Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Que bagunça é essa?

Desde que a Luísa nasceu, fui sempre organizada. Deixava tudo arrumadinho, roupas, brinquedos, móveis e livros. Enquanto brincava com uma coisa, eu já guardava a outra anterior e preparava o brinquedo seguinte, sempre colocando o outro de volta no lugar.
Aí nos mudamos pro apartamento, e as coisas continuaram do mesmo jeito, ou melhor, pioraram. Luísa tirava do lugar, eu ia lá e arrumava.
Vale saber que nunca tive uma empregada diarista, então a arrumação de toda bagunça e sujeira sempre foi por minha conta, e para não deixar acumular, eu sempre ia arrumando.
Mas quando visitamos a Dra. Elaine Marasca, médica pneumologista, antroposófica, mestre em Educação, ela me alertou para o fato de que "CRIANÇA PRECISA DE BAGUNÇA, DE BRINQUEDOS ESPALHADOS NO CHÃO, PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE." Foi aí que me dei conta mesmo disso. Pelo fato dos brinquedos da Lú viverem no lugar certo, tudo arrumadinho, ela deixava de brincar com muitos deles, o que me fez pensar várias vezes se já não estava na hora de me desfazer de alguns, passar para outras crianças.
Mas não. Mudamos a filosofia aqui em casa - na verdade eu mudei, pois meu marido sempre foi desencanado pra arrumação, nunca se importou se a almofada estava em cima ou embaixo do sofá, ou se o tapete da sala estava no avesso, ou se o quadro estava de ponta cabeça (rs).

Hoje deixo a Lú fazer a bagunça toda que quiser.
Tem dias que tem brinquedo espalhado no quarto, na sala de jantar, no meu quarto, na sala de TV, na escada...e papai e mamãe temos que tomar o maior cuidado pra não pisar neles e cair. Se chega visita inesperada, temos duas opções: corre-corre ou "deixa pra lá que eles são de casa".
Aí antes de dormir, todo mundo faz um mutirão de limpeza e organização e coloca tudo no lugar.

Então para as mamães que se estressam porque ficam o tempo todo "catando" coisas do chão, relaxem e aproveitem a bagunça também. Todo mundo que chegar na sua casa vai entender, ou terá que entender, ou fingirá que entende, que você tem criança em casa e que é impossível ficar tudo no lugar.
Deixem tudo pro final do dia, quando a criança já estiver dormindo, assim você garante a arrumação até o dia seguinte.
O que você pode fazer também é deixar um espaço pra que seu filho faça a bagunça que quiser SÓ ALI. Aqui em casa, por exemplo, não temos um só espaço, mas ALGUNS(rs).
O quarto dela é liberado, e a sala de TV também. E tem também um cantinho próximo ao nosso computador, onde ela tem uma mesa, cadeira, lápis de cor, giz de cera, papéis e um notebook do Mickey. E como já disse, no final da noite é só colocar tudo no seu lugar.

O excesso de organização faz mal para nós adultos.
Com o tratamento que começamos a fazer na Lú, ganhei o kit mãe, composto de dois vidrinhos com remédios para essa minha preocupação com arrumação. Após 3 meses de tratamento, hoje eu consigo sair de casa às vezes sem nem mesmo arrumar nossas camas. Ói que progresso !

Para quem quer saber mais sobre a Dra. Elaine Marasca, clique aqui. A clínica dela é liiinda !!

7 comentários:

  1. Fe, tambem acho super importante deixar a criança bagunçar a vontade, mas uma coisa que tambem acho importante é ensiná-la a arrumar a bagunça depois e não arrumarmos sempre pra elas. Mesmo em casa, que tenho babá, faço sempre a Luísa ajudar na arrumação da bagunça que ela faz. Aliás, sempre falo pra ela que a Vera é que a ajuda a arrumar a bagunça dela, e não ela que está ajudando.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que a "bagunça" ainda me incomoda e muito. Já melhorei! Hoje consigo ir dormir com uns livrinhos espalhados pela sala.rsrsrs
    Faço ela guardar pelo menos alguns brinquedos. Mas ultimamente está difícil. SOCORRO!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Que legal, eu também arrumo tudo, mas a sala de TV é liberada sempre, mas também gosto do esquema bagunçou arrumou, mas gostei do toque, ás vezes a gente precisa ouvir de alguém coisas que são importantes e uma atitude pode mudar uma situação, bem legal, adorei viu? bjs

    ResponderExcluir
  4. É isso o que eu faço: eu e o pai dela somos os ajudantes sim. Quem arruma é ela... Aliás, ontem até deu dó, pq depois do banho, ela que quis virar a água da bacia de banho dela, super pesada....disse a ela que podia deixar comigo...hahahhaa....ela é bagunceira e super organizada...espero que não seja neurótica como a mãe.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo toque, eu sempre fui beeeeeem desencanada com isso, mas agora tenho uma boa argumentação.
    Valeu !!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso me incomodava mto pq qualquer visita que chega dá de cara com minha sala e essa vivia bagunçada pq era onde Gi via seus DVDs e desenhos. Depois que colocamos o aparelho no quarto dela e um tapetão de EVA ela fica o tempo todo lá e a bagunça tá liberada. Mesmo assim tem sempre um ou outro brinquedo espalhado pela casa, o que eu acho super normal e nem ligo se chegar visita. Isso de ajudar na arrumação ainda não tentei, mas acho que tá na hora, né? rs
    Bjão.

    ResponderExcluir
  7. É diz a psicologia que isso é um treino pra alma se desprender das coisas materiais. Pareço doida né falando de psicologia é que em nutrição a gente tem um ano de psicologia pra entender os disturbios alimentares. É aqui em casa brinquedos espalhados pela casa não é bagunça são as coisinhas dela. Vai lá depois com tempo e olha meus arquivos de maio e encontrará um post que mostra o chiqueirão que fiz pra ela desde quando veio pra casa e é ai que ela brinca até hoje, lógico que a bagunça cresceu, mas é isso. Bjs

    ResponderExcluir