Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Você é o que come na embalagem que consome"


CAMPANHA CONTRA O BISFENOL A
EM PRODUTOS INFANTIS


- O BPA está presente no revestimento interno das latas e das tampas na forma de resina epóxi.

- É possível a transferência do químico da embalagem para os produtos.

- Em contato com o alimento, o BPA vai para o organismo e é confundido com o hormônio estrogênio. O bisfenol-A já foi associado a uma maior incidência de problemas cardíacos, diabetes, anormalidades no fígado e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos.

- Alguns estudos também provam que o bisfenol-A é responsável pelo crescimento de células cancerígenas, diminuição de esperma e micropenia.

- O BPA também é utilizado na produção de policarbonato presente em mamadeiras, garrafas de água, equipamentos eletrônicos, tubulação e como revestimento interno na forma de resina epóxi em enlatados. Depois de reconhecer a relevância de pesquisas recentes, que associaram o bisfenol A a problemas de saúde, A FDA e EFSA, agências reguladoras dos Estados Unidos e Europa, respectivamente, estão reavaliando suas posições em relação ao uso composto químico.
No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda considera seguro o consumo do BPA.

Dúvidas frequentes sobre o bisfenol A
Saiba o que é esse químico que afeta a nossa saúde e como evitá-lo


O bisfenol-A é um produto químico usado na fabricação de plásticos. O BPA também é utilizado no revestimento interno de quase todas as latas de alimentos e bebidas, inclusive em latas de fórmula para bebês.

Por que o bisfenol A é usado em recipientes de comidas e bebidas?
Porque ele é transparente, forte, leve e duradouro e torna o plástico mais resistente a rachaduras. O revestimento de BPA usado no interior de latas de comida e bebida evita que as latas enferrujem.

O contato com o bisfenol-A traz riscos à saúde?
Nos últimos 10 anos, estudos com animais realizados em laboratório sugeriram que quantidades mesmo muito pequenas de bisfenol-A podem ser prejudiciais para a saúde, afetando principalmente o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Quais são os possíveis perigos do bisfenol-A para a saúde?
Os perigos incluem alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiroide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). O bisfenol-A também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade e anormalidades no fígado. Pesquisas já associaram o químico a problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Como estamos expostos ao bisfenol A?
Bebês e crianças: há duas formas mais comuns de contato com o BPA:
1 – O BPA pode ser transmitido para criança através do consumo de alimentos ou bebidas acondicionadas em plástico, como mamadeiras, copinhos, pratinhos e talheres. É importante salientar que o aquecimento da mamadeira leva a um maior desprendimento do bisfenol-A, no entanto, em mamadeiras de plástico a migração vai acontecer independe dela ser aquecida ou não.

2. O BPA também pode migrar de latas, como as de leite em pó, e assim ser ingerido pela criança. É cientificamente comprovado que o bisfenol-A passa pela placenta e a contaminação do feto ocorre sempre que a mãe ingerir um produto que esteve em contato com o químico.

Adultos: Pela ingestão de alimentos ou bebidas provenientes de latas, recipientes plásticos usados para guardar alimentos na geladeira, garrafas (squeezes) e garrafões.

Como evitar o contato com o bisfenol A?
- Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.
- Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.
- Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.

Como proteger o meu bebê do bisfenol A?
- Evite ingerir bisfenol-A se estiver grávida ou em fase de amamentação;
- Dê leite materno.

Um comentário:

  1. Oie, tudo bem? Vi que está me seguindo no twitter. Adoro seu blog, sempre passo por aqui. Vou te linkar no meu pra não perder de vista.

    beijo-beijo

    ResponderExcluir