mama o tempo todo quando estou com ele pois trabalho fora, mas quando chega ele gruda no mamate dele, e a noite é a pior parte pois so dorme pendurado no mamate e acorda muitas vezes a noite para mamar, e oque mais me preocupa é que comigo ele nao pega mamadeira e nem come comida, ja com a minha mae que cuida dele para eu trabalhar ele mama a mamadeira bem pouco mais mama, estou um pouco apreensiva em tirar ele do mamate, tenho medo dele sofrer ficar doentinho, e tambem nao tenho muita ajuda do meu marido para fazer com que ele durma para não chegar perto do peito! que Deus me ajude nesse momento tao dificil para nos mamaes! beijos

    ResponderExcluir
  23. olá pessoal meu bebe tem 10 meses mas como estou com depressao vou ter q tirar ele do peito por conta dos remedios fortes me ajudem pois ele é viciado no peito

    ResponderExcluir
  24. olá pessoal meu bb tem 10 meses mas to com depressao e por conta dos remedios tenho q tirar ele do peito mas ta dificil ele so qr dormir no peito me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tem 1 ano e 11meses ,tirei ele durante o dia do peito faz um mês foi bem fácil,apertava o meu peito e mostrava a ele como ele é muito nojento e não gosta de leite aceitou pedia eu oferecia e apertava e ele não pedia mais foi assim uma semana,mas a noite e gruda de uma forma e não me deixa dormir e atrapalha soninho dele também!então como o noite ele me chama teta mama favoi mamãe vou por ruibarbo Deus ilumine que de certo faz 2 anos que não durmo uma noite inteira

    ResponderExcluir
  26. Minha filha tem 9 meses e meio e queria tira-la do peito pq acorda a noite inteira pra mamar e de dia nao me da sossego tbm querendo ficar no peito. Alguem sabe me dizer se posso usar essa planta com ela tendo essa idade

    ResponderExcluir
  27. Meu filho esta cm 1 ano e meio, ele mama o dia e a noite inteira,a dentista dele falo p mim q eu tinha q parar d dar mama anoit pq senao ele vai ter carie. Estou passando ruibarbo no peito,mas p mim esta sendo a pior coisa q ja fiz na vida. Eu amo amamentar por mim eu daria mama p ele até os 2 anos e meio ou mais. Estou cm o coracao partido tda vez q ele me ped mama e ele chora pq sent q esta ruim eu choro tbm. Estou sofrendo mto, axo q até mais q ele. Mas tenho q para d dar mama eh p o bem dele.

    ResponderExcluir
  28. Minha filha tem 1ano e dois meses, e ela mama ó dia todo a noite então pior. E a noite toda fazendo o peito de chupeta. A minha preocupação e porque ela não quer saber de comer, ela só que o peito. Preciso trabalhar mas não tenho como deixar ela. Por causa do peito, fora que ela não fica com ninguém só que eu. Nao dorme se não for no peito.por favor gente me dá algumas dicas pra eu conseguir tirar ela do peito

    ResponderExcluir
  29. andiroba com borra de café

    ResponderExcluir
  30. Oi aonde encontra essa aborrecida?

    ResponderExcluir
  31. Ola Pessoal ,
    Meu nome e Benedita e sou avo de lindo menino chamado Arthur , tambem estou a procura do ABORRECIDA para desmamar o meu neto, a "TINTURA DE RUIBARBO" não e para este fim o desmamar ela possui outras propriedades. Atenção vejam o link http://www.tuasaude.com/ruibarbo/, é importante que as Mamães de Plantão fiquem atentas .
    Para que serve o Ruibarbo veja:

    O ruibarbo serve para tratar problemas como prisão de ventre, amenorreia, coágulos no sangue, disenteria, diarreia, febre, feridas na boca, vermes, queimaduras, icterícia, menopausa e hemorroidas.
    Espero ter contribuido , abraços Bene

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde tenho um lindo bb de 1 e 6 meses e preciso tirar ele do mama pois ele n dorme bem nem come bem depois q eu chego em CSA eu trabalho o dia todo e quando chego nossa ele nao para de mamar já procurei em todos os lugar e não consigo achar a tintura de aborrecida alguém pode me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde tenho um lindo bb de 1 e 6 meses e preciso tirar ele do mama pois ele n dorme bem nem come bem depois q eu chego em CSA eu trabalho o dia todo e quando chego nossa ele nao para de mamar já procurei em todos os lugar e não consigo achar a tintura de aborrecida alguém pode me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  34. Aonde eu acho esse aborrecida

    ResponderExcluir
  35. Onde eu encontro essa aborrecida aqui no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  36. Olá. Bom dia. Amei seu post. Minha bebê tem 1 ano e 5 meses e passo pela mesma coisa. . hj mesmo vou atras dessa aborrecida, pq já passei limão, babosa, dipirona e nada! Ela n faz nem careta ... N dorme a noite direito. É a cada dois minutos pede pra mamar... Não consigo fazer nada quando chego do trabalho. Ela chora sem parar fazendo birra querendo o peito . Preciso urgente tirar ela do peito 🙁 estou só o pó.perdi o apetite pq até quando eu vou jantar ela chora até eu parar de comer para dar mamar p ela. Obg .

    ResponderExcluir
  37. Meu bb tem 1aninho e 4meses e uma luta principalmente pq minha teta virou chupeta
    Me recomendaram azeiva vou tentar

    ResponderExcluir
  38. E como passo essa aborrecida no peito

    ResponderExcluir
  39. Olá uma vez que usar aborrecida já é o suficiente?

    ResponderExcluir
  40. olá sou Michele!!!estou tentando tirar a Manuela e tbm me indicaram essa ABORRECIDA,ainda nãoa tinha visto esta materia dai fui no mercadão e lá no zé franco o rapaz falou q seria melhor q o Ruibarbo!!!trouxe 2 rsrsrs a minha duvida é q deixo pronto ou tenho q ta fazendo sempre?porq dai é mto complicado,tenho q ta correndo me escondendo pra molhar e passar e realmente sem querer passei na boca é Horrível!!!!ela esta relutante...não quer mamadeira copinho nd,aaaa e eles continuam mamando?porq ela ainda insite em mamar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá esse mercado municipal que vc fala é o de São Paulo?

      Excluir
  41. onde encontro o aborrecida ou o ruibarbo ? sou do rj

    ResponderExcluir
  42. Olá pessoal..... alguém usou rui barbo deu resultado? ???? Em quanto tempo ??

    ResponderExcluir