Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dúvida de Verdade

Meninas, amigas, blogueiras, família e mamães de plantão, preciso muito da opinião sincera de vocês.

O que vocês acham de uma escola de educação infantil ensinar para os seus aluninhos (idades 2 a 3 anos) que, quando um amiguinho vier bater ou morder, você empurra ele! ??
É sério que preciso de comentários!!
Tenho uma opinião: violência gera violência, e empurrar, pra mim, é uma violência.
Mas ouvi também que o empurrão, neste caso, é uma forma de defesa. E eu JURO, que não quero ser injusta, então eu quero saber de todo mundo que me lê, o que vocês acham do empurrão como forma de defesa de uma criança de 3 anos ??
Pra quem não sabe deixar comentário, logo abaixo do texto tem o link de comentário.
Clica lá, escreve, e pra enviar pode selecionar no comentar como, anônimo, mas deixa seu nome embaixo do seu comentário pra eu saber quem é ok?? E envia. É fácil.
Obrigadíssima.
Obs.: Cris, mamãe do Conrado, deixa lá seu comnetário também tá? É super válido !! Afinal de contas, foi você quem me deixou na dúvida.

6 comentários:

  1. Minha linda não é empurrar exatamente, minha pequena já está na escolinha a um ano e meio e presenciei a sena. Um dia levei ela na escolinha e entrei junto e ela logo foi recebida por uma amiguinha que deu-lhe um tapão ai ela revidou com um empurrão ( que pra eles é bem leve, diga-se de passagem), e disse pra amiguinha: _ não é pra bater na M.C.! Eu perguntei pra tia como elas lidam com isso. Bom crianças brigam o tempo todo ai o que bate tem que ser impedido pelo que apanhou, então o que apanhou revida com um empurrão para que o que bateu não repita novamente o gesto. É estranho mas é uma maneira deles se defenderem. Parece loucura mas se vc presenciar a cena irá entender. Uma abraço Patricia.

    ResponderExcluir
  2. Pode parecer polêmico, mas eu não vejo problemas também. Acho que faz parte do aprendizado a criança aprender a se defender. É claro que a escola não vai permitir que as crianças se estapeiem, mas um empurrão é apenas um chega para lá. Já vi isso acontecer na escola da Laura, um amiguinho a empurrou, ela empurrou de volta e disse: "Não gostei!". a professora olhou para os dois e disse: agora chega! e eles voltaram a brincar... Para mim é natural e faz parte do desenvolvimento deles

    ResponderExcluir
  3. Querida, em várias reuniões da escola da Gi a diretora e professoras já falaram que elas incentivam as crianças a se defenderem colocando a mão na frente do corpo e dizendo pro amigo que não pode bater. Uma vez um amiguinho da escola foi abraçar a Gi, mas como ela é toda desconfiada já foi logo colocando a mãozinha na frente do corpo pra se defender. Tenho acompanhado suas dúvidas em relação a escola e já li coisas que tb discordo na conduta deles, mas essa eu acho que é normal...rs.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nan...
    eu nao acho que seja uma forma de violência.... sinceramente prefiro que ensinem meu filho a se defender de alguma forma do que ele virar saco de pncada ou até mesmo comece a revidar os tapas que ele leva, pq isso sim é a violencia que gera violencia....
    eu não acho que a escola esteja errada sinceramente.... pelo contrario.... eu nunca soube de que forma eu poderia ensinar meu filho a se defender sem revidar... e o empurrao é uma otima maneira... pois ele nao aprende a empurrar td mundo e sim a empurrar quem estiver chegando rpa bater nele, a real intençao dessa lição é não deixar a criança nem chegar a bater ...

    ResponderExcluir
  5. ps.: pare de criar polemica com coisa boba nanda... vc esta vendo com os depoimentos acima que é uma coisa ais que natural ensinarem na escolinha a criança a se defender...sou totalmente a favor do conrado empurrar qdo o amiguinho chega p bater nele.... prefiro que ele empurre do que revide com outro tapa e vire uma guerra

    ResponderExcluir
  6. Querida, também acho bem normal. Meu filho é menino, e teve a fase (ainda tem) de bater no amigo, e eu suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper trabalho diariamente isso nele mostrando que não é legal, que é feio, que quem bate não tem amigo... essas coisas, tem funcionado, mas um dia vi uma criança vindo pra cima dele e ele empurrou... não recriminei ele porque acho que ele tem que se defender mesmo, então acho que estão ensinando defesa, claro que se o as crianças começarem a se bater as tias vão parar imediatamente, mas como elas não estão grudadas o tempo todo neles, e eles estão aprendendo, crescendo e se desenvolvendo, acho que faz parte do desenvolvimento sim, e acho positivo. Pior as crianças que sofrem agressão e se acuam... melhor saber colocar limites na vida e nos amiguinhos. beijos!

    ResponderExcluir